
BRASILEIRÃO
Após a vitória suada na estréia, superando dificuldades em campo e fora dele, chegou a hora de o Coritiba se encontrar com a sua torcida no Campeonato Brasileiro de 2006. A partida será realizada às 16h deste sábado, no Couto Pereira, e o adversário é o Guarani de Campinas, que apesar de estar imerso em uma crise, vem de vitória diante do Flamengo na Copa do Brasil. O resultado do jogo, 1 a 0 para o Guarani, não foi suficiente para classificá-lo, mas deu moral ao time e dá mostras de que o Verdão não terá vida fácil nesse confronto de alviverdes.
Para sair vitorioso neste sábado, o Coritiba precisará mostrar um futebol melhor do que o apresentado na estréia, quando a técnica deu lugar à raça (e a um pouco de sorte) e o time encontrou algumas dificuldades para bater o apenas esforçado time do Remo, que não contou com o apoio sua entusiasmada torcida, considerada o grande trunfo do clube paraense.
Tentando deixar a crise fora do campo, a equipe do Guarani, que após a saída do técnico Toninho Cerezo passa a ser treinada pelo auxiliar Vaguinho Dias, deve vir armada no esquema tático do 4-4-2, da mesma forma que atuou na vitória diante do CRB de Alagoas.
Os destaques do Bugre são os atacantes Edmílson, ex-Coritiba e Adeílson, jogador muito perigoso nas bolas aéreas. Edmílson sofreu uma contusão na partida de meio de semana, pela Copa do Brasil, e não jogará contra o Verdão.
A tendência é que o time campineiro venha jogando fechado, buscando explorar os contra-ataques. Por isso é muito importante que o setor defensivo do Cori não dê espaço para o veloz Adeílson, sob pena de ser surpreendido.
O Coritiba, por sua vez, superou as dificuldades da estréia, resolveu alguns problemas na equipe, mas ainda não inspira confiança e suscita muitas dúvidas. Enquanto os prometidos reforços não vêm, o Verdão contará com aquele que é o seu maior e mais importante reforço: a gigantesca Nação Alviverde. A expectativa é que o Couto esteja tomado pela galera Coxa, que deve incentivar o time do início ao fim do jogo.
Apesar dos problemas fora de campo e da desconfiança da torcida, os comandados de Estevam Soares deverão se esforçar ao máximo para provar seu valor e tentar conquistar os três pontos e a credibilidade da galera alviverde. Incentivo e apoio não faltarão e, portanto, o que se espera é vontade e amor à camisa dentro de campo. Nas arquibancadas a torcida se compromete a fazer a sua parte.
Para o jogo diante do Bugre, o técnico Estevam Soares tende a manter a base do time que entrou jogando contra o Remo, podendo, entretanto, haver duas mudanças: Índio, que sofreu uma entorse no tornozelo no treino desta quinta-feira, cede seu lugar a Marcelo Batatais e Caio, que treinou bem essa semana, pode ficar com a vaga de Eanes.
Entre os estreantes do jogo passado, no gol, Kléber segue como titular, uma vez que Artur ainda se recupera da cirurgia na face, além de o novo camisa 1 ter realizado uma boa partida em Belém. O lateral Andrezinho também segue no time, pois pelo que apresentou na estréia, está muito acima de Wilton Goiano, em termos técnicos. No meio, o segundo-volante Luciano Santos se saiu bem e segue na equipe. No setor ofensivo aparece o destaque do Coritiba na primeira rodada da Série B: Fábio Pinto marcou dois gols (um deles foi anotado como gol contra pelo árbitro daquela partida), deu bons passes e foi o nome do jogo e da rodada. Já o centroavante William perdeu dois gols em lances fáceis e fez uma estréia apenas razoável, pois lhe faltou eficiência.
Espera-se que diante da torcida, esses atletas - e todo o time - cresçam e mostrem qualidade e muita vontade. Nessa partida não haverá problemas com relação ao gramado ou vestiários, pois o jogo é em casa e a estrutura do Couto Pereira é referência nacional, possuindo um dos melhores gramados do Brasil atualmente. Com todas essas condições favoráveis dentro e fora de campo, o Verdão tem tudo para conseguir sua segunda vitória e arrancar bem na competição, mostrando que seu lugar não é, definitivamente, a Série B.
É evidente que o time do Guarani deve ser respeitado e o time Coxa-Branca deve jogar com muita cautela e inteligência. Mas devemos sempre lembrar que respeito é muito diferente de medo, sendo que com o apoio da torcida e no gramado do Monumental do Alto da Glória, só a vitória interessa ao Coritiba. Esse resultado é fundamental para consolidar o time no campeonato e dar forças ao grupo que buscará credenciar o Verdão para voltar à Série A.
O Couto Pereira é nossa casa! É nosso território! É nosso domínio! Com todo o respeito que os adversários merecem, dentro da nossa casa quem tem de mandar somos nós! O Verdão Coxa-Branca tem que se impor, tem que impor seu futebol, deve sempre mostrar que é grande e, com respeito, deve impor temor aos seus adversários. Vamos arrancar desde já rumo à primeira divisão!
Partida válida pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro – Série B
Coritiba x Guarani
Data: 22/04/2006, domingo
Horário: 16h
Local: Estádio Couto Pereira - O Monumental do Alto da Glória
Coritiba:
Kleber; Andrezinho, Marcelo Batatais, Henrique e Ricardinho; Márcio Egídio, Luciano Santos, Jackson e Fábio Pinto; Eanes (Caio) e William. Técnico: Estevam Soares.
Guarani:
Fernando; Mariano, Felipe, Rogério e Adílio; André Conceição, Juliano, Gustavo e Deyvid; Éder e Adeílson. Técnico: Vaguinho Dias.
Árbitro: Jefferson Schmidt – SC
Assistente 1: Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro – SC (FIFA)
Assistente 2: Rosnei Hoffmann Scherer - SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)