
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, 21, às 20h30, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Após ter sorte e competência para segurar o Internacional, em Porto Alegre, no último final de semana, o Verdão agora volta para casa objetivando um novo triunfo, o que colocaria o Alviverde, definitivamente, na briga por uma das vagas para a próxima Taça Libertadores da América. Pela frente terá o Cruzeiro, que vive fase complicada no Brasileirão, sofre com os constantes desfalques e que ainda não venceu no 2° turno. Justamente por isso, o time celeste busca a recuperação para afastar as chances de rebaixamento
Empolgado, Verdão quer usar o fator campo para derrotar o Cruzeiro e aparecer no retrovisor do G-5
No último domingo, 18, o Verdão foi até Porto Alegre para desafiar o Internacional e, se não fez uma partida brilhante, teve muita competência na hora de se defender, contando com a sorte em alguns momentos. Após levar o gol logo com um minuto e meio de jogo, o time Coxa-Branca teve forças para buscar o empate no início do segundo tempo e se fechou no campo de defesa, controlando as jogadas do time gaúcho até Leandro Damião sofrer pênalti. Entretanto, Vanderlei fez mais uma defesa brilhante e garantiu o importante empate que, além de não permitir o distanciamento do Inter na classificação, reduziu em um ponto a diferença para o grupo dos times atualmente classificados para a Libertadores.
Agora, o Coritiba volta para o Alto da Glória e desafia o Cruzeiro para tentar vencer e se aproximar ainda mais deste grupo da frente. Em nenhum outro momento do campeonato o Verdão esteve tão perto de seu objetivo e, por isso, a partida diante do clube mineiro é tão importante. Uma vitória deixaria o Alviverde em posição tranquila para jogar diante de Ceará e Figueirense, longe do Couto e, além disso, traria um grande otimismo para a torcida. Por isso, os jogadores devem entrar no gramado ainda mais motivados, demonstrando muita raça e disposição para superar mais este obstáculo.
Em relação ao time, a baixa é Lucas Mendes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Afastado há um bom tempo da equipe principal, Eltinho recupera o seu lugar na esquerda. Na defesa, Jeci até treinou nesta terça-feira, 20, mas voltou a sentir sua lesão e está novamente vetado. Com isso, Luccas Claro permanece no setor e forma a zaga com Emerson. No meio, após ficar de fora do jogo de Porto Alegre fortemente gripado, Léo Gago está de volta e assume a vaga de Willian. Por fim, Tcheco sentiu dores no tornozelo ao final do jogo contra o Internacional, mas se recuperou e também vai para o jogo normalmente.
Em fase complicada, Cruzeiro busca a primeira vitória no returno para se reencontrar
Nos últimos anos, poucas foram as vezes que o Cruzeiro ocupou uma posição tão baixa na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro como acontece nesta temporada. Apenas na 14ª colocação, a equipe mineira vive momentos de crise e, sem vencer há cinco partidas, busca um triunfo para se encontrar novamente na competição. Apontada como uma das favoritas ao título, a equipe celeste se desmontou após a saída de Cuca. Joel Santana assumiu e, sem conseguir devolver o padrão de jogo à equipe, foi rapidamente dispensado. Agora, é Émerson Ávila que tenta recolocar a Raposa no caminho das vitórias.
Entretanto, o técnico mineiro tem que conviver, diariamente, com problemas. Já sem Thiago Ribeiro, Gil e Dudu, vendidos à Europa, Émerson Ávila não pode contar com Wellington Paulista, Vitor, Diego Renan e Naldo, lesionados, Charles e Roger, suspensos, e ainda com Gilberto que, com problemas particulares, foi afastado do grupo. As boas notícias para o jogo contra o Coritiba são os retornos de Leandro Guerreiro, Léo, Fabrício e Anselmo Ramon, que não participaram do empate por 0x0 com o América, na última rodada. No banco, quem chama a atenção é Keirrison, que busca retomar a sua carreira após passagem apagada no Santos.
Panoramas da partida
Para o Coritiba, a situação desta quarta-feira, 21, diante do Cruzeiro, é bem simples. A equipe necessita da vitória para manter vivo o sonho de se aproximar do G-5 e lutar, até o final da competição, por uma vaga na próxima Taça Libertadores. Em virtude disso, o jogo diante do clube mineiro deve ser encarado como uma verdadeira decisão, em que os erros devem ser reduzidos a zero e a postura da equipe, dentro de campo, deve ser condizente com o discurso fora dele. Ou seja, raça, disposição e vontade não poderão faltar em nenhum dos 90 minutos da partida.
Ofensivamente, novamente o Verdão deve concentrar as suas jogadas de ataque na dupla Rafinha e Marcos Aurélio, este último decisivo para que a equipe chegue ao gol de Fábio com ainda mais qualidade e com chances de produzir boas finalizações. Além deles, Tcheco deve dar o dinamismo necessário à equipe, soltando as bolas no meio-campo de maneira mais rápida para confundir a marcação dos três volantes cruzeirenses. Outra boa alternativa é apostar na força ofensiva de Eltinho, que precisa explorar o costado do improvisado Marquinhos Paraná e criar jogadas de linha de fundo para a conclusão de Bill, no comando de ataque.
Na parte defensiva, a grande preocupação Coxa-Branca deve ser mesmo com o argentino Walter Montillo, que possui técnica diferenciada e, mesmo neste momento complicado que vive a equipe celeste na temporada, vem se destacando com boas atuações. Além dele, é preciso controlar as chegadas de Fabrício ao campo de ataque, com seus potentes arremates a gol. A dupla de ataque, formada por Anselmo Ramon e Bobô também merece cuidados especiais, visto que se movimentam bastante, caindo, inclusive, pelos lados do gramado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um grande público para a partida desta quarta-feira, visto que está em jogo o futuro do Verdão no Campeonato Brasileiro. Uma vitória aproximaria o Coritiba do grupo dos times que se classificam para a próxima Libertadores e, por isso, a participação da torcida será fundamental. Cante e apoie durante os 90 minutos, os jogadores Alviverdes necessitam de sua energia para superar mais este obstáculo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 21/09/2011, quarta-feira
Horário: 20h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Cruzeiro:
Fábio; Marquinhos Paraná, Léo, Victorino e Gabriel Araújo; Leandro Guerreiro, Éverton, Fabrício e Walter Montillo; Anselmo Ramon e Bobô.
Técnico: Émerson Ávila
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Asp. FIFA)
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (Asp. FIFA)
Assistente 2: Cristhian Passos Sorence/GO
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)