
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba foi a Florianópolis para enfrentar o Figueirense, em jogo válido pela 17ª rodada da competição. O jogo foi realizado numa terça-feira à noite. O Coxa somava 19 pontos no campeonato, e ocupava a 17ª colocação, e vinha de vitória sobre o Vasco fora de casa (3x2) e empate em casa contra o Paysandu (1x1). Já o Figueirense era o 5º colocado no certame, com 27 pontos, brigando diretamente por uma das vagas à Libertadores. Na rodada anterior, os catarinenses haviam sido derrotados para o São Paulo por 2x1, no Morumbi, e buscavam a reabilitação frente ao Coritiba.
O técnico Antonio Lopes armou o Coritiba com a seguinte formação: Fernando; Rafinha, Miranda, Nascimento e Ricardinho; Ataliba, Brum, Capixaba e Cléber; Tuta e Josafá. Já o Figueirense foi escalado pelo técnico Dorival Júnior com Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Elóy e André Santos; Jeovânio, Bilu, Mazinho e Fernandes; Romualdo e Marlon.
Logo aos 27 segundos de jogo, decepção para a torcida coxa-branca: Fernando (foto/arquivo) bobeou, o atacante Marlon roubou a bola do goleiro coxa, e mandou para as redes. Figueira 1x0. Com o placar adverso, o Verdão tratou de ir pra cima dos catarinenses. No entanto, novamente o ataque alviverde desperdiçava boas chances de gol. Tuta e Josafá tiveram a chance do empate, mas ambos desperdiçaram as oportunidades criadas. Aos 23 minutos, polêmica na área alvinegra: na mesma jogada, o atacante Tuta e o meia Cléber foram derrubados dentro da área, mas o árbitro nada marcou. A partir daí o jogo ficou equilibrado, com ambas as equipes marcando forte e tentando sair em velocidade para os contra-golpes.
No retorno do intervalo, Lopes mexeu na equipe, sacando Brum e Josafá para as entradas de Márcio Egídio e do colombiano Aristizábal. Tuta novamente perdeu grande chance de empatar o jogo, após cruzamento na área. Já o Figueirense, jogando no contra-ataque, teve duas excelente chances de ampliar o marcador, mas o goleiro Fernando estava lá, disposto a se redimir da falha no primeiro tempo e a frustrar os catarinenses. Antonio Lopes mexeu de novo na equipe, colocando Jucemar na lateral-direita e deslocando Rafinha para o meio, substituindo Capixaba. Aos 32 minutos de jogo, o capitão Nascimento sofreu séria contusão e deixou o alviverde com um a menos em campo. Como o Coxa já havia efetuado as três alterações, passou a jogar com um a menos. Na base de superação, aos 38 minutos veio o empate: Cléber alçou bola na área em cobrança de falta, e Tuta estava lá para cabecear, subindo mais alto que toda a zaga do Figueira. Com o empate, e com um homem a menos em campo, o Coritiba passou a administrar o resultado, considerado bom, devido a ser um jogo fora de casa, e à boa colocação dos catarinenses no campeonato.
FICHA TÉCNICA
Figueirense 1x1 Coritiba
17ª rodada - 1º turno Campeonato Brasileiro 2004
Data: 20.07.2004 (terça-feira)
Horário: 20h30'
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Renda: R$ 69.562,50
Público: 9.342 (total)
Figueirense:
Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Elóy e André Santos; Jeovânio, Bilu, Mazinho (Everton), Fernandes; Romualdo (Alan) e Marlon (Izaias). Técnico: Dorival Júnior
Coritiba:
Fernando; Rafinha, Miranda, Nascimento e Ricardo; Ataliba, Brum (Egídio), Capixaba (Jucemar) e Cléber; Tuta e Josafá (Aristizábal). Técnico: Antônio Lopes
Gols: Marlon (FIG), 1 minuto do primeiro tempo; Tuta (COR), 38 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Luís Antônio Silva Santos (RJ)
Assistentes: Délcio da Silva Brum (RJ) e Vilmar Raul (RJ)
Cartão amarelo: Brum, Ricardinho e Jucemar (COR); Jeovânio (FIG).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)