
Entrevista Coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
Na coletiva após a derrota, o técnico do Coritiba, Thiago Kosloski fez uma breve análise do jogo de hoje: “Sabíamos que seria um jogo muito difícil, Botafogo é líder com todos os méritos, mas coloco um ponto crucial nisso, o lance capital do segundo gol, a equipe estava bem postada em campo. O arbitro não vinha marcando qualquer tipo de falta para nenhum dos lados. O lance em que o Diogo rouba a bola era um lance em que ele não estava dando falta desse tipo, e não deu a falta, o jogo segue e o Coritiba faz o gol e o VAR chama. A pergunta é, e se fosse o Botafogo que tivesse feito o gol, será que o VAR iria chamar?” Thiago seguiu explicando como foi o restante do jogo: “Em seguida há um desequilíbrio na equipe. No lance do segundo gol do Botafogo, o Tiquinho faz a falta no Bruno Gomes, embora a bola não estivesse em jogo, mas o Bruno caiu e Tiquinho fez o gol, o VAR deveria ter chamado o arbitro para analisar, pois tivemos desvantagem no lance, o Bruno cai e o jogador que ele estava marcando faz o gol. No segundo tempo tomamos um gol numa transição. Não deixamos de jogar o jogo, tivemos chance com Edu, com Mauricio Garcez, jogamos de igual para igual com o Botafogo. Agora é ter cabeça fria para que essas situações não nos prejudiquem mais no futuro”.
Em relação ao equilíbrio emocional dos jogadores o técnico Coxa-Branca explicou: “Sempre falo que temos que ter equilíbrio emocional, estávamos bem no jogo, era um jogo lá e cá, tomamos um gol logo no começo, mas conseguimos empatar e até viramos num gol que foi invalidado. A dinâmica do jogo poderia ser diferente, pois poderíamos jogar mais na transição, com o Botafogo vindo para cima e nós com chance de ampliar. Temos que ter calma, fica uma lição para nós em que estas situações podem ocorrer, mas não podemos perder a concentração em nenhum momento”.
Thiago foi perguntado sobre as falhas defensivas ocorridas no jogo de hoje, que não vinham acontecendo mais nos últimos quatro jogos e ressaltou que o Coritiba está muito vivo no campeonato e falou em relação às falhas defensivas: “Nos últimos quatro jogos tivemos um nível de concentração muito alto e hoje também não perdemos a concentração, não vejo como falhas, mas sim méritos do Botafogo que tem um ataque muito poderoso, nós tentamos, brigamos, os jogadores foram briosos, mas o adversário foi muito competente, e agora é ver as coisas que erramos e que acertamos, pois também tivemos coisas boas nesse jogo e domingo fazer um bom jogo e ganhar”.
O treinador falou também sobre a evolução da equipe, que mesmo perdendo hoje, ele enxerga que houve, assim como nos últimos jogos: “Houve evolução, sem dúvida, hoje pegamos o melhor time do campeonato e no jogo passado pegamos uma das três melhores equipes. O Botafogo é uma equipe muito aguda, com transições fortes e tem mérito de estar liderando. Analisando com a cabeça fria, vimos que, apesar do placar tivemos o controle do jogo em certos momentos, criamos chances, tivemos posse”, disse ele.
Sobre a reconstrução que está havendo no ataque, com jogadores novos entrando, casos de Diogo, Garcez e Lucas Barbosa, Thiago disse que é um processo natural e que os que entraram hoje fizeram bom trabalho, lutaram e foram briosos.
Falando especificamente como trabalha com os jogadores a ideia fixa de sair da ZR, com o Couto voltando a ser fator preponderante, o treinador Coxa enfatizou o seguinte: “Nossa posição na tabela ainda é uma posição complicada, ganhamos três dos últimos quatro jogos e não conseguimos sair da ZR, mas existem outras equipes que oscilam. O Botafogo não é nosso campeonato, assim como o Fluminense não era, mas ganhamos, nos impomos. Se formos fazer um planejamento de pontuação, é claro que existem jogos em que somos o franco atirador, agora no domingo, jogando em casa, com o Couto cheio, vamos fazer um grande jogo e com apoio da nossa torcida ganhar os três pontos”.
A respeito de sua efetivação no cargo de técnico do Coritiba Thiago Kosloski afirmou que chegou em um acordo com a diretoria e é sim o técnico do time, deixando de ser interino, e agradeceu: “Fico muito feliz sendo o treinador do Coritiba. Agradeço aos jogadores, agradeço à diretoria pela confiança e agradeço à torcida pelo apoio. Espero poder corresponder no decorrer do campeonato”.
Por último, Thiago foi solicitado a falar sobre o jogador Diogo Oliveira e respondeu dizendo: “Diogo é um jogador que pode jogar pelos lados, mas está fazendo a função de nove, é voluntarioso, briga com os zagueiros, segura bem a bola”. E falou também sobre a história de vida desse jogador: “Acompanhei a história dele, já teve relatos dentro do grupo, estamos muito felizes com ele, agrega muito ao grupo e vai passando essa energia boa para os outros que chegaram, como o Garcez, Lucas Barbosa, o Sebastian e eles sabem da responsabilidade que é tirar o Coritiba dessa situação, e tenho certeza de que vamos conseguir”.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)