
PÓS-JOGO
Como já está se tornando rotineiro no Alto da Glória, a torcida faz a festa e a equipe colabora. Já são 22 partidas sem perder no Couto Pereira e a quarta vitória seguida. Além disso, a equipe ainda acumula invencibilidade na competição desde 03 de junho. Desta vez, a vítima foi o Paysandu.
O Papão mostrou muita disposição, raça e equilíbrio tático, mas sucumbiu à pressão da equipe e da torcida alviverde, especialmente depois da expulsão do zagueiro Sílvio. O único gol da partida foi marcado por Cristian e manteve o Coritiba na segunda colocação. O Paysandu é o oitavo.
O primeiro tempo começou com o Coritiba tendo a iniciativa do jogo. Aos 5, Cristian arriscou de fora, mas não levou perigo. Dez minutos depois foi a vez de Caio tentar, para Ronaldo espalmar.
Aos 21, novamente Caio levou perigo em um chute da entrada da área.
O Paysandu preocupava-se em tentar conter os avanços do Cori e sair em velocidade nos contra-ataques, sempre tramados por Marcelo Carioca ou Rogerinho. Aos 23 minutos, em cruzamento na área, Balão, sozinho, cabeceou à direita da trave de Artur, perdendo boa chance.
Já o Coritiba via dificuldades para furar o bloqueio paraense. Cristian estava bem marcado, Caio e Luís Paulo participavam bastante, mas erravam muitos passes. Os destaques ficaram para Jackson e Paulo Miranda, que realizaram ótima partida. Anderson Gomes, de fora por contusão, fez bastante falta no ataque, que carecia de criatividade e velocidade.
Aos 32 minutos, Artur pegou com tranqüilidade uma cobrança de falta.
O final do primeiro tempo ficou muito truncado e os setores defensivos trabalharam bem, não proporcionando mais nenhum lance mais agudo até o apito final.
Na segunda etapa o Cori voltou com mais velocidade e gana, não mais aceitando passivamente a marcação implacável da equipe do Pará. Logo aos 3, Paulo Miranda finalizou pela linha de fundo. Um minuto depois Cristian finalizou de fora e a bola passou perto.
Aos 8, Sílvio puxou Caio, na lateral esquerda e levou o segundo amarelo. Se antes a equipe Alviverde já tinha o domínio do jogo, depois da expulsão, o Paysandu sequer se preocupava em contra-atacar. No ritmo da torcida, o Verdão acuava o Papão que se defendia como podia.
Aos 18, Caio cruzou para Jefferson que não conseguiu chegar na bola.
Aos 24, Cristian fez boa jogada na entrada da área, chutou, a bola desviou no zagueiro e o goleiro não conseguiu chegar. Coritiba 1x0, para delírio dos quase 20 mil presentes no Alto da Glória.
Com o resultado, esperava-se o Papão mais agressivo, mas a história pouco mudou.
Aos 32, Paulo Miranda chutou para fora. Um minuto depois, Luís Paulo cruzou, William cabeceou muito bem e acertou o travessão. Aos 38, novamente Luís Paulo cruzou, desta vez rasante, mas William não chegou 'inteiro' na bola, finalizando para fora.
No final da partida, aos 42, para assustar a torcida, Rogerinho cobra falta e a bola bate no travessão de Artur. Aliás, nesse final de partida o fraquíssimo árbitro gaúcho passou a inverter diversas faltas em favor dos paraenses, prejudicando o Coritiba. Mas os 3 pontos já tinham dono. Final de partida, Coritiba 1x0 Paysandu.
A partida contra o Paysandu foi uma prova de fogo. Enfrentando uma equipe mais qualificada o Cori mostrou dificuldades, especialmente no primeiro tempo. Este jogo foi a prova que o resto do campeonato será muito difícil e que a superação mostrada nos últimos jogos terá de ser ainda maior a cada jogo.
Na próxima rodada, o Verdão enfrenta o Atlético-MG, terça-feira, dia 15, às 20h30. Já o Papão recebe o Vila Nova.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)