
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Portuguesa se enfrentam nesta quarta-feira, 14, às 21h, no Couto Pereira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de fazer um jogo sofrível diante do Vasco e amargar a sua primeira derrota no Alto da Glória, desperdiçando a chance de voltar à liderança, o Verdão precisa dar uma resposta imediata e necessita dos três pontos para se manter entre os líderes. Do outro lado, uma Portuguesa que venceu o último jogo, vem se recuperando na tabela e quer somar pontos no Couto Pereira para deixar a zona do rebaixamento
Time precisa driblar os desfalques para retomar o caminho das vitórias
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Vasco, no Couto Pereira, e nem de longe lembrou o time que chegou à ponta da classificação. Jogando um péssimo futebol e bastante desorganizado no gramado, o time Alviverde voltou a levar um gol no início da partida, só que, desta vez, não teve forças nem para igualar o marcador. O time cruzmaltino, com sua equipe bastante limitada, porém aplicada dentro das quatro linhas, neutralizou as principais jogadas Alviverdes e contou com uma jornada bastante infeliz de praticamente todos os atletas do Coritiba para "roubar" três pontos e voltar ao Rio de Janeiro comemorando a aproximação do G4.
O resultado frustrou os mais de 19 mil Guerreiros Alviverdes que estiveram nas arquibancadas do Alto da Glória no Dia dos Pais. Uma vitória faria com que o Verdão retornasse à liderança do Brasileiro, visto que Cruzeiro e Botafogo tropeçaram na rodada, porém, a atuação esteve muito longe de ser considerada aceitável. Para um time que diz ter ambições de título, tropeços como esse não podem mais acontecer, principalmente em casa e diante de uma equipe fraca, como o Vasco. Entretanto, é preciso aprender com os erros, levantar a cabeça e encarar os desafios. A vitória diante da Portuguesa é primordial para a manutenção da equipe no G4 e o Verdão não poderá poupar esforços para atingir os três pontos.
Entretanto, Marquinhos Santos terá que superar os muitos desfalques para a partida. Willian, Geraldo e Alex saíram machucados do confronto e desfalcam a equipe por, no mínimo, 15 dias. O volante, inclusive, pode ser envolvido em uma negociação com o Grêmio e não vestir mais a camisa do Coritiba neste ano. Os três se juntam a Iberbia, Júnior Urso e Keirrison, que seguem em recuperação no DM, e a Lincoln, suspenso pelo terceiro amarelo. A notícia boa é o retorno de Robinho, que cumpriu suspensão e volta ao meio. Ele terá a companhia de Sérgio Manoel, Gil e, possivelmente, Zé Rafael. A grande novidade, porém, está no ataque. Marquinhos Santos treinou com Deivid e Bill (recuperado de lesão) e pode esboçar um esquema com dois atacantes de referência. Entretanto, Bottinelli corre por fora e pode aparecer no onze titular. A definição fica para minutos antes da bola rolar.
Lusa tenta somar pontos para sair da parte de baixo da tabela
A Portuguesa vem tendo um início bastante complicado neste Campeonato Brasileiro. Sempre colocada entre os times que lutam contra o rebaixamento, a Lusa conquistou, no último final de semana, diante do São Paulo, apenas a sua segunda vitória na competição. Apesar do bom resultado ter sido insuficiente para tirar o time rubro-verde da ZR, a equipe de Guto Ferreira mostra sinais de recuperação e vem evoluindo nas últimas partidas. Assim, os jogadores da Portuguesa esperam um bom resultado no Couto Pereira para seguirem olhando para frente e, quem sabe, afastar as preocupações com uma possível volta à Série B.
O treinador da Portuguesa terá dois desfalques para a montagem de sua equipe. O lateral-esquerdo Rogério recebeu o terceiro amarelo e está fora do jogo. Para o seu lugar, Guto Ferreira testou três opções. Jean Mota, Diego Augusto e Matheus brigam pela vaga, com mais chances para o primeiro. Além do problema na esquerda, outro jogador que está impossibilitado de atuar é o meia Souza, que sofreu uma forte pancada no jogo diante do São Paulo e foi vetado pelo DM. O argentino Marcelo Cañete que, por força contratual, não atuou no último final de semana, retorna à equipe em seu lugar.
Panoramas da partida
O Coritiba precisa levar a partida diante da Portuguesa bastante a sério e fazer a lição de casa para voltar a vencer e não perder o seu lugar no G4. O time Alviverde deve, sobretudo, prestar mais atenção no início das partidas para evitar tomar gols bobos que podem afetar o desempenho da equipe no resto do jogo. Para isso, os jogadores precisam ter muita determinação, raça e bastante disposição nas divididas de bola. A equipe precisa estar bastante atenta e mostrar atitude para somar mais três importantíssimos pontos.
Ofensivamente, o Coritiba sentirá a falta de Alex e de Lincoln, visto que os experientes meias conferem qualidade no passe e cadenciam as jogadas de frente do Verdão. Por outro lado, a volta de Robinho dará mais posse de bola ao Coritiba e Zé Rafael deve impor mais velocidade ao meio-campo, principalmente pelas pontas do gramado. Na frente, Deivid e Bill (caso realmente atue desde o início) precisam se entender para não ocuparem os mesmos espaços e reduzirem as opções de ataque. Nas laterais, Victor Ferraz e Diogo Goiano precisam aparecer no ataque para darem mais opções na construção das jogadas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará prestar muita atenção na dupla de ataque da Lusa, formada por Gilberto e Diogo, especialmente este último que sempre encontra o seu bom futebol quando atua com a camisa da Portuguesa e fez dois gols na última rodada. Além deles, a defensiva Coxa-Branca precisa neutralizar as ações de Marcelo Cañete, no meio-campo, e controlar as descidas do lateral Luís Ricardo, que já foi pretendido por grandes equipes do futebol brasileiro. Por fim, é preciso prestar atenção nas jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Apesar de estar chateada com o resultado do último final de semana, a torcida Coxa-Branca certamente comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo à mais uma vitória na competição. Torcedor Coxa-Branca, enfrente o frio e vá até o Alto da Glória para ajudar o seu clube. O Verdão, novamente, necessita de sua energia e vibração para somar mais três pontos e permanecer no G4.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 14ª rodada
Coritiba x Portuguesa
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 14/08/2013, quarta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Sérgio Manoel, Gil, Robinho e Zé Rafael; Deivid e Bill (Darío Bottinelli).
Técnico: Marquinhos Santos
Portuguesa:
Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Jean Mota (Diego Augusto); Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés e Marcelo Cañete; Gilberto e Diogo.
Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação/BA
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ
Assistente 2: Edilson Frasão Pereira/TO
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)