
PRÉ-JOGO
Por Leonardo Ribas Lovo / COXAnautas
Para engrenar
Neste sábado, 2, o Coritiba pega o São Caetano no Estádio Couto Pereira, às 16h. A expectativa é de temperatura baixa na cidade, mas muito alta dentro de campo. Um grande e tradicional clube do futebol brasileiro se reencontra com um forte representante do interior de São Paulo. Contando com o apoio de sua incomparável torcida, o Coritiba tem tudo para conseguir a vitória diante do bom time azul, que teve destacado desempenho no Campeonato Paulista, obtendo o vice-campeonato.
Apostando em algumas mudanças na equipe, o treinador Guilherme Macuglia terá de enfrentar as ausências do zagueiro Henrique e do segundo-volante Túlio, ambos jogadores importantes para o esquema da equipe Alviverde. No lugar de Henrique, Macuglia deve escalar Dezinho; para o lugar de Tulio, Diogo deve ser o escolhido.
Já o bom zagueiro Felipe, oriundo do Coxa Jrs e que teve excelente estréia diante do Paulista, na abertura do campeonato, retorna à equipe no lugar de Jeci, lesionado. Na frente quem deve ganhar espaço é o centroavante Gustavo, vindo do Internacional/RS. Gustavo é conhecido pelo forte cabeceio, força física e boa presença de área. Anderson Gomes também disputa a posição, mas a tendência é que deva entrar na segunda etapa, dando mais velocidade ao time coritibano.
Pelos treinos da semana, o Coritiba deve ir a campo com: Edson Bastos; Ivo, Dezinho, Felipe e Fabinho; Rodrigo Mancha, Juninho, Pedro Ken e Diogo; Keirrison e Gustavo. Trata-se de uma equipe um pouco mais equilibrada do que a que vinha sendo mandada a campo por Macuglia, já que finalmente o Coritiba deverá atuar apenas com dois volantes, apesar de ambos terem características de primeiro-volante. Provavelmente Rodrigo Mancha terá de fazer a bola chegar aos meias ofensivos, já que Juninho não possui características de passe e condução de bola. Com a entrada de Diogo, contudo, a tendência é que a criação das jogadas e a velocidade no campo ofensivo melhorem, trazendo mais opções para o ataque alviverde.
A defesa do Coritiba é uma incógnita, já que Dezinho teve uma atuação ruim e outra razoável, nunca tendo atuado ao lado de Felipe. Apesar da falta de entrosamento, a expectativa é que a defensiva Coxa-Branca possa segurar o ataque paulista que deve contar com a presença do atacante Somália, uma das principais peças do Azulão.
No ataque, o fato de Gustavo entrar como referência na área será importante para que Keirrison possa jogar mais solto, atuando como gosta, com liberdade para criar e concluir jogadas. Preso à marcação dos zagueiros, tendo de fazer o pivô, Keirrison sofre pela falta de porte físico, o que leva a crer que sua atuação ao lado de um centroavante de área possa ajudar o esquema tático do Cori.
O adversário
A imprensa esportiva dá conta que o São Caetano poderá ter desfalques importantes, mas o Coritiba deve estar atento para eventuais surpresas do treinador adversário. Vindo de um frustrante empate por 0x0 em casa, o time paulista virá mordido para cima do Verdão, principalmente por se tratar de um confronto entre dois sérios candidatos ao ascenso.
Os atacantes Luiz Henrique e Dejair provavelmente não devem atuar, de modo que Marcelinho ocupará uma das posições de frente e Somália deve ser mantido no comando de ataque. O meia Douglas e o zagueiro Maurício também podem ser vetados pelo departamento médico.
Expectativa
Aliviado com a vitória sobre o Ituano na última rodada, Guilherme Macuglia sabe que se não bater o São Caetano neste sábado, no Couto Pereira, a pressão volta a pairar sobre sua cabeça.
Macuglia deu declarações na imprensa dizendo acreditar na força da torcida para levar o Coritiba a mais uma vitória, até por se tratar de um confronto direto e pela necessidade de tentar consolidar o time entre os melhores do campeonato.
Torcedor Coxa, vá ao Alto da Glória vestindo a camisa oficial do Coritiba ou roupas verdes!
Campeonato Brasileiro 2007 – Série B - 4ª rodada
Coritiba x São Caetano
Data: 02/06/2007, sábado
Horário: 16h
Local: Estádio Couto Pereira
Coritiba:
Edson Bastos; Ivo, Dezinho, Felipe e Fabinho; Rodrigo Mancha, Juninho, Pedro Ken e Diogo; Keirrison e Gustavo
Técnico: Guilherme Macuglia
São Caetano:
Luiz; Peter, Maurício, Kléber e Cláudio; Luiz Alberto, Glaydson, Douglas (Leandro Lima) e Gláucio; Marcelinho e Somália
Árbitro: João Fernando da Silva (SC)
Assistente 1: Angelo Rudimar Bechi (SC)
Assistente 2: Fernando Lopes (SC)
4º Árbitro: Antônio Valdir dos Santos (PR)
Observador: Dilon Waldrigues (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)