
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sport se enfrentam neste domingo, 1, às 16h, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de fazer um bom jogo na Vila Belmiro e ver a arbitragem anular um gol legítimo, que seria o da vitória, o Verdão volta para casa e tenta, mesmo com os reservas, vencer o seu compromisso para continuar subindo na classificação e ganhar um incentivo a mais para a partida de quinta-feira, diante do Palmeiras. Pela frente, terá um Sport que não vive bom momento e vem de três derrotas consecutivas. Por esse motivo, tenta reagir, deixar as últimas colocações e salvar a pele de Vágner Mancini
Marcelo Oliveira poupa seus titulares, mas não dispensa nova vitória no Couto Pereira
No último domingo, 24, o Coritiba foi até a Vila Belmiro ainda na empolgação da passagem para a final da Copa do Brasil e, do jeito que a torcida quer ver, jogou absolutamente de igual para igual com o badalado Santos, que havia sido eliminado da Copa Liberadores. Mesmo por duas vezes atrás do marcador, o Coritiba teve força, mas principalmente maturidade, para reagir e empatar o confronto sob a ótima atuação de Rafinha, que voltou a mostrar todas as características que o fizeram virar ídolo da torcida. No final, um erro grotesco da arbitragem impediu que o Alviverde saísse do litoral paulista com a vitória, visto que o auxiliar anulou o gol legítimo de Pereira já aos 43 minutos do segundo tempo. De qualquer maneira, a postura apresentada mostra que o Verdão pode jogar, fora ou dentro de casa, de maneira ofensiva e comprometida com os três pontos.
Ninguém consegue disfarçar a ansiedade no clube. À medida que o primeiro jogo da final da Copa do Brasil se aproxima, cresce a expectativa. Até mesmo a torcida, que se agiliza para lotar os 4000 lugares destinados a ela na Arena Barueri, não consegue "desligar" a chave da decisão. Entretanto, Marcelo Oliveira e os jogadores sabem que é fundamental colocar tudo isso de lado e focar em uma vitória diante do Sport Recife. Os três pontos diante do Leão pernambucano deixarão o Coritiba em situação bastante confortável na classificação e com a cabeça tranquila para focar na Copa do Brasil nas próximas duas semanas.
Por todos estes motivos, o time que estará em campo neste domingo será totalmente alternativo. Somente Sérgio Manoel, suspenso da primeira partida da final da Copa do Brasil, vai a campo e "representa" os jogadores considerados titulares. Victor Brasil, destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, será o goleiro. Jonas, Demerson, Luccas Claro e Chico completam a defesa. No meio, além de Sérgio Manoel, Tcheco e Lincoln estão confirmados. A última vaga deve ficar com o volante França. Entretanto, Marcelo Oliveira ainda estuda a opção de lançar Robinho e deixar a equipe um pouco mais ofensiva. Na frente, Anderson Aquino e Marcel terão a responsabilidade de balançar as redes adversárias.
Sport tenta vencer para espantar a má fase e aliviar a pressão sobre Vágner Mancini
De volta à série A do Campeonato Brasileiro, o Sport passa por um momento difícil na competição. Com apenas cinco pontos, a equipe pernambucana está no limite da zona do rebaixamento e vem de três derrotas consecutivas. O mau desempenho dos últimos jogos acabou irritando a diretoria do rubro-negro do Recife, que já é cobrada pela torcida para buscar reforços de qualidade. Toda essa atmosfera acaba pressionando o técnico Vágner Mancini, que já não se vê em situação tão confortável à frente do Sport e, caso não consiga um resultado positivo em Curitiba, verá a pressão aumentar ainda mais.
Para tentar interromper a sequência de insucessos, o treinador do time pernambucano promove algumas mudanças de ordem tática. Recuperado de lesão, Moacir reaparece na lateral-direita, fazendo com que Marquinhos Paraná retorne à sua posição de origem, no meio-campo. Na outra lateral, o jovem Reinaldo será mantido e promete incomodar Victor Brasil com suas cobranças de falta. No meio, a novidade é Marquinhos, que substitui Willians e terá liberdade total para encostar em Felipe Azevedo e Henrique no ataque, visto que Rivaldo e Tobi devem dar consistência no setor de marcação. Nas demais posições, Mancini repete o time que perdeu para o Inter, por 2x0, na Ilha do Retiro.
Panoramas da partida
Embora seja bastante complicado, o Coritiba precisa deixar de lado a decisão da Copa do Brasil e se concentrar exclusivamente em buscar um bom resultado diante do Sport, no Couto Pereira. A possibilidade de somar sete pontos em três rodadas com mais uma vitória e a chance de subir consideravelmente na classificação deverá ser o principal ponto motivador dos atletas Alviverdes neste domingo e, mesmo com jogadores que não vêm atuando consistentemente, o Coritiba, empurrado pela torcida, tem totais condições de bater o time pernambucano e conseguir o seu objetivo, que daria o combustível necessário para encarar o Palmeiras já neste meio de semana.
Ofensivamente, a equipe montada por Marcelo Oliveira terá características um pouco diferentes daquelas que vinham sendo apresentadas. Com Tcheco e Lincoln, além da experiência, o Coritiba ganha em qualidade no passe, mas perde em velocidade e movimentação. O único atleta que apresenta tais características na equipe principal é Anderson Aquino, que precisa voltar a mostrar o seu bom futebol e, acima de tudo, mostrar interesse em realizar um bom jogo, ajudando o Verdão. Outra grande arma do Alviverde na partida será a força na bola aérea. Com Jonas, Chico e Marcel na área do Sport e contando com a qualidade de Tcheco e Lincoln no levantamento, o Coritiba certamente irá incomodar a meta de Magrão.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá, em primeiro lugar, conter os avanços dos laterais do Sport. Atuando com três volantes, Vágner Mancini deve dar liberdade para que Moacir e Reinaldo cheguem ao fundo, levando perigo nestes tipos de jogada. Além deles, o Verdão deve conter as movimentações de Felipe Azevedo e Marquinhos, que tendem a se revezar na aproximação a Henrique, no comando de ataque. Caso a defensiva Coxa-Branca não tenha atenção, estes movimentos podem confundir os zagueiros. Por fim, é preciso cuidado especial com as chegadas-surpresa de Marquinhos Paraná, que apresenta bom poder de finalização na frente.
Apoio nas arquibancadas
Mesmo respirando a final da Copa do Brasil e vivendo a expectativa para que a hora do primeiro jogo da final chegue o mais rápido possível, certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória no Campeonato Brasileiro, melhorando a sua classificação. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória para dar o seu apoio aos jogadores. O Verdão precisa de sua energia para vencer mais este desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 7ª rodada
Coritiba x Sport
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 01/07/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Victor Brasil; Jonas, Luccas Claro, Demerson e Chico; França (Robinho), Sérgio Manoel, Tcheco e Lincoln; Anderson Aquino e Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Sport:
Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Rivaldo, Marquinhos Paraná e Marquinhos; Felipe Azevedo e Henrique.
Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP (FIFA)
Assistente 1: Vicente Romano Neto/SP (Asp. FIFA)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues Oliveira/SP
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)