
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, 30, às 19h30, no estádio Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de conseguir uma vitória absolutamente fundamental diante do Palmeiras no último final de semana, que tirou a equipe da ZR e deu uma alívio momentâneo à torcida, o Verdão agora tem um enorme desafio pela frente e encara a melhor equipe do país nos dias atuais. Do outro lado, um Atlético-MG em estado de graça, que vem jogando muito bem, e quer finalizar o ano com chave de ouro após atropelar o seu rival na Copa do Brasil
Coritiba vai ao Independência para não perder e encaminhar sua permanência
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Palmeiras, no Couto Pereira, e conseguiu um resultado absolutamente fundamental em sua luta pela permanência na Série A. Após um primeiro tempo truncado, com poucas chances para ambos os lados, o Coritiba voltou do intervalo disposto a conquistar os três pontos e logo aos 10 minutos encaminhou o seu objetivo após Zé Eduardo aproveitar uma sobra de uma bola dividida por Alex e abrir o marcador. O gol desestabilizou o Palmeiras, que se perdeu em campo e viu Joel aumentar a vantagem após passe açucarado de Alex, que recebeu uma bola fenomenal de Robinho. Com 2x0 no placar, o Verdão administrou o importantíssimo resultado até o final da partida para ultrapassar o Palmeiras e respirar na tabela.
Apesar de conquistar uma vitória crucial e ter aberto três pontos em relação à zona do rebaixamento, o Coritiba ainda tem um longo caminho a percorrer para finalmente garantir a permanência na Série A e respirar aliviado. A grande vantagem do Alviverde é depender apenas de seus resultados, entretanto, um tropeço aliado a bons resultados de Palmeiras e Vitória pode ser absolutamente fatal para a equipe. Entrar na ZR ao final desta rodada praticamente significaria um rebaixamento certo. Por isso, o Coritiba deverá se desdobrar para conseguir um bom resultado no Independência, mesmo sabendo que o desafio é grande e o Verdão terá pela frente um estádio e uma equipe bastante empolgada, apesar do cansaço natural pelo esforço da conquista do título.
Em relação à montagem do time, o técnico Marquinhos Santos possui um desfalque certo e uma dúvida. Zé Eduardo recebeu o terceiro amarelo no jogo diante do Palmeiras e está fora. Naturalmente, Dudu assume o seu lugar e reforça o meio-campo Alviverde. Na zaga, Welinton não treinou durante a semana inteira e não deve reunir condições de jogo. Para o seu lugar, o treinador Coxa-Branca pode promover a entrada de Rafael Bonfim (caso queira manter o esquema com três zagueiros) ou lançar Sérgio Manoel, o que faria o time voltar a atuar com uma linha de quatro defensores. Embora a hipótese de manutenção dos três defensores seja a mais provável, a definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Indeciso sobre quem joga, Levir promete um Galo forte diante do Verdão
O Atlético-MG vive em estado de graça. Após a sensacional conquista da Libertadores, no ano passado, o Galo conseguiu viradas históricas diante dos dois clubes que detêm as maiores torcidas do país e, na final da Copa do Brasil, simplesmente atropelou o seu maior rival. O time de Levir Culpi não passou qualquer risco nos dois jogos diante do Cruzeiro e impôs o terceiro vice-campeonato do torneio nacional a Marcelo Oliveira, que tomou um verdadeiro passeio tático do treinador paranaense. Feliz com o rendimento de sua equipe, mas principalmente por estender a série invicta sobre o seu principal rival, justamente em uma final de um torneio tão importante, a torcida do Galo deve lotar o Independência na despedida da equipe em jogos em Belo Horizonte na temporada 2014.
O time que entra em campo diante do Coritiba é uma verdadeira incógnita. Embora tenha dito que pretende utilizar os titulares, Levir Culpi pode mandar a campo uma equipe alternativa, mesclando jogadores titulares e reservas. Certo mesmo é que Luan, machucado, não poderá atuar. Além deles, atletas como Diego Tardelli e Jesús Dátolo, que se esforçaram demais nas duas últimas partidas, podem figurar apenas no banco de reservas. De qualquer forma, empurrado por sua torcida, o Atlético-MG deve se utilizar da empolgação para tentar encurralar o Coritiba e dar uma vitória de presente para sua torcida.
Panoramas da partida
Apesar de enfrentar uma equipe em festa, que não se cansa de comemorar uma conquista absolutamente histórica, a partida deste domingo será muito complicada para o Coritiba. O estádio Independência deve estar lotado e a torcida muito empolgada pela conquista. Sem absolutamente nada a perder na competição, o Galo deverá jogar totalmente solto e partir para cima do Coritiba desde os minutos iniciais. Cabe ao Verdão controlar a partida no início, se fechar na defesa para controlar o ímpeto adversário e, aos poucos, sair em contra-ataques para incomodar a meta do goleiro Victor. De qualquer forma, o time terá que ter atenção durante os 90 minutos e não errar em lances capitais.
Ofensivamente, o Verdão deverá, novamente, concentrar as suas jogadas em Alex e Robinho no meio. Além deles, Dudu deve completar o setor e dar a velocidade que a equipe precisa nos contra-ataques. Os três terão a incumbência de se aproximar de Joel, na frente. Em grande fase, o camaronês é a principal esperança de gols do Verdão no Independência e comandará o ataque Alviverde. Além deles, os laterais Norberto e Carlinhos devem apoiar constantemente o ataque e realizarem jogadas de linha de fundo. Por fim, o Verdão deve aproveitar as jogadas de bola parada, especialmente nos cruzamentos para Luccas Claro e Leandro Almeida.
Na parte defensiva, fica até mesmo complicado fazer uma análise da equipe do Atlético-MG sem a confirmação da equipe. Entretanto, o ataque, que deverá ser formado por Carlos e Diego Tardelli ou Marion é bastante veloz e deve incomodar muito a defensiva Coxa-Branca. No meio, as preocupações são com Maicosuel e Dátolo, que vêm se destacando muito nas últimas rodadas. Por fim, o Verdão deve controlar as descidas dos laterais (possivelmente Marcos Rocha e Douglas Santos) e as jogadas de bola parada, visto que Leonardo Silva e Jemerson são muito fortes nestes tipos de lance.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Independência para empurrar o Verdão rumo a um resultado que poderá praticamente definir a permanência Alviverde na Série A do Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que os jogadores consigam a força necessária para alcançar um grande resultado em Belo Horizonte.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 37ª rodada
Atlético-MG x Coritiba
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30/11/2014, domingo
Horário: 19h30
Atlético-MG:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Josué) Maicosuel e Jesús Dátolo; Carlos e Diego Tardelli (Marion).
Técnico: Levir Culpi
Coritiba:
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Rafael Bonfim (Welinton); Norberto, Hélder, Robinho, Dudu, Alex e Carlinhos; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Especial)
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
4º Árbitro: Marcos Vinícius de Sá dos Santos/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)