
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético/MG se enfrentam neste sábado, 3, às 18h30, no Couto Pereira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de ser derrotado pelo Cruzeiro em um jogo em que foi bastante prejudicado pela arbitragem, o Verdão tenta recuperar os pontos perdidos em casa e necessita da vitória para não voltar a conviver com a possibilidade de entrar na Zona do Rebaixamento. Pela frente, terá um dos times mais ofensivos e perigosos do Brasil. O Galo tem uma de suas últimas chances de tentar se aproximar do Corinthians na luta pelo título nacional e também deve tentar buscar a vitória para encurtar a distância, propondo um jogo franco com o Alviverde. Por isso, do lado de fora, a torcida terá papel fundamental nos 90 minutos
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro em um confronto direto na luta contra o rebaixamento e voltou do Sudeste brasileiro sem nenhum ponto na bagagem. Apesar dos desfalques, o time fez um jogo bastante razoável principalmente na segunda etapa, quando atuou com um jogador a mais e teve dois pênaltis não dados a seu favor. Entretanto, em uma desatenção de Rafhael Lucas, que perdeu a bola e permitiu o contra-ataque cruzeirense, o time adversário acabou matando a partida e impedindo qualquer chance de reação Alviverde no jogo. Assim, o Verdão acabou perdendo uma invencibilidade de quatro partidas atuando fora de casa.
Apesar do resultado negativo, o time Coxa-Branca não teve a sua posição alterada na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e segue em sua luta para não voltar a entrar na Zona do Rebaixamento. Assim, a vitória contra o Atlético/MG é mais do que fundamental. Em relação ao time, o técnico Ney Franco pode contar com a volta de alguns titulares, como Negueba, Lúcio Flávio e Henrique Almeida que, suspensos, não puderam jogar na última rodada. Por outro lado, o treinador Coxa-Branca perde o zagueiro Juninho, que foi expulso diante do Cruzeiro e abre caminho para a volta de Rafael Marques. Kléber e Alan Santos, que se machucaram no AtleTiba, continuam de fora. Assim, a única dúvida na equipe está no ataque, onde Thiago Galhardo e Marcos Aurélio brigam pela condição de titular, com Luis Cáceres correndo por fora. A definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O adversário
Único time a desafiar o Corinthians desde o início do campeonato, o Atlético/MG também encara a partida deste sábado como uma verdadeira decisão. Em caso de derrota, o Galo pode ver a distância para o líder subir para 10 pontos, o que seria praticamente irreversível considerando o pouco tempo que resta para o final do campeonato. Portanto, o Alvinegro deve partir para cima do Coritiba e, dentro de suas características, tentar o resultado. Em relação ao time, o técnico Levir Culpi possui apenas um desfalque. O meia Jesús Dátolo, com uma lesão na perna, está fora do jogo. Ele será substituído por Thiago Ribeiro, autor dos dois gols na partida do primeiro turno. No restante, a equipe será a mesma que empatou com o Joinville na última rodada.
O jogo
A partida deste sábado certamente será bastante complicada para o Verdão. A equipe do Galo é bastante ofensiva e tem, como principal característica, a proposta de jogo bastante compacta. Isso pode ser um ponto positivo para o Coritiba, visto que o time de Ney Franco tem apostado nos contra-ataques para chegar ao gol do adversário. Independente disso, a equipe precisa demonstrar muita garra, determinação e vontade em busca dos três pontos. Fora das quatro linhas, a torcida também deve ter um papel fundamental e precisa jogar junto com os jogadores durante os 90 minutos.
Na parte ofensiva, as voltas de Negueba e de Henrique Almeida certamente representam um ganho para o time Alviverde, visto que a equipe ganhará mais presença de área e, também, muito mais velocidade pelos lados do campo, o que pode ser importante nos contra-ataques. Neste sentido, a entrada de Thiago Galhardo talvez fosse a melhor alternativa, visto que o Coritiba já terá Juan e Lúcio Flávio para cadenciar as jogadas no meio-campo. O apoio dos laterais, principalmente Carlinhos, também deverá ser muito importante, assim como as jogadas de bola parada. Com Rafael Marques, o Verdão volta a ganhar uma opção neste tipo de lance.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar cuidado, principalmente, com a trinca ofensiva do Galo. Thiago Ribeiro e Luan conferem muita velocidade pelos lados do campo e devem ser vigiados de maneira feroz pelos marcadores Alviverdes. No comando de ataque, a preocupação é o argentino Lucas Pratto que, mesmo não vivendo uma boa fase, sempre é muito perigoso e leva perigo às defesas. Por fim, o time Alviverde deve controlar as descidas dos laterais Marcos Rocha e Douglas Santos. Ambos são muito ofensivos e devem aparecer no fundo em muitas oportunidades. Cabe ao Coritiba, então, controlar este tipo de jogada. Por fim, os zagueiros Leonardo Silva e Jemerson são duas forças na bola aérea. O Verdão deve estar muito ligado a esta arma do Galo.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba para cima do Atlético/MG em busca de uma vitória que seria absolutamente fundamental na luta contra o rebaixamento. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia para vencer mais este desafio.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 29ª Rodada
Coritiba x Atlético/MG
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 03/10/2015, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Rafael Marques e Carlinhos; João Paulo, Lúcio Flávio e Juan; Thiago Galhardo (Marcos Aurélio), Henrique Almeida e Negueba.
Técnico: Ney Franco
Atlético/MG:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro, Lucas Pratto e Luan.
Técnico: Levir Culpi
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)