
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Avaí se enfrentam neste domingo, 27, às 17h, no Couto Pereira, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Premiado pela insistência, o Verdão terá a sua primeira grande oportunidade de, enfim, ingressar no G5 e, para isso, precisa vencer o já rebaixado Avaí. De qualquer forma, os três pontos garantem que o Cori brigará até a última rodada por uma vaga na competição continental. Do outro lado, um abalado Avaí, que tenta terminar o campeonato com dignidade e atrapalhar o Verdão em sua luta
Não se fala em outra coisa no Alto da Glória: Ordem é vencer e depois torcer
No último final de semana, o Verdão recebeu o time reserva do Santos, no Couto Pereira, e sofreu bastante com a forte marcação imposta pela equipe paulista. Sem muitas alternativas dentro do gramado, brilhou a estrela do técnico Marcelo Oliveira à beira do campo que, com modificações ousadas, prensou o Peixe em seu próprio campo e montou uma verdadeira blitz Alviverde até o gol de Leonardo finalmente sair e deixar todos os torcedores aliviados no estádio. A magra vitória por 1x0 foi suada, mas suficiente para fazer o até então distante sonho por uma vaga na Libertadores se aproximar de maneira razoável e fazer a esperança da nação Coxa-Branca ficar viva novamente.
Isso porque a rodada passada foi extremamente favorável ao Cori. Mas nada adianta os resultados ajudarem o Glorioso se a equipe tropeçar novamente. Por isso, o técnico Marcelo Oliveira e o grupo de jogadores se mantiveram focados em um bom resultado diante do Avaí e trabalharam forte durante a semana. O foco foi o posicionamento, visto que a escalação Alviverde será consideravelmente diferente do que foi visto nas últimas rodadas. Entretanto, é hora de superar qualquer dificuldade, colocar ainda mais raça e vontade para que o grande objetivo do clube em 2011 possa se aproximar ainda mais.
Marcelo Oliveira quebrou a cabeça durante a semana para montar a equipe, visto que possui alguns importante desfalques. Suspenso pelo terceiro amarelo, Willian está fora. Seu substituto imediato, Leandro Donizete, acabou inexplicavelmente suspenso pelo STJD por um lance acontecido na distante 21ª rodada e também não pode atuar. Com isso, o treinador Alviverde promove a entrada de Tcheco, deixando a equipe mais ofensiva. Outro que não joga é Davi, lesionado. Neste caso, assim como na última partida, Everton Ribeiro assume a vaga. Marcos Aurélio é outro que permanece fora e continua sendo substituído por Everton Costa. Por outro lado, Emerson, indicado como um dos melhores do Brasileirão, volta à zaga e forma o setor com Jeci.
Vivendo dias turbulentos, Avaí joga pela sua honra
Os últimos dias têm sido bastante complicados para o Avaí. A confirmação do rebaixamento após a derrota para o Vasco, na última rodada, por 2x0, desencadeou uma série de episódios desagradáveis no clube, que variaram desde declarações fortes do atleta mais influente do grupo, William, até os boatos de troca de agressões entre Lincoln e Diogo Orlando, nos vestiários. Isso deixou a situação no clube catarinense praticamente insustentável. Justificativas e desmentidos se sucederam dia-a-dia e foi neste clima que o Avaí se preparou para a partida diante do Coritiba.
Como se não bastasse os problemas, o técnico interino Edson Neguinho, que substituiu Toninho Cecílio, ainda tem que conviver com as baixas no elenco. Machucados, os zagueiros Gian e Cláudio Caçapa estão fora. O mesmo acontece com Lincoln. Júnior Urso, expulso contra o Vasco, está suspenso. Já o volante Bruno, pendurado com dois cartões amarelos, será poupado para o clássico contra o Figueirense, na última rodada. O atacante William, que sente dores musculares, foi preservado dos treinamentos, mas deve atuar. A boa notícia fica por conta da volta do lateral-esquerdo Fernandinho, que retorna de suspensão.
Panoramas da partida
O Coritiba não pode cair na armadilha de que o jogo diante do Avaí será fácil, e que o Verdão ganhará a partida a qualquer momento. Afinal de contas, o clube catarinense não possui absolutamente nada a perder e deverá fazer um jogo franco, sem qualquer responsabilidade. Por conta disso, o time Coxa-Branca deve redobrar a atenção e jogar com ainda mais fibra, determinação e vontade para superar mais este desafio e continuar na luta por uma vaga na Libertadores, levando para a última rodada o sonho da torcida Alviverde de disputar a competição mais importante do continente em 2012.
Ofensivamente, a equipe deverá ter muita velocidade e contar com uma grande movimentação no setor. Rafinha, Everton Ribeiro, Everton Costa e Leonardo devem alternar as posições durante todo o tempo, confundindo a marcação adversária. Rafinha e Everton Ribeiro, inclusive, devem cair nas costas dos laterais avaianos, criando boas oportunidades pela linha de fundo. Além deles, o time Alviverde ganha bastante no aproveitamento de bolas paradas com Tcheco como titular, com isso, esta jogada deve ser bem explorada para a partida. No banco, Geraldo, Maranhão e Anderson Aquino são boas opções para dar ainda mais velocidade na frente, se necessário.
Na parte defensiva, o Verdão deverá prestar atenção com o aproveitamento do centroavante William que, apesar da má fase de seu time, fez um bom campeonato, abrindo perspectivas para o próximo ano. Além dele, é preciso tomar cuidado com o trio Leandrinho, Robinho e Cléverson, que também se destacam pela velocidade e podem complicar a defensiva Coxa-Branca caso Tcheco e Léo Gago demorem a encontrar os seus posicionamentos na meia cancha. Nas bolas paradas, o zagueiro Welton Felipe é outra preocupação e deve ser observado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente o Couto Pereira receberá um excelente público em sua última partida na temporada de 2011, que pode significar a entrada do Verdão no G5 do Campeonato Brasileiro, deixando o time Coxa-Branca dependendo apenas de si para conquistar a vaga na Libertadores. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, os jogadores precisam de seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 37ª rodada
Coritiba x Avaí
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 27/11/2011, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Léo Gago, Tcheco, Rafinha e Éverton Ribeiro; Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Avaí:
Moretto; Arlan, Welton Felipe, Cássio e Fernandinho; Acleisson, Diogo Orlando, Leandrinho e Robinho; Cléverson e William.
Técnico: Edson Neguinho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Janette Mara Arcanjo/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Helberth Costa Andrade/MG
4º Árbitro: Claudinei Forati Silva/SP
5º Árbitro: Luciano Roggenbaum/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)