
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 4, às 16h, no Maracanã, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de sofrer uma absurda derrota para o Avaí, dentro do Couto Pereira, o Coritiba agora tenta buscar fora os pontos que não conquistou em casa e precisa de um bom resultado para não ocupar um lugar entre os últimos desde já. Pela frente, terá um empolgado Fluminense, que vem de vitória diante de seu maior rival, Flamengo, e que, ao contrário do Verdão, busca um lugar no G4 do Brasileirão
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Avaí, no Couto Pereira, e, quando todos esperavam uma atuação parecida com aquela da vitória diante do Grêmio, eis que o Alviverde "brindou" a sua torcida com uma partida patética e perdeu da equipe catarinense pelo placar de 2x1. O show de horrores começou já nos primeiros segundos de jogo, após Leandro Almeida literalmente entregar o gol para o atacante do Avaí. Depois disso, o Verdão até acertou a trave de Vágner, mas a ridícula produção ofensiva não foi suficiente para empatar o jogo no primeiro tempo. Na segunda etapa, após Paulinho empatar o jogo no início, Rafhael Lucas perdeu preciosas chances até que Marquinhos Santos mexeu no time de maneira totalmente equivocada e enterrou as chances de vitória. Pior que isso, o Avaí chegou ao segundo gol e decretou uma inesperada derrota do Coritiba.
Assim, o que resta ao Coritiba agora é tentar recuperar os pontos perdidos. Para isso, o Verdão terá que apresentar uma postura totalmente diferente daquela demonstrada nos últimos jogos em que atuou longe do Couto Pereira. Ou seja, não há desculpa, é preciso (e necessário) pontuar. Em relação à equipe que encara o Fluminense, Marquinhos Santos não poderá contar com Rosinei, que novamente sentiu uma contusão e não atua. Por outro lado, o técnico Coxa-Branca pode comemorar as voltas de Luccas Claro e Thiago Galhardo. Assim, Welinton volta ao banco de reservas, enquanto que Galhardo ocupa normalmente a vaga deixada por Rosinei. Nas demais posições, a equipe será a mesma que perdeu para o Avaí na última rodada.
O adversário
O Fluminense vive um ano bastante conturbado. A equipe das Laranjeiras iniciou a temporada com Cristóvão Borges, que acumulou maus resultados no Campeonato Carioca e foi substituído por Ricardo Drubscky, que pouco tempo ficou à frente do Tricolor e deu lugar a Enderson Moreira, que chegou e conseguiu uma grande vitória no clássico diante do Flamengo, no último final de semana. Ou seja, finalmente o clima no Fluminense é leve e a onda é de otimismo. Em relação à equipe que encara o Coritiba, o desfalque é Giovanni, expulso na última rodada. Breno Lopes e Wellington Silva brigam pela vaga, com mais chances para o primeiro. No meio, Vinícius sente dores e pode ser vetado. Caso não atue, Marlone deve assumir o seu lugar. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu o Flamengo.
O jogo
Obviamente, a partida desta quinta-feira será muito difícil para o Coritiba, que enfrentará um adversário empolgado e disposto a emendar uma sequência de bons resultados para subir na tabela. Entretanto, o péssimo resultado do Coritiba diante do Avaí não permite que o time saia do Rio de Janeiro sem nenhum ponto na bagagem. Portanto, é preciso muita raça, determinação e coragem para que o time dê a volta por cima e finalmente consiga um bom resultado longe de seus domínios. Para isso, é preciso que o contra-ataque esteja afiado e a equipe (principalmente Rafhael Lucas) não perca as chances que criar.
Ofensivamente, a volta de Thiago Galhardo será muito importante para o Verdão, visto que ficou muito claro que, sozinho, Ruy não dá conta das funções de criação. Logo, a tendência é que o Coritiba tenha um pouco mais de facilidade e velocidade para criar as suas jogadas. Entretanto, é fundamental que Rafhael Lucas e Wellington Paulista estejam ligados na frente para aproveitarem as poucas oportunidades que devem surgir. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola aérea podem ser importantes armas Alviverdes no confronto. Não é permitido perder.
Na parte defensiva, sem dúvida alguma, a principal ameaça é Fred, que costuma sempre se dar muito bem diante do Coritiba. O centroavante possui muita presença de área, é um dos artilheiros do campeonato e deve ser muito vigiado. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve ficar muito atenta à rápida trinca de meias do Fluminense, formada por Wagner, Vinícius (ex-Coritiba) e Gerson. Todos costumam se movimentar muito e confundir as defesas adversárias. Por fim, o Coritiba deve controlar as subidas dos laterais e as chegadas surpresa de Jean, que arremata muito bem de fora da área.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do Maracanã para empurrar os jogadores rumo a um bom resultado no Rio de Janeiro. É preciso apagar a má atuação em casa e dar uma resposta à torcida. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da tão sonhada vitória fora de casa. Mais do que nunca, o Coritiba precisa reagir. A hora é agora.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 5ª Rodada
Fluminense x Coritiba
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 04/06/2015, quinta-feira
Horário: 16h
Fluminense:
Diego Cavalieri; Renato, Gum, Antônio Carlos e Breno Lopes (Wellington Silva); Edson, Jean, Wágner, Gerson e Vinícius (Marlone); Fred.
Técnico: Enderson Moreira
Coritiba:
Bruno; Norberto; Leandro Almeida, Luccas Claro e Ivan; Hélder, João Paulo, Thiago Galhardo e Ruy; Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira/MG
Assistente 1: Pablo Almeida da Costa/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Celso Luiz da Silva/MG
4º Árbitro: Grazianni Maciel Rocha/RJ
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)