
AVALIAÇÃO
A decisão equivocada do treinador interino do Coritiba, Junior Lopes, de escalar a defesa coritibana com Vagner, Egídio e Humberto na partida contra o Cruzeiro custou caro a ele e caríssimo ao Clube. Ele deverá perder o cargo em breve; e o Clube, além de perder três preciosos pontos, levou três gols, prejudicando ainda mais seu saldo.
A escalação de Vagner, Egídio e Humberto era um risco elevadíssimo. Tanto que a equipe do site, preocupada com o que iria acontecer na partida, havia alertado antes do jogo que a escalação estava equivocada em uma coluna e uma notícia de avaliação:
coluna.
notícia.
O ápice do erro estratégico de Junior foi caracterizado no intervalo da partida. Egídio, nitidamente fora de forma (e aparentemente desinteressado com a situação do Coritiba), deixou o campo para a entrada de Peruíbe, um valente jogador que merece mais atenção no Alto da Glória.
Aliás, esta foi a segunda substituição do volante Márcio Egídio em três partidas (o clássico AtleTiba e agora, nesta partida contra o Cruzeiro). Contra o Botafogo, o volante se arrastou em campo, mas ficou até o final, para azar do Cori.
Mais erros que precisam ser corrigidos
Assim com Egídio, a permanência de Vizzotto e Rubens Jr. neste momento junto com o elenco profissional do Alviverde é um erro crasso.
Se for necessário, que se use da punição como exemplo para os demais.
O Coritiba precisa agora, mais do que nunca, de atletas comprometidos integralmente com os interesses da Instituição. Atletas dentro e fora de campo.
É de se lamentar a situação que chegou o Departamento de Futebol profissional do Cori. Oscar Yamato e Sérgio Ramirez pecaram ou por omissão ou por conivência, ao permitir que um treinador interino assumisse a decisão de escalar errado o Coritiba num momento tão crítico da competição e ao permitir que estes atletas, que foram treinar em separado, voltassem ao grupo de jogadores poucos dias depois.
É chegada a hora de levar a campo aqueles, e tão somente eles, jogadores que realmente estejam se importando com a necessidade do Clube sair desta situação complicadíssima no Brasileirão.
É hora de vestir a camisa do Coritiba apenas os jogadores que estejam comprometidos com os interesses do Coritiba Foot Ball Club, abrindo mão, mesmo que temporariamente, de seus afazeres em horas de lazer.
"Antes perder os anéis do que os dedos".
É chegada a hora de rever alguns pontos no futebol do Alto da Glória. Antes que seja tarde demais.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)