
NÚMEROS
A bola parada é a origem de praticamente um a cada três gols no campeonato brasileiro. O site COXAnautas tem computado os gols de bola parada feitos e sofridos pelo Coritiba em campeonatos brasileiros desde 2004 e na atual temporada tem se observado um elevado número de gols de pênaltis sofridos.
Em nove partidas, o Cori fez noves gols, dos quais três de bolas paradas, sendo dois de pênalti e um em cobrança de escanteio.
Defensivamente, sofreu também três gols de bolas paradas entre os onze sofridos e chama a atenção que os três tenham sido de pênalti.
Na média desde 2004, o time alviverde sofre um gol de pênalti a cada 8,74 partidas. Com três gols dessa forma em 9 partidas, uma razão de 1 penalidade a cada 3 jogos, foge-se desse padrão. É certo que pode ser uma oscilação comum, mas é um número que destoa dos demais.
Também chama a atenção os gols originários de cobranças laterais. O gol a partir da cobrança de lateral era um evento raro que normalmente não é, porém nesse campeonato já foram três gols com essa origem, contra o São Paulo, Botafogo e Internacional. Contra o São Paulo o lance do gol teve origem numa lateral, mas teve outros desdobramentos antes de sua conclusão, entretanto contra Botafogo e Internacional a cobrança rápida do lateral encontrou um adversário em condições de finalizar em gol.
Nos números ofensivos, o Coritiba apresenta um desempenho próximo da média, até agora melhor que em 2007.
Veja o desempenho alviverde nas bolas paradas em porcentagem do total de gols
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)