
Confronto de opostos
Por: Ricardo Honório
O confronto contra o Náutico pela 34ª rodada da Série B tem contornos bem diferentes da partida do primeiro turno, quando o Coritiba venceu por 3x1 jogando no Alto da Glória. Naquela ocasião, o time pernambucano, chamado de "Timbatível" pelo seu torcedor, era a sensação do campeonato e liderava o campeonato com quatro pontos a frente do Coritiba, que era o vice-líder da competição.
A partida marcou uma ampla superioridade do time alviverde e uma atuação de gala do seu trio de ataque. O Coritiba abriu uma vantagem de dois gols ainda no primeiro tempo, aos 33 com Igor Paixão, e aos 41 com Waguininho. No segundo tempo, o Náutico diminuiu com Matheus Carvalho, mas faltando 10 minutos para o fim da partida, Léo Gamalho colocou números finais no placar.
Com a vitória por 3x1, o Coritiba ficou a um ponto do próprio Náutico, e conseguiu assumir a liderança duas rodadas depois ao vencer o Brasil de Pelotas por 2x0, jogando fora de casa.
O Náutico, após a derrota para o Coritiba, entrou em queda livre no campeonato, chegando a perder cinco partidas consecutivas, que levou o time pernambucano a deixar o G4, caindo para a sétima colocação. As derrotas em sequência causaram a demissão do técnico Hélio dos Anjos, sendo substituído por Marcelo Chamusca, que iniciou o campeonato treinando o Botafogo. Após não conseguir fazer o time se recuperar no campeonato, Chamusca foi demitido para a volta do próprio Hélio dos Anjos.
Atualmente a situação do Náutico é bem diferente do confronto válido pela 15ª rodada. Com 45 pontos, o time pernambucano ocupa a 9 ª colocação e está a 16 pontos do líder Coritiba e a 9 do Goiás, atual 4º colocado. As chances de acesso são mínimas, com apenas 1%.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)