
Série A mais próxima
Por: Christian Lopes
Após a vitória em cima do Brusque na última terça-feira (7), no Couto Pereira, o Coritiba tem 92.8% de chance de jogar a Série A em 2022, segundo o jornalista Rodolfo Rodrigues do UOL, em postagem no Twitter. Além disso, o Coxa tem um aproveitamento de 65,21% dos pontos conquistados. Para chegar ao número mágico de 63 pontos, tido como suficiente para o acesso, o Verdão precisaria alcançar 40% dos seus pontos. Se 61 pontos forem suficientes para garantir a vaga antecipada, essa porcentagem cai para apenas 35,55% de aproveitamento.
Com base nesses dados, o Coxanautas faz um comparativo com edições anteriores da Segundona, na 23ª rodada. No ano de 2020, a Chapecoense estava na ponta da tabela com 47 pontos, logo atrás, América/MG com 43, Sampaio Corrêa 40, enquanto o Juventude, que era o quarto colocado, tinha 37. Destes, somente a equipe Maranhense não conseguiu subir, perdendo a vaga para o Cuiabá, que assumiu a posição na elite.
Em 2019, edição que o Coritiba subiu, o Bragantino atingiu a mesma pontuação que o Coxa está no momento com 45 pontos, campanha praticamente semelhante. Na ocasião, o G4 foi formado por Atlético/GO, Sport e CRB. A única alteração dos que conseguiram o acesso, somente o Verdão, ingressou.
Já em 2018, o Fortaleza marcou 46 pontos como líder, seguido pelo CSA, Avaí e o Atlético/GO, o último não conseguiu permanecer no seleto grupo, e seu maior rival, o Goiás, agarrou a quarta vaga. Em 2017, o América somava 44 pontos, enquanto o Internacional tinha 42, seguido por Vila Nova, com 39 e Ceará 37. O intruso, na ocasião, foi o Paraná Clube, que tomou a vaga do time goiano. Vale destacar que todos que lideraram na 23ª rodada subiram e se sagraram campeões da Série B, como prêmio adicional ainda avançaram direto para a terceira fase da Copa do Brasil.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)