
RESULTADO
Foi tenso, no sufoco, mas o Coritiba conseguiu chegar à sua terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro 2015. Em um jogo muito nervoso e de bastante marcação, o Verdão venceu a Chapecoense por 1x0 na manhã deste domingo, 23, com ótima presença de público nas arquibancadas do Couto Pereira. O gol do jogo foi marcado por Henrique Almeida em uma linda jogada individual.
Logo nos primeiros minutos ficou bastante claro como que seria o andamento da partida. Com duas linhas de quatro marcadores à frente da área, a Chapecoense marcava muito e esperava um erro do Coritiba para encaixar seu veloz contra-ataque. E o primeiro lance de perigo da partida saiu exatamente em função disso. O Coritiba errou na saída de bola e Ananias chutou forte para excelente defesa de Wilson. No rebote, Roger cabeceou para o gol mas Wilson, em uma recuperação estupenda, fez outra belíssima defesa. O lance parece ter acordado o Coritiba e, cinco minutos mais tarde, o Verdão chegou ao gol. Leandro Silva cruzou da direita e, entre três marcadores, Henrique Almeida dominou, colocou na frente e fuzilou o goleiro Danilo. Festa nas arquibancadas e vantagem primordial para o Alviverde.
Por tempo depois do belíssimo lance de Henrique, o Coritiba teve falta na intermediária direita de ataque. Lúcio Flávio rolou e Ruy soltou um foguete. Danilo fez excelente defesa e colocou para escanteio. Ainda deu tempo para Cléber Santana soltar o cotovelo no rosto do volante Cáceres, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que estava em cima do lance, inexplicavelmente deu apenas cartão amarelo para o jogador do time catarinense. Final de uma primeira etapa em que o Coritiba esteve bem a partir dos 20 minutos e controlou as ações do seu adversário.
Na segunda etapa, entretanto, o panorama mudou. Logo aos 10 minutos, o técnico Ney Franco tirou Cáceres (alegando cansaço do paraguaio) e colocou Marcos Aurélio. A alteração foi suficiente para a Chapecoense simplesmente tomar conta do jogo. Com elevadíssima porcentagem de posse de bola, a Chape rondava o gol de Wilson constantemente, mas não achava espaços para a finalização. Aos 16 minutos, Camilo, que entrara no lugar de Ananias, cobrou falta com muito perigo, à esquerda do goleiro Alviverde. Aos 24 minutos, o Verdão perdeu a chance de matar o jogo em seu único ataque de perigo na segunda etapa. Marcos Aurélio cruzou da esquerda, a bola passou por todo mundo e Ruy, livre, escorou para fora. Quatro minutos mais tarde, corrigindo o seu erro, Ney Franco tirou Ruy e lançou Misael na equipe, aumentando o poder de marcação do Verdão. Apesar de dominar territorialmente o jogo, a Chapecoense pouco assustou Wilson e o placar ficou mesmo no 1x0.
Agora na 17ª colocação do Brasileiro, apenas um ponto de sair da ZR, o Verdão volta as suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, 27, o Alviverde encara o Grêmio na partida de volta das oitavas-de-final. O jogo está marcado para as 21h.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)