
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 8, às 17h, no estádio Novelli Júnior, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de vencer o Botafogo "na marra" e conseguir ter saído da ZR, agora o Coritiba depende única e exclusivamente de suas forças para permanecer na Série A depois de um árduo e tortuoso caminho. Para isso, precisa vencer o seu último compromisso. Pela frente, terá um perigoso São Paulo que, incentivado ou não pela chamada "mala branca", deve encarar o Verdão de igual para igual e busca se despedir do campeonato com uma vitória
Não tem outra alternativa: é suar sangue em busca da vitória
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Botafogo e somente uma vitória serviria para que o plano de permanecer na Série A seguisse vivo. O Coritiba não jogou bem, esteve longe de ser um primor de técnica, mas teve muita raça, determinação e vontade para superar o adversário carioca. O time se baseou na técnica individual de Deivid e Alex que, em dois lances, decidiram o jogo para o Verdão. A vitória, que já era importante, tornou-se fundamental, pois simplesmente todos os times que estão na luta contra o rebaixamento, à exceção do Fluminense, venceram suas partidas. De qualquer forma, o Coritiba saiu da ZR e agora depende apenas de si. Uma vitória diante do São Paulo encerra este pesadelo e mantém o Verdão na elite.
Para isso, é necessário que a equipe, literalmente, sue sangue em Itu e deixe tudo no gramado. Apesar de todos terem projetado, no início do ano, que uma vitória na última rodada poderia levar o Coritiba a objetivos maiores, o que "sobrou" foi a fuga do rebaixamento, o que não diminui em nada a importância da vitória na tarde deste domingo. Independentemente do que aconteça, é preciso somar os três pontos diante do São Paulo, pois todos sabemos como funcionam as coisas no futebol brasileiro. O Coritiba precisará escapar do inferno com suas próprias pernas e deve superar tudo e a todos para atingir este objetivo.
Com relação ao time, o técnico Tcheco terá apenas dois desfalques em relação à equipe que atuou no último final de semana. O atacante Deivid acabou levando o terceiro cartão amarelo em um lance bastante infantil (uma reclamação já ao final do jogo) e não poderá atuar. Júlio César será o substituto. Já o goleiro Vanderlei, lamentavelmente, acabou perdendo a sua mãe na manhã deste sábado, 7, e, naturalmente, não jogará. Vaná assume o seu lugar e fará a partida mais importante de sua ainda curta carreira. Por outro lado, quem retorna à equipe é o zagueiro Leandro Almeida. Ele retorna na vaga de Chico e forma dupla com Luccas Claro. No restante, o time será exatamente o mesmo que bateu o Botafogo e tenta o mesmo resultado diante do São Paulo.
Em clima de férias, São Paulo tenta, apenas, estragar os planos do Verdão
Depois de uma temporada bastante difícil, em que ficou muito longe de todos os objetivos que projetou no início do ano, o São Paulo faz a sua última partida em um ano que certamente o seu torcedor vai querer esquecer. O Tricolor paulista parou nas semifinais do Paulista, não passou das oitavas na Libertadores e, por fim, teve uma inesperada derrota para a Ponte Preta nas semifinais da Copa Sulamericana. Além disso, a equipe experimentou uma "dança dos treinadores" como há muito tempo não se via e somente conseguiu se acertar após a chegada de Muricy Ramalho, que foi o grande responsável por tirar a equipe da rota para a Série B.
Após ter uma semana com direito a churrasco e pagode após os treinamentos, a grande expectativa para o jogo era se Rogério Ceni faria a sua última partida com a camisa Tricolor. Entretanto, o goleiro acertou a sua renovação de contrato e, assim como Muricy Ramalho, permanecerá por mais uma temporada na equipe paulista. Em relação ao time, o treinador são paulino não poderá contar com os volantes Wellington e Maicon, que receberam o terceiro cartão amarelo na partida do último domingo, contra o Criciúma. Denílson e João Schmidt serão os substitutos. Na lateral-direita, quem retorna é Paulo Miranda. Com isso, Douglas volta a atuar no meio e forma dupla com Paulo Henrique Ganso. Por fim, Aloísio retoma o seu lugar na frente a manda Luís Fabiano de volta ao banco de reservas.
Panoramas da partida
Difícil escrever algo muito diferente de tudo aquilo que já foi dito nas últimas rodadas. De qualquer forma, a partida diante do São Paulo é, literalmente, o último suspiro Alviverde. A derradeira chance que a equipe tem de se livrar da Série B e permanecer na elite. Se o time apresentou raça e determinação na última rodada, será preciso o dobro. Se a equipe teve um bom aproveitamento na partida contra o Botafogo, será preciso ser ainda mais eficiente. Uma chance, um gol basta para que o Coritiba vença a partida e retorne para Curitiba com a permanência na elite garantida. Não importa se jogaremos bem ou mal, o que realmente importa é a vitória e é atrás dela que o Coritiba estará no Novelli Júnior.
Ofensivamente, a ausência de Deivid será bastante sentida, visto que a experiência do atacante Alviverde certamente fará falta em uma partida tão decisiva quanto esta. Cabe a Júlio César substituí-lo à altura e converter as chances que aparecerem. Nesse sentido, dobra a responsabilidade de Alex. É ele quem liderará a equipe dentro das quatro linhas. Sua categoria e seu aproveitamento nas bolas paradas serão fundamentais para o triunfo. O apoio pelas laterais e a aproximação dos meias à frente, especialmente Gil, também podem ser excelentes armas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado, principalmente, com dois jogadores: Paulo Henrique Ganso e Aloísio. O primeiro parece ter recuperado o seu bom futebol e, com passes e assistências, vem comandando o São Paulo desde que Muricy Ramalho assumiu a equipe. Na frente, Aloísio é quem faz os gols. O "Boi Bandido", como a torcida o apelidou, foi um dos grandes responsáveis por tirar o São Paulo da Série B e se tornou uma das figuras mais importantes do Tricolor paulista. As jogadas de bola parada e os contra-ataques são paulinos também precisam ser contidos.
A torcida Coxa-Branca dará mais uma prova do seu amor pelo clube e comparecerá em excelente número às arquibancadas do Novelli Júnior. Dispostos a lutar com os jogadores pelo objetivo da permanência na primeira divisão, os Guerreiros Alviverdes não pouparão esforços e energias para levar o Coritiba à vitória. Raça, determinação e vontade dentro de campo. Entrega e amor fora dele. Vamos conseguir, vamos permanecer em nosso lugar, que é a elite. Por nós, Coritiba!
Eu vou cantar o jogo inteiro para você vencer!
Campeonato Brasileiro 2013 - 38ª rodada
São Paulo x Coritiba
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 08/12/2013, domingo
Horário: 17h
São Paulo:
Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denílson, João Schmidt, Douglas e Paulo Henrique Ganso; Ademílson e Aloísio.
Técnico: Muricy Ramalho
Coritiba:
Vaná; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Diogo; Willian, Júnior Urso, Gil, Carlinhos e Alex; Júlio César.
Técnico: Tcheco
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Asp. FIFA)
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
4º árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)