
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Avaí se enfrentam neste domingo, 6, às 16h, na Ressacada, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de colher um péssimo resultado em casa diante do Sport em uma partida horrível tecnicamente, o Coritiba agora tem mais uma decisão pela frente e encara outro adversário direto na luta contra a Série B. Pela frente, um Avaí que caiu muito no campeonato e também precisa da vitória para tentar deixar as últimas colocações. Para isso, confia na volta de seu ídolo Marquinhos
O time
Na última quarta-feira, 2, o Coritiba recebeu o Sport, no Couto Pereira e, quando todos esperavam um time disposto a deixar tudo em campo para lutar pela fuga da Zona de Rebaixamento, o que se viu em campo foi uma equipe totalmente insossa e sem inspiração alguma, que passou 90 minutos sem criar uma única chance real de gol. Some-se a isso a péssima atuação do técnico Ney Franco à beira do gramado e o Verdão só não saiu do Couto Pereira com o resultado negativo graças à brilhante atuação de Wilson, que fez uma defesa espetacular já no final da partida. Com o resultado, o Alviverde permaneceu na 18ª colocação, mas agora está a dois pontos do Goiás, o 16º colocado.
Em relação à equipe que encara o Avaí, o técnico Ney Franco pode contar com algumas voltas importantes em sua equipe mas, por outro lado, precisa administrar problemas principalmente em seu setor de contenção no meio-campo. Na zaga, o jovem Walisson voltou a treinar e está confirmado ao lado de Juninho. Já no setor de criação, quem reaparece é Ruy, que não atuou diante do Sport por estar suspenso. Em contrapartida, o treinador Coxa-Branca não poderá contar com João Paulo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, Luís Cáceres sente dores e, apesar de ter viajado com a delegação, dificilmente reunirá condições de jogo. Assim, a tendência é que Misael e Alan Santos sejam os responsáveis pela marcação. Ícaro corre por fora. No restante, a equipe será a mesma que atuou na última rodada.
O adversário
Depois de começar o campeonato de maneira bastante regular, o Avaí despencou na tabela de classificação e já briga entre os últimos colocados para tentar evitar o retorno à Série B. Com exatamente a mesma pontuação do Coritiba, o time catarinense também mira uma vitória para tentar deixar a Zona do Rebaixamento. Para isso, a torcida do Leão confia no retorno do experiente meia Marquinhos. Afastado dos gramados há algum tempo, ele retorna na vaga de Romulo ou Anderson Lopes. Por outro lado, um desfalque confirmado é o do volante Adriano, suspenso pelo terceiro amarelo. Neste caso, a tendência é que Tinga ou Pablo apareçam no setor. No restante, a base da equipe deverá ser a mesma que perdeu por 3x0 para o Flamengo na última rodada.
O jogo
A partida diante do Avaí tem alguns contornos de decisão para o Coritiba, visto que ambas equipes estão com a mesma pontuação na tabela. O jogo deverá ser bastante nervoso e os dois times deverão se concentrar mais em não errar do que propriamente sair ao ataque em busca de gols. Cabe ao Coritiba saber explorar o fato do seu adversário jogar em casa e, pressionado pela sua torcida, se aventurar mais no campo ofensivo, abrindo espaços para contra-ataques. Assim, além de atenção, é preciso muita determinação, foco e vontade para voltar de Santa Catarina com os três pontos na bagagem.
Ofensivamente, o retorno de Ruy (que apesar da má fase ainda parece ser a opção mais razoável no meio-campo) deve fazer com que o Coritiba jogue com um pouco mais de velocidade, criando boas jogadas, principalmente de contra-ataque. Ele deverá ter a companhia de Lúcio Flávio, que precisará entrar em jogo para conduzir o Coritiba à frente. Na frente, Rafhael Lucas e Henrique Almeida devem aproveitar as chances que aparecerem para colocar o Coritiba à frente e aproximarem o Verdão da vitória. Por fim, é preciso aproveitar as chances de bola parada, um dos pontos mais fracos do Coritiba neste Brasileirão.
Na parte defensiva, o Verdão precisará controlar as investidas do atacante Léo Gamalho, recentemente contratado do Santa Cruz e que atravessa uma boa fase na equipe catarinense. Além dele, a defensiva Alviverde precisará ficar de olhos abertos em Marquinhos, que deverá ser os principal articulador da equipe na partida deste final de semana. Por fim, é fundamental que se preste muita atenção nas descidas dos laterais, Nino Paraíba e Romário, que apoiam muito o ataque, criando jogadas de linhas de fundo para a conclusão dos atacantes.
A torcida
Apesar de ser fora de casa, a torcida Alviverde deve aproveitar o feriado prolongado e comparecer em bom número à Ressacada para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória longe de casa neste Campeonato Brasileiro. De qualquer maneira, daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um fundamental resultado positivo.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 23ª Rodada
Avaí x Coritiba
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 06/09/2015, domingo
Horário: 16h
Avaí:
Vágner; Nino Paraíba, Antônio Carlos, Emerson e Romário; Eduardo Neto, Tinga (Pablo), Camacho e Marquinhos; Romulo (Anderson Lopes) e Léo Gamalho.
Técnico: Gilson Kleina
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; Misael (Luís Cáceres), Alan Santos, Lúcio Flávio e Ruy; Rafhael Lucas e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE (Especial)
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Marcione Mardônio da Silva Ribeiro/CE
4º Árbitro: Rodrigo D. Alonso Ferreira/SC
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)