
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Chapecoense se enfrentam nesta quarta-feira, 10, às 21h, no Couto Pereira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de fazer um péssimo primeiro turno, com menos de 30% de aproveitamento, o Coritiba precisa evoluir, e muito, para conseguir se manter na Série A. Do outro lado, uma surpreendente Chapecoense, que teve ótimos momentos no turno e que pouco ficou na ZR até então, contrariando quase todas as expectativas
Time precisa vencer na última partida da série de confrontos diretos
No último final de semana, o Coritiba foi até Salvador, desafiou o Bahia em uma vazia Fonte Nova e novamente foi protagonista de uma partida que teve a arbitragem roubando a cena. Na metade do primeiro tempo, Zé Eduardo arrancou em velocidade e foi atropelado pelo zagueiro baiano. Mal colocado, o árbitro Francisco Carlos do Nascimento, da FIFA (!), enxergou pênalti em um lance claramente disputado fora da área. Após Zé Eduardo ajeitar a bola e se preparar para a cobrança, o juiz resolveu consultar o 4º árbitro que, estranhamente, mostrou uma convicção absoluta de que não havia sido pênalti. Perdido e inseguro, o árbitro principal voltou atrás, apontou a falta e cometeu um erro mais grave ainda: não ter expulsado o zagueiro do Bahia que impediu uma clara e manifesta chance de gol. Resultado final: outro 0x0 para a conta.
Com mais um empate, o Coritiba segue afundado na ZR, posição que ocupou durante praticamente o primeiro turno inteiro. A situação é bastante complicada, principalmente porque o Alviverde não consegue reagir e desperdiça chances consecutivas de, enfim, sair do grupo dos quatro últimos. A torcida se pergunta se o time terá forças para isso. Mas é fundamental escrever uma nova história no segundo turno, ser forte no Couto Pereira e acumular mais pontos. Chegou a hora de disputar as partidas com o coração e deixar tudo em campo a cada partida.
Em relação ao time, a tendência é que Marquinhos Santos repita boa parte da equipe que empatou em Salvador. A única alteração confirmada é o retorno de Hélder ao meio-campo no lugar de Gil, visto que, por pertencer ao Bahia, o volante não atuou na Fonte Nova. No setor de criação, Dudu pode voltar a ganhar a condição de titular. Neste caso, Robinho deixaria o time. Por fim, apesar de pouco provável, Joel pode aparecer no time titular. Ainda sem Alex, que se recupera de uma grave lesão, o Verdão tenta partir para cima da Chapecoense e iniciar o returno com o pé direito.
Chapecoense tenta voltar a vencer para afastar o perigo da ZR
A Chapecoense é, de certa forma, uma das surpresas da competição. Todos esperavam que o time Alviverde de Chapecó ficasse constantemente no grupo dos quatro últimos do campeonato, entretanto, a Chapecoense não só se manteve praticamente todo o tempo fora desse grupo, como também conseguiu ótimas vitórias na Arena Condá, seu estádio. Estes resultados deram, inclusive, certo conforto à equipe na luta contra o rebaixamento. Apesar disso, os três últimos resultados negativos levaram a Chapecoense ao 15º lugar, apenas dois pontos acima do Criciúma, que abre a ZR.
Justamente por isso, a equipe do técnico Celso Rodrigues quer colher um bom resultado no Couto Pereira. Para isso, encarou uma certa maratona para chegar a Curitiba, já que, ainda na segunda-feira, saiu de ônibus de Chapecó até Porto Alegre para então pegar um avião rumo à Curitiba. Em relação à equipe, o único desfalque é o lateral-esquerdo Rodrigo Biro, suspenso por ter levado o terceiro amarelo no empate por 0x0 diante do Goiás. Neuton deve entrar em seu lugar. No meio, quem retorna é Abuda, que não jogou no final de semana. No restante, a equipe deverá ser a mesma que atuou no último sábado.
Panoramas da partida
Já passou da hora do Coritiba voltar a vencer no Brasileiro e somar três pontos diante da Chapecoense é obrigação da equipe Alviverde na noite desta quarta-feira. Este segundo turno precisa ser totalmente diferente do primeiro para que o time, enfim, tenha alguma chance de sair da ZR e se manter na Série A. Portanto, é fundamental que a equipe lute o dobro e mostre muita disposição e garra para somar todos os pontos necessários. Nesta primeira partida, a Chapecoense deverá vir fechada e disposta a explorar os contra-ataques. Cabe ao Coritiba evitar tais jogadas e prestar muita atenção na defesa.
Na parte ofensiva, novamente a trinca formada por Zé Eduardo, Martinuccio (ou Joel) e Élber será a responsável por criar as jogadas Alviverdes e levar o time à frente. Muito mal nas últimas partidas, principalmente nas bolas paradas, em que não leva nenhum perigo à meta adversária, Robinho precisa, enfim, entrar nos jogos e fazer alguma diferença no meio-campo Alviverde. O apoio dos laterais, Norberto e Carlinhos, será bastante importante. O mesmo pode ser dito das jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, a principal preocupação da defensiva Alviverde deverá ser mesmo com a dupla de ataque da Chapecoense, formada pelo rápido Tiago Luís e pelo artilheiro Bruno Rangel que, mesmo não apresentando a mesma forma que mostrou na Série B do ano passado, possui boa presença de área e deve ser bastante controlado. Além deles, é preciso cuidar do meio-campo Camilo, principal responsável pela armação das jogadas. Por fim, o Alviverde necessita controlar as jogadas de bola parada e parar os contra-ataques do time catarinense.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe para uma fundamental vitória diante da Chapecoense. Os três pontos serão absolutamente fundamentais e é preciso muita luta, garra e disposição para atingir o objetivo. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, o Verdão precisa de sua energia e vibração em busca da vitória.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 20ª rodada
Coritiba x Chapecoense
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 10/09/2014, quarta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho (Dudu) e Élber; Alejandro Martinuccio (Joel) e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Chapecoense:
Danilo; Fabiano, Douglas Grolli, Jaílton e Neuton; Wanderson, Abuda, Zezinho e Camilo; Tiago Luís (Fabinho Alves) e Bruno Rangel.
Técnico: Celso Rodrigues
Árbitro: Devarly Lira do Rosário/ES
Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
Assistente 2: Vanderson Antonio Zanotti/ES
4º Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)