Pós-jogo
Por: Ricardo Honório
Jogando em Florianópolis, o Coritiba venceu o Avaí por 2x0, colocou fim ao jejum de três jogos sem vitória e, de quebra, reassumiu a liderança da Série B. O resultado veio em um momento importantíssimo da competição, dando ao time alviverde a chance de respirar mais aliviado antes de dois compromissos seguidos no Couto Pereira.
Os gols da partida foram marcados por Lucas Ronier e Bruno Melo.
Precisando da vitória para quebrar a sequência negativa e amenizar a pressão que rondava o Alto da Glória, o Coritiba controlou boa parte do primeiro tempo, mas voltou a apresentar dificuldades no último terço do campo. A falta de qualidade ofensiva, principalmente nas más atuações de Iury Castilho e Gustavo Coutinho, complicava o trabalho de Josué, que encontrava em Lucas Ronier a única válvula de escape para criar lances mais agudos.
O jogo seguia truncado até os 40 minutos, quando o Verdão conseguiu construir pelo lado. Josué acionou Zeca, que foi à linha de fundo, e após o rebote da zaga, Lucas Ronier bateu de primeira para abrir o placar. Festa da torcida coxa-branca que compareceu em bom número à Ressacada.
Na volta do intervalo, o Avaí tentou ser mais ofensivo, mas a defesa alviverde esteve firme para segurar as investidas. O Coritiba desperdiçava bons contra-ataques, sempre pecando no último passe, para desespero do torcedor. Iury e Coutinho, novamente, erravam praticamente tudo o que tentavam.
O técnico Mozart ainda levou um susto quando Lucas Ronier, destaque da partida, sentiu a parte posterior da coxa e deixou o gramado no segundo tempo. Mas a noite era mesmo do Verdão. Aos 35, Josué cobrou escanteio quase marcando olímpico, o goleiro rebateu, Nicolas Careca pegou o rebote e cruzou para Bruno Melo empurrar para as redes e decretar o 2x0.
Apesar das dificuldades ofensivas e do mau futebol de alguns jogadores, o Coritiba conquistou uma vitória maiúscula, daquelas que podem mudar o astral de um time na reta final. Com raça, superação e força coletiva, o Verdão volta para casa na liderança e encara dois jogos no Couto Pereira para tentar se firmar de vez no topo da tabela.
O próximo desafio será na sexta-feira (03/10), às 21h30, contra o Botafogo/SP.
FICHA TÉCNICA
Avai 0 x 2 Coritiba
Local: Estádio da Ressacada
Data:29/09/2025
Horário: 19h30
Transmissão: Disney +
Vem Coritiba: 18h30
Pós-Jogo COXAnautas: 21h50
Árbitro:Leo Simao Holanda (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CE)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Lucas Ronier (40 do 1t), Bruno Melo (35 do 2t)
Avaí: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG (Mário Sérgio); Lucas Eduardo (Jamerson), João Vitor e Marquinhos Gabriel; Thayllon (Léo Reis), Cléber e Emerson Ramon (Marcelo).
Técnico: Vinícius Bergantin
Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Wallisson (Filipe Machado), Seba Gómez (Vini Castilho) e Josué (Carlos de Pena); Lucas Ronier (Clayson), Gustavo Coutinho (Nicolas Careca) e Iury Castilho.
Técnico: Mozart
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)