
Líder da Série B
Por: Ricardo Honório
Com os três pontos conquistados contra o Londrina, o Coritiba chegou ao sétimo triunfo fora de casa, ficando a uma vitória de igualar a campanha de 2010, ano em que o time alviverde terminou como campeão da Série B sob o comando do técnico Ney Franco.
O excelente desempenho longe do Couto faz o Coritiba ter a melhor campanha fora de casa, que é responsável por 54,7% dos 42 pontos conquistados até o momento. Em 12 jogos como visitante, o Coxa conquistou 7 vitórias, 2 empates e teve 3 derrotas, marcando 14 gols e sofrendo 11.
Com o número mágico para o acesso sendo calculado na casa dos 63 pontos, faltam 7 vitórias em 16 jogos para o Coritiba voltar à primeira divisão, ou seja, o time alviverde precisa conquistar 43 % dos pontos que ainda tem a disputar. Considerando que o aproveitamento do Coxa, somando os jogos dentro e fora de casa é de 63% até o momento, fica difícil não acreditar que a torcida Coxa-Branca não comemorará o retorno à primeira divisão ao final da Série B.
A distância para o acesso pode ser diminuída ainda mais nos próximos jogos. Dos cinco confrontos que tem pela frente, quatro deles serão em casa. Nos próximos dois jogos, o Coritiba enfrentará Brusque e Vila Nova no Couto Pereira. Em posições intermediárias na tabela, ambas as equipes lutam para não entrarem na zona de rebaixamento.
Logo em seguida, o time alviverde vai até Salvador para enfrentar o Vitória, na partida que, em teoria, tende a ser a mais difícil desta sequência de cinco jogos. Na 18ª colocação no campeonato, o time baiano tem apenas a 15ª melhor campanha jogando dentro de casa e precisará dos três pontos para tentar subir na tabela.
Na sequência, o Coritiba volta ao Couto Pereira para mais dois partidas, contra o Guarani, atualmente na 7ª colocação, lutando para se manter próximo do G4, e contra o Confiança, lanterna da competição, que dá poucos indícios de que vai conseguir escapar do rebaixamento para a Série C.
Em uma previsão otimista, dos 15 pontos que irá disputar, o Coritiba tem totais condições de conquistar no mínimo 13, o que deixaria o clube cada vez mais perto do retorno para a primeira divisão.
Confira os números do Coritiba:
1º colocação com 42 pontos
12 vitórias, 6 empates, 4 derrotas
28 gols marcados, 18 gols sofridos
4º melhor ataque
4º melhor defesa
Melhor campanha fora de casa
7 vitórias, 3 empates, 3 derrotas
14 gols marcados, 11 gols sofridos
7º melhor campanha dentro de casa
5 vitórias, 4 empates, 1 derrota
14 gols marcados, 7 gols sofridos
Gols marcados
10 – Léo Gamalho
6 – Waguininho
4 – Igor Paixão
3 – Val
2 – Luciano Castan
1 – Henrique, Matheus Sales
1 – Gol contra
Assistências
4 – Igor Paixão
3 – Robinho, Val, Rafinha
2 – Henrique
1 – Luciano Castan, Léo Gamalho, Matheus Sales, Waguininho e Natanael
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)