
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam neste domingo, 23, às 19h30, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. É decisão no Alto da Glória! Depois de conseguir um bom resultado diante do Vitória, mas acabar voltando para a ZR por conta da inacreditável vitória da Chapecoense sobre o Fluminense, no Maracanã, o Coritiba precisa dos três pontos e só depende dele para chutar para longe a ameaça da Série B. Para isso, contará com um estádio lotado e uma torcida apaixonada. Pela frente, terá um Palmeiras que, no ano de seu centenário, também luta contra a degola e, após parecer estar livre do perigo, perdeu as últimas três partidas e também joga a sua vida no Couto Pereira
Não importa como. É preciso vencer
Na última quarta-feira, o Coritiba foi até Salvador para desafiar o Vitória e conseguiu conquistar o seu objetivo que era o de não perder a partida para um concorrente direto. Com uma postura ofensiva, que surpreendeu muitos torcedores, o Verdão propôs um jogo franco contra a equipe baiana até que, em nova falha do setor defensivo, Dinei apareceu na cara de Vanderlei para abrir o marcador. Em seguida, o Vitória acertou o travessão de Vanderlei e essa pareceu ter sido a senha para o Verdão voltar a acordar no jogo. Minutos depois, Alex encontrou Carlinhos, que cruzou com perfeição para Luccas Claro empatar o jogo e levar a igualdade para o intervalo. No segundo tempo, em um jogo mais de transpiração que inspiração, os dois times até que criaram chances, mas não conseguiram balançar as redes dos goleiros e o 1x1 persistiu até o final.
O resultado, que parecia ser bastante benéfico ao Verdão, tornou-se péssimo após a conclusão da 35ª rodada, já que a Chapecoense surpreendeu o Fluminense em pleno Maracanã e goleou o time carioca por 4x1. Isso foi suficiente para fazer o Coritiba voltar a figurar no grupo dos quatro últimos colocados e embolou ainda mais a disputa contra o rebaixamento. O lado positivo é que o Verdão ainda depende de suas próprias forças para escapar da degola. Mas, para isso, será preciso jogar ainda mais em relação ao que o time vem apresentando. Em sintonia com a torcida é, sim, possível que o time respire e vença esta verdadeira batalha contra o rebaixamento.
Para a guerra diante do Palmeiras, a boa notícia é que,`à exceção de Rosinei, que segue vetado pelo DM Alviverde, Marquinhos Santos terá todo o seu elenco à disposição para a montagem da equipe. Sem poder atuar em Salvador por estar suspenso, Leandro Almeida volta a ficar à disposição e deve formar o trio de zagueiros com Luccas Claro e Welinton. Assim, Zé Eduardo, que entrou de titular no Barradão, deve retornar ao banco de reservas. Com Robinho atuando como segundo volante, o meio deve ser completo por Hélder, Alex e Dudu, com Joel atuando avançado. De qualquer forma, independente de esquema, o Coritiba precisa entrar e vencer o Palmeiras no Couto Pereira.
Palmeiras espera Valdivia para acabar com os problemas da equipe
O que era para ser uma festa, virou um terrível pesadelo para o Palmeiras. Na última quarta-feira, na inauguração de seu novo estádio, o Allianz Parque, a torcida lotou as arquibancadas esperando uma vitória que salvaria o time paulista da Série B. Entretanto, o que se viu foi um verdadeiro show de horror. Em um jogo fraquíssimo, o Palmeiras sucumbiu à boa organização do Sport que, após segurar o 0x0 no primeiro tempo, encontrou seu primeiro gol já após a metade do segundo tempo. A abertura do placar desestruturou ainda mais o time Alviverde, que partiu com tudo para o ataque e, desorganizado, levou o segundo já nos acréscimos da partida. O resultado fez com que o Palmeiras ficasse apenas um ponto à frente do Coritiba, que abre a ZR.
O técnico Dorival Júnior tem problemas para escalar sua equipe. Machucado, o zagueiro Fernando Tobio nem viajou com a delegação à Curitiba. O defensor argentino deve ser substituído pelo experiente Lúcio. No meio, Marcelo Oliveira está suspenso e deverá ser substituído por Renato. Entretanto, Agustín Allione corre por fora. Mas a grande expectativa fica por contra do aproveitamento do chileno Jorge Valdívia. O meia se machucou na vitória da seleção chilena por 5xo sobre a Venezuela e corre contra o tempo para poder atuar. Caso não jogue, Felipe Menezes deve seguir na armação. Na frente, Mazinho e Diogo disputam a vaga como companhia de Henrique.
Panoramas da partida
A atmosfera é de decisão e estes três pontos são absolutamente fundamentais na luta contra a série B. Temos uma dívida histórica com o Palmeiras por conta da perda do título da Copa do Brasil e chegou a hora de acertar esta conta. O estádio estará completamente lotado e os Guerreiros Alviverdes que estarão nas arquibancadas apoiarão o time sem parar. Entretanto, dentro de campo é preciso ter calma e sabedoria para conduzir a partida. Um 1x0 terá exatamente o mesmo valor de um 4x0. Portanto, o Coritiba deverá entrar muito concentrado em campo e ciente de seus objetivos para furar um possível bloqueio palmeirense e chegar ao gol de Fernando Prass. Foco, determinação, coragem e raça durante os 90 minutos.
Ofensivamente, com a provável presença de Leandro Almeida como terceiro zagueiro, os laterais terão mais liberdade em apoiar o ataque, desafogando a partida no meio. De qualquer maneira, Robinho, Dudu e Alex terão um papel fundamental na partida, pois serão os responsáveis por levar o Verdão à frente e criar as jogadas para a conclusão do camaronês Joel. Além disso, será importantíssimo que o Alviverde aproveite as jogadas de bola parada e os cruzamentos na área, visto que Palmeiras possui a pior defesa do campeonato e toma muitos gols desta forma.
Na parte defensiva, a grande questão está no aproveitamento ou não do polêmico chileno Valdivia. O aproveitamento do Palmeiras com ele em campo é muito maior e, por ser um jogo decisivo, é provável que o meia vá para o sacrifício. Cabe à marcação Alviverde chegar junto e não deixar o estrangeiro ter espaço para atuar. Na frente, a equipe palmeirense possui o artilheiro do campeonato. Henrique é responsável por quase 50% dos gols do Palmeiras e não pode ter espaço, pois possui forte poder de conclusão. Por fim, o Verdão precisa controlar as chegadas de Wesley e se prevenir contra as bolas alçadas na área.
Apoio nas arquibancadas
O torcedor Coxa-Branca respondeu aos chamados e certamente lotará as arquibancadas do Couto Pereira na partida da noite deste domingo. Aliás, será preciso que o torcedor jogue junto com o time e tenha paciência, porque talvez apenas um gol bastará para a vitória. Sendo assim, Guerreiro Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Cante e incentive durante os 90 minutos. Mais do que nunca, o Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 36ª rodada
Coritiba x Palmeiras
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 23/11/2014, domingo
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Norberto, Hélder, Robinho, Dudu, Alex e Carlinhos; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Palmeiras:
Fernando Prass; João Paulo, Nathan, Lúcio e Juninho; Renato, Victor Luís, Wesley e Jorge Valdivia (Felipe Menezes); Diogo e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO (Especial)
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence/GO (Especial)
Assistente 2: Bruno Raphael Pires/GO
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)