
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira, 19, às 21h, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de sofrer outra derrota fora de casa, desta vez para o Flamengo, o Verdão tem um confronto mais do que direto na luta para fugir da Série B em 2015 e não pode perder para o Vitória no Barradão, sob pena de aumentar o drama para os três últimos jogos da competição. Pela frente, terá um time embalado por uma difícil, porém crucial vitória alcançada na última rodada, e que quer aproveitar o fator casa para se afastar do perigo e dar um passo importantíssimo para a permanência na primeira divisão
Mais do que superação para conquistar o resultado positivo
No último final de semana, o Coritiba foi até o Rio de Janeiro para encarar o Flamengo e, apesar de não ter feito um jogo ruim, foi derrubado pelas sucessivas falhas individuais. Com preocupantes problemas defensivos, o Coritiba levou o primeiro gol ainda no primeiro tempo, indo para o intervalo com a desvantagem de 1x0. Na volta para a segunda etapa, em outra falha individual, Éverton apareceu sozinho na área para dobrar o placar. Logo depois, Vuaden deu um pênalti para o Flamengo. Vanderlei pegou e acendeu a equipe, que diminuiu em um bonito gol de Joel e perdeu boas chances de empatar. Quando era melhor, o Verdão tomou o terceiro gol em outra desatenção da zaga. Joel voltou a diminuir, mas já era tarde e o Alviverde teve mesmo que amargar a 11ª derrota fora de casa na competição.
O resultado, apesar de não ter feito o Coritiba voltar para a ZR, fez com que as preocupações da torcida se renovassem. Desta vez, os resultados da rodada não ajudaram muito e fizeram a diferença para a ZR cair para apenas um ponto. Ou seja, o Coritiba voltou a ficar com a faca no pescoço e novamente terá que conviver com uma forte pressão por resultados. Nesse sentido, a partida diante do Vitória pode ser encarada como uma verdadeira decisão, visto que além de não poder perder sob risco de entrar na ZR, o Coritiba ainda seguraria um adversário direto, o que seria importantíssimo para as três últimas rodadas da competição. Portanto, é preciso foco, determinação, disposição e vontade durante os 90 minutos da partida.
Em relação ao time, Marquinhos Santos novamente terá desfalques e novamente deverá fazer mistério para escalar sua equipe. Suspenso pelo terceiro amarelo, Leandro Almeida está impossibilitado de atuar. O mesmo acontece com Rosinei, machucado. Por outro lado, Welinton, que esteve de fora do jogo do Rio de Janeiro por questões contratuais, retorna normalmente ao setor defensivo. Assim, a tendência é que Marquinhos lance Dudu na equipe e jogue com três meias. Entretanto, a definição deve ficar para minutos antes da bola rolar, visto que, nos demais setores do campo, o treinador não tem qualquer problema.
Vitória quer consolidar recuperação com vitória em casa
Depois de penar durante o primeiro turno e ver um futuro assombroso pela frente, o Vitória se recuperou parcialmente após a chagada de Ney Franco. Apesar do time baiano nunca conseguir ter deixado a ameaça do rebaixamento para trás, o Vitória esteve poucas rodadas entre os quatro últimos e, quando esteve, logo saiu do ZR, exatamente como aconteceu na última rodada, quando a equipe conseguiu uma vitória crucial diante da Chapecoense, na Arena Condá, e jogou seu adversário direto para a zona do rebaixamento. A meta da equipe de Ney Franco, agora, é recuperar a força dentro de casa para encaixar uma nova sequência de vitórias e deixar longe o perigo de cair para a Série B.
O técnico Ney Franco (que parece ter se reencontrado no time baiano após uma passagem apagadíssima pelo Flamengo) possui algumas situações para a montagem de sua equipe. Suspenso pelo terceiro amarelo, Richarlyson está impossibilitado de atuar. Para o seu lugar, o técnico deve optar pelo retorno do atacante Vinícius, que se recuperou de lesão muscular, e voltar a jogar com três atacantes. Caso opte por uma equipe um pouco mais cautelosa, o volante Adriano deve ser o escolhido, mas esta é uma hipótese remota e o jogador deve mesmo ficar no banco de reservas. Por fim, há uma dúvida na lateral-esquerda, onde Mansur e Juan disputam uma vaga. No restante, a equipe deve ser a mesma que ganhou da Chapecoense, no último domingo.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira, apesar de não ser definitivo para a situação do Coritiba no campeonato, é extremamente decisivo para as duas equipes, que lutam diretamente para evitar a queda para a Série B. Portanto, é natural que a partida tenha ares de decisão, com um bom público e pressão nas arquibancadas e com o time da casa tomando a iniciativa da partida. Cabe ao Verdão, então, controlar os ânimos do Vitória, especialmente nos primeiros minutos, evitar cometer os mesmos erros defensivos do jogo do Maracanã e, aos poucos, aproveitar os contra-ataques para incomodar a meta de Wilson. Sair na frente do marcador será um passo fundamental para conquistar a tão esperada vitória.
Ofensivamente, a equipe deverá centralizar o seu jogo nas atuações de Robinho e Alex, que devem ser participativos e chamarem a responsabilidade, ditando o ritmo Alviverde na partida. Eles precisam ter a consciência de reter a bola quando a pressão for grande, ou dar mais dinamismo nos contra-ataques, caso necessário. Além deles, o Verdão precisará contar com o apoio dos laterais e com a movimentação de Joel, na frente, visto que o camaronês já se mostrou bastante útil para a equipe de Marquinhos Santos. Por fim, o Verdão deve aproveitar as jogadas de bola parada para chegar ao gol de Wilson.
Na parte defensiva, a principal preocupação deve ser mesmo com o trio de atacantes que Ney Franco deve escalar. Edno e Vinícius primam pela velocidade e devem utilizar os lados do campo para criarem as suas jogadas e se aproximarem do gol defendido por Vanderlei. Centralizado na área, o perigo é Dinei, um centroavante oportunista e que aproveita bem suas chances de gol. Por fim, o Coritiba deve conter o apoio dos laterais do Vitória, que são muito participativos, e ter muita atenção com as jogadas de bola parada. É preciso atenção para não cometer os mesmos erros.
Certamente, a torcida Alviverde estará presente nas arquibancadas do Barradão para apoiar os jogadores nesta crucial e importante batalha contra o rebaixamento. A vitória tão esperada longe de casa não tem melhor hora para vir e é atrás deste objetivo que o Verdão deve jogar. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos. Força e determinação, Coritiba!
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 35ª rodada
Vitória x Coritiba
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data: 19/11/2014, quarta-feira
Horário: 21h
Vitória:
Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Mansur (Juan); José Welison, Luis Caceres e Marcinho; Edno, Dinei e Vinícius.
Técnico: Ney Franco
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Sérgio Manoel, Robinho, Dudu e Alex; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Celso Luiz da Silva/MG
4º Árbitro: Gleidson Santos Oliveira/BA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)