
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sport se enfrentam nesta quinta-feira, 29, às 21h, na Ilha do Retiro, em partida que fecha a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009. O Sport necessita desesperadamente da vitória para ainda tentar respirar na luta contra o rebaixamento, já que a equipe pernambucana ocupa a penúltima colocação do campeonato. Por outro lado, o Verdão empolgado com a vitória no AtleTiba, quer se aproveitar da situação do adversário para se distanciar da ZR e já começar a mirar uma vaga para a próxima Copa Sulamericana
Sem Marcelinho e Leandro Donizete, Coritiba testa a força de seu elenco
No último domingo, 25, o Couto Pereira ficou pequeno para conter a euforia com o gol de Marcos Aurélio, aos 47 minutos do segundo tempo, que deu a vitória ao Coxa sobre o maior rival. Apesar de ter dominado a partida do início ao fim, o Alviverde teve falhas de atenção que resultaram nos dois gols do A. Paranaense. Entretanto, a equipe lutou até o final e presenteou os mais de 30 mil Guerreiros Coritibanos com a vitória por 3x2.
Mas se aqueles três pontos tiveram um sabor especial para a Nação Coxa-Branca, também trouxeram problemas para o técnico Ney Franco. Marcelinho Paraíba reclamou de dores musculares logo após o confronto e será poupado da partida diante do Sport. Já o volante Leandro Donizete, além de também ter problemas físicos, levou o terceiro amarelo e desfalca o Cori. O mesmo acontece com Marcos Aurélio, que recebeu a advertência ainda na comemoração de seu gol.
Dessa forma, o treinador Alviverde precisará contar com seu elenco para a importante partida no Nordeste. Thiago Gentil retorna de suspensão e aparecerá no ataque, ao lado de Ariel Nahuelpán. Para as duas vagas no meio-campo, três candidatos. Makelele, Pedro Ken e Renatinho brigam pelas posições. Se confirmar o mesmo time do último treinamento, já em Recife, Ney Franco deve deixar Renatinho como opção de banco.
Na defesa, Pereira é outro que retorna de suspensão e, mesmo com o bom desempenho de Dirceu no AtleTiba, retoma a posição, conforme declarou o técnico Alviverde ao repórter Kako Mazanek. Já o lateral Márcio Gabriel, outro atleta que foi bem no clássico, continua na reserva de Ângelo, que ainda precisa justificar a condição de titular. Nas demais posições, a equipe será a mesma que derrotou o A. Paranaense.
Com a "corda no pescoço", Sport tenta se manter vivo
A fase do Sport no Campeonato Brasileiro realmente é muito difícil. Após dar a impressão de que passaria por cima do Avaí, no último final de semana, ao abrir 2x0 com menos de dez minutos de partida, a equipe pernambucana parou no gramado, viu seu adversário crescer na partida, e quase não consegue trazer nem o ponto do empate, por 2x2, em Florianópolis, o que ainda deixou o Sport em situação delicada na tabela.
Na penúltima posição, com 29 pontos, a equipe do Recife vê, na partida diante do Coritiba, uma importante chance para se aproximar de seus rivais na luta contra o rebaixamento. Por isso, qualquer resultado que não seja a vitória não interessa para os pernambucanos, que deverão lotar a Ilha do Retiro em virtude da promoção de ingressos.
Em relação à equipe, o treinador Péricles Chamusca terá apenas o desfalque do volante Andrade, suspenso pelo terceiro amarelo. Para seu lugar, o técnico do time pernambucano confirmou a entrada do meia Fininho. Lateral de origem, ele terá a incumbência de armar as jogadas do Sport junto com Luciano Henrique. Com isso, Fabiano atuará como segundo volante, um pouco mais recuado.
Panoramas da partida
O Coritiba deverá encarar um clima de muita pressão em Recife, tanto por parte da torcida, como pelo próprio time do Sport, que tende a se lançar ao ataque em busca da vitória. Esse desespero do adversário para conseguir o resultado pode ser benéfico ao Verdão. Para isso, a equipe deve aproveitar os contra-ataques e brechas na defesa pernambucana.
Ofensivamente, nas ausências de Marcelinho e Marcos Aurélio, as jogadas pelas laterais do gramado parecem mesmo ser as melhores opções. Caindo pelas pontas, os meia-atacantes do Cori abrirão espaços na zaga adversária, que poderão ser aproveitados por Ariel Nahuelpán, no comando de ataque. Logo, a mobilidade e a troca de passes com qualidade na transição da defesa para o ataque devem ser as principais armas do Verdão para o confronto.
Na defesa, a dupla de ataque do Sport, formada por Wilson e Arce, é perigosa e inspira cuidados. Da mesma forma, Luciano Henrique atua como um legítimo "motor" da equipe, conduzindo o rubro-negro de Recife para o ataque. Uma outra jogada forte do adversário são os cruzamentos de Dutra. Fabiano e Durval já fizeram alguns gols no Brasileirão depois de assistências do lateral pernambucano.
Como já é costume, a Nação Coxa-Branca estará representada na Ilha do Retiro. Torcedores residentes de Recife e outros que viajarão para acompanhar o Cori estarão nas arquibancadas para dar força aos jogadores. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de Guerreiros Alviverdes estarão fazendo uma corrente positiva em busca da vitória.
Vamos meu Verdão, vamos em busca da vitória!
Campeonato Brasileiro 2009 - 32ª rodada
Sport x Coritiba
Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 29/10/2009, quinta-feira
Horário: 21h
Sport:
Magrão; Moacir, Cesar, Durval e Dutra; Hamilton, Fabiano, Fininho e Luciano Henrique; Wilson e Arce.
Técnico: Péricles Chamusca.
Coritiba:
Edson Bastos; Angelo, Jeci, Pereira e Luciano Amaral; Jaílton, Makelele, Pedro Ken (Renatinho) e Carlinhos Paraíba; Thiago Gentil e Ariel Nahuelpán.
Técnico: Ney Franco.
Árbitro: Wallace Nascimento Valente/ES
Assistente 1: Marcos Antônio Moreira Collodetti/ES
Assistente 2: Antônio Carlos de Oliveira/ES
4º Árbitro: Émerson Batista da Silva/PE
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)