
CURIOSIDADE
0 futebol brasileiro pode ter novidades a partir do próximo ano. Isto porque a Futebol Brasil Associados, entidade que gerencia o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, está fazendo novos estudos sobre o modelo de disputa da Segundona para 2006.
Criada em 13 de dezembro de 2002, cabe à FBA, por delegação da CBF definir a fórumla de disputa da Segundona 2006.
Nos últimos anos, os dirigentes da FBA tem tornado a competição da segunda divisão bem mais interessante sob o aspecto comercial e mercadológico, se comparada com as edições do final da década passada.
Na versão 2005 da competição, os jogos finais foram transmitidos pela TV aberta. A competição deste ano foi vendida às TVs fechadas, inclusive na forma do pay-per-view.
Para o próximo ano, os dirigentes da Futebol Brasil Associados estão estudando uma nova forma de disputa, que pode levar o ascenso à Primeira Divisão em 2007 três clubes da série B.
A decisão da forma de disputa da Séria B 2006 deve ser concluída até fevereiro. A FBA está procurando parceiros para patrocinar a competição, bem como redes de TV aberta e fechada para as tramsmissões dos jogos, que desde já têm chamado a atenção de muitos torcedores de mercados fortes como Bahia, Pernambuco, interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A proposta de três clubes subindo à série A para 2007 (aplicada na temporada 2006) vem sendo discutida entre dirigentes e empresas patrocinadoras de futebol, ganhando espaço junto aos clubes nestes últimos dias.
Esta proposta de três clubes subindo à Primeira Divisão pode ser encarada como uma alternativa ao modelo vigente até 2005, onde dois clubes subiam de divisão. Ela também contrapõe-se à proposta lançada no início deste mês por alguns dirigentes de futebol, que sugeriam o ascenso de quatro times em 2006 para a temporada seguinte.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)