
Ausências por lesões
Por: Ricardo Honório
O Náutico vem surpreendendo na Série B em 2021. Líder invicto da competição com 30 pontos e 71% de aproveitamento, o Timbu tem ainda a melhor campanha dentro de seus domínios e a melhor campanha fora de casa em aproveitamento de pontos.
O time pernambucano possui ainda o melhor ataque, ao lado do Guarani com 23 gols, e a segunda melhor defesa com 8 gols sofridos, ficando atrás apenas do Goiás, que sofreu 7 gols.
O grande destaque do Náutico vem sendo o meia Jean Carlos, que teve pífia passagem pelo Coritiba em 2018. Revelado pelo Marília, o jogador de 29 anos tem números excelentes nesta Série B. Atuando como titular em todos os 14 jogos do time pernambucano no campeonato, Jean Carlos já fez 7 gols e deu 4 assistências, participando diretamente de 47,8% dos gols marcados pelo time.
Outro destaque do time é o experiente atacante Kieza. Com 12 gols na temporada, o veterano atacante de 34 anos é o principal goleador do time em 2021.
Porém, o técnico Hélio dos Anjos que já tinha perdido o zagueiro Wágner Leonardo, que teve o seu retorno solicitado pelo Santos, e o atacante Erick, que foi negociado pelo Braga, de Portugal, com o Ceará, após o final de seu empréstimo com o Náutico, sofreu um duro golpe uma grave lesão sofrida por Kieza no último jogo da equipe, no empate em 1x1 contra o Brusque. Com uma lesão completa no tendão de Aquiles do pé direito, o atacante deve ficar entre 6 a 8 meses fora dos gramados, voltando a atuar somente em 2022.
E para completar, a bruxa andou solto pelos lados dos Aflitos na última partida. O meia Jean Carlos, com dores na virilha, ficará em torno de 10 dias longe do gramado e, assim como o atacante Kieza, desfalcarão o Timbu no importante duelo contra o Coritiba.
Apesar de estar cinco pontos a frente do próprio time alviverde, o Náutico tem um jogo a mais que o seu principal concorrente atual e uma derrota em Curitiba, somada a uma vitória do Coritiba contra o Brusque, em partida atrasada a ser disputada na próxima terça, poderá fazer a liderança da Série B mudar de mãos.
Sem seus dois principais destaques, o técnico Hélio dos Anjos deve promover a entrada do atacante paraguaio Guilhermo Paiva no lugar de Kieza, e na meia-cancha, no lugar de Jean Carlos, o técnico pode optar pelo meia Giovanny ou pelo atacante Iago Dias, ex-Coritiba, voltando a escalar uma trinca ofensiva.
Além de Jean Carlos e Iago Dias, o Náutico ainda tem em seu elenco o atacante Vinicius, que passou pelo Coritiba em 2016.
O provável time que enfrentará o Coritiba deverá ter: Alex Alves, Bryan, Camutanga, Carlão e Rafinha; Matheus Trindade, Marciel, Rhaldney e Giovanny (Iago Dias); Guilhermo Paiva e Vinícius.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)