Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Sport Club do Recife vem com algumas oscilações na disputa desta série B e a torcida teme que aconteça como no ano passado quando a equipe pernambucana era uma das favoritas ao acesso, e na reta final foi deixando pontos pelo caminho, e o acesso não veio.
O Leão da Ilha do Retiro está em sexto lugar na tabela de classificação com 32 pontos ganhos, mas há que se ressaltar que o time tem duas partidas a menos (contra CRB e Operário) do que os demais concorrentes.
O técnico Guto Ferreira vai reencontrar o Coxa, equipe que ele treinava antes do Sport, aliás, Guto foi demitido do Coritiba justamente após a derrota para o Sport no Couto Pereira, na partida do primeiro turno. O técnico assumiu o time pernambucano na partida contra o Santos, na Vila Belmiro e conseguiu um empate em 1 x 1, depois jogou com o Amazonas, na Arena Pernambuco, e ganhou por 3 x 2 e na última partida, jogando em Goiânia, a equipe foi derrotada pelo Vila Nova por 2 x 0, fazendo uma apresentação muito aquém das expectativas. O Vila Nova não ganhava do Sport há 20 anos, e conseguiu quebrar esse tabu.
Desde o começo do ano o Sport vem mandando seus jogos na Arena Pernambuco em virtude de que o estádio da Ilha do Retiro está em obras. A expectativa é de que em setembro as obras já estejam concluídas para que o time volte à sua casa. A diretoria alega que está tendo prejuízo financeiro pelo alto custo de manutenção e a dificuldade de acesso ao local, que fica na região metropolitana de Recife.
Para esta partida com o Coritiba, o meia Felipe está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Vila Nova. Felipe é titular absoluto do Sport e sua ausência é considerada uma grande perda técnica. Por outro lado, o atacante Barletta que estava suspenso, volta a ficar à disposição. Os reforços que chegaram nesta última janela, o lateral Di Plácido que veio do Lanús, mas que já jogou no Botafogo (RJ) e o atacante Wellington Silva, que estava no futebol chinês, juntamente com o lateral Igor Cariús, que volta de suspensão de um ano por envolvimento na máfia das apostas, todos seguem à disposição.
A provável formação que entrará em campo para enfrentar o Coritiba nesta quinta-feira deve ser: Caíque França, Di Plácido, Allyson, Luciano Castan e Igor Cariús (Dalbert); Luciano (Fabinho), Fabrício Dominguez e Lucas Lima; Wellington Silva, Gustavo Coutinho e Barletta.
O Sport tem uma ampla vantagem jogando como mandante, no retrospecto entre as equipes: em 19 partidas, são 12 vitórias rubro-negras contra 2 triunfos do Coritiba e cinco empates. As únicas duas vitórias Alviverdes na Ilha do Retiro foram pelo brasileiro de 2016, vitória por 1 x 0, gol de Amaral, e no brasileiro de 2017 pelo placar de 4 x 3, gols do Coxa marcados por Werley, Henrique Almeida, Jonas e Yan.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)