
BRASILEIRÃO
Independentemente da escalação da equipe carioca, o técnico Alviverde, Cuca, já deixou claro que o time que entrará em campo será o mesmo que treinou durante as duas semanas de paralisação do Campeonato Brasileiro, a chamada intertemporada, sendo que a surpresa Alviverde será a permanência do craque Marquinhos, recuperado de uma lesão no púbis, no banco de reservas.
A indefinição do técnico vascaíno Dário Lourenço, em jogar utilizando o sistema tático 4x4x2 ou 4x3x3, é que vai marcar o ritmo da partida, pois se optar pelo sistema tático com três atacantes, deixará seu meio campo desguarnecido e se jogar com dois atacantes, obviamente, perde poder ofensivo.
Por isso, para o Verdão Coxa-Branca, o jogo será de muita paciência, ou não... O Coritiba, que em 2005 deverá alcançar alto índice de vitórias fora de casa, já deixou claro que irá jogar com três zagueiros, sendo que Flávio, recuperado de lesão, volta a comandar a zaga Alviverde.
Caso o Vasco opte por entrar em campo com dois atacantes (4x4x2), o jogo deverá ser mais cadenciado e disputado no meio campo, porém o time carioca ocupa a 16ª posição na tabela e precisa da vitória, além de estar jogando em seus domínios.
O Coritiba tendo paciência e conseguindo amarrar o jogo forçará a entrada do terceiro atacante vascaíno, pois o time cruzmaltino precisa da vitória. Agindo dessa forma, o adversário cairá na armadilha do Verdão, que possui extrema velocidade em seus contra golpes, podendo se repetir nova goleada, assim como foi contra o Fluminense.
Se o Vasco optar por iniciar a partida com três atacantes (4x3x3), os contra golpes do time Coxa-Branca serão ainda mais eficientes, pois todos os jogadores estariam com os pulmões “a todo vapor”.
O técnico do Alviverde do Alto da Glória, Cuca, já deixou claro que sempre usará esse sistema tático para jogos fora de casa, pois o adversário tem a obrigação de buscar o resultado perante sua torcida e, como Cuca tem em suas mãos jogadores que se enquadraram perfeitamente nesse modelo tático, sua armadilha tática tem grandes possibilidades de obter êxito.
Ficha Técnica
Vasco da Gama x CORITIBA
Data: 12/06/2005
Horário: 18h10
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Times prováveis:
Vasco
Erivélton, Thiago Maciel, Ciro, Alemão e Maciel; Yves, Coutinho, Têti e Abedi (Willian); Alex Dias e Romário. Técnico: Dário Lourenço.
Coritiba
Fernando Vizotto; Miranda, Flávio e Nascimento; Jucemar, Márcio Egídio, Capixaba, Jackson e Ricardinho; Thiago e Alexandre.
Técnico: Cuca.
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves (MG);
Assistentes: Helbert Andrade (MG) e Alexandre Conceição (MG)
Serviço
A FutebolTotal, empresa que administra os bares e lanchonetes do Estádio Couto Pereira está disponibilizando um telão para os torcedores do Coritiba poderem acompanhar o televisionamento da partida de hoje, Vasco x Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)