Coxa Líder
Por: Ricardo Honório
Com a vitória sobre o Avaí e o empate sem gols entre Goiás e Atlético-GO, o Coritiba terminou a 29ª rodada na liderança da Série B. Apesar de estar empatado com 50 pontos com os goianos, o Verdão leva vantagem no saldo de gols: 11 a 8.
O retorno à liderança veio em um momento delicado, já que o time vinha de três jogos sem vitória, incluindo duas derrotas consecutivas. Por isso, o bom resultado em Florianópolis serviu para acalmar os ânimos da torcida, insatisfeita com a queda de rendimento justamente na reta decisiva da competição.
Os três pontos sobre o Avaí também elevaram as chances matemáticas de acesso. Segundo o departamento de estatística da UFMG, o Coritiba agora tem 76,9% de probabilidade de subir para a elite e 23,6% de chance de conquistar o título — números que colocam o clube como o principal candidato em ambas as disputas.
O desafio imediato é saber se o Coxa aproveitará a sequência de dois jogos em casa, contra Botafogo-SP e Atlético-GO, para se consolidar na ponta da tabela e se aproximar de vez da Série A.
A campanha no Couto Pereira, no entanto, ainda é modesta. Em 14 jogos como mandante, foram 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com 61,9% de aproveitamento — apenas o 10º melhor desempenho da competição.
Com cinco partidas ainda a disputar em seus domínios, o Verdão precisa reencontrar a força no Couto Pereira para não só confirmar o acesso, mas também brigar pelo título. O campeão da Série B garante ainda a vaga direta na Copa do Brasil, que escapou do clube após o fracasso no Estadual.
A torcida coxa-branca promete estar em peso no Alto da Glória. Resta saber se os jogadores farão a sua parte e transformarão o Couto em um verdadeiro trunfo nesta reta final.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)