
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vasco se enfrentam neste sábado, 17, às 19h30, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. E neste antepenúltimo jogo da tempotrada, o Verdão tem apenas um objetivo: fazer uma boa partida para apagar de uma vez a péssima atuação diante do Corinthians, na última rodada. Para isso, precisa, no mínimo, levar o jogo a sério. Do outro lado, um Vasco em frangalhos. Com graves problemas financeiros, o time cruzmaltino não vence há sete rodadas, sofre com a pressão da torcida e busca uma vitória para amenizar um pouco da desconfortável situação
Jogadores querem entrar em campo logo para dar uma espera à torcida
No último final de semana, o Coritiba foi até o Pacaembu para desafiar o Corinthians, atual campeão da Libertadores, e o resultado não poderia ser mais desastroso. Em ritmo de treino, o Alviverde foi atropelado pela equipe paulista que, em mais um teste para o Mundial de Clubes, teve muito mais volume de jogo. Aproveitando-se dos espaços no meio-campo, fruto de uma opção equivocada de Marquinhos Santos por Vinícius, o que deixou a marcação comprometida, o Timão ainda foi ajudado por um pênalti no mínimo duvidoso e por dois gols que desviaram na zaga Alviverde para, em 20 minutos, fazer três gols. Deivid ainda descontou e o primeiro tempo terminou 3x1. Na segunda etapa, o panorama não mudou, o Corinthians fez mais dois gols e o jogo acabou mesmo 5x1.
A meta para a partida diante do Vasco não poderia ser diferente: o Coritiba tem a obrigação de fazer uma partida minimamente decente, levar o jogo a sério, e encarar de igual para igual a equipe carioca. Embora Marquinhos Santos ainda fale na difícil missão de conquistar o título do segundo turno, o Verdão deve mesmo é pensar no jogo a jogo e encerrar o Brasileiro na melhor colocação possível. Para isso, é preciso vencer um "adversário direto" e colar na classificação. Entretanto, o time tem a obrigação de entrar em campo com uma atitude totalmente diferente e realmente lutar pelo triunfo.
Em relação ao time, Marquinhos Santos pode comemorar a volta de um titular mas, em compensação, perde uma peça fundamental em seu esquema. Depois de cumprir suspensão automática na derrota para o Corinthians, o volante Gil retorna à equipe e compõe o setor com Willian. Por outro lado, o meia Éverton Ribeiro está impossibilitado de atuar por também ter levado o terceiro amarelo. Para o seu lugar, Marquinhos Santos testou diversas opções, mas Vinícius foi novamente escolhido e, desta vez na sua posição, assume a titularidade. No restante, a equipe será a mesma que vem atuando nos últimos jogos.
Com problemas financeiros e técnicos, Vasco tenta encerrar o campeonato de forma digna
Depois de fazer um ótimo primeiro turno, quando chegou a, inclusive, brigar pelo título brasileiro, o Vasco simplesmente despencou no campeonato, possui uma das piores campanhas no returno e amarga a sétima colocação na classificação, sem qualquer chance de Libertadores. O principal fator para esta queda acentuada de rendimento, segundo a imprensa carioca, é a grave crise financeira. Os salários estão atrasados e Roberto Dinamite sofre forte pressão da torcida para a sua renúncia. Como forma de amenizar a pressão, o presidente vascaíno anunciou a volta de Ricardo Gomes para a vaga de diretor técnico, e aposta todas as suas fichas na identificação do ex-treinador com o clube.
Mas não dá para explicar, apenas pela questão financeira, a crise do Vasco. A risível passagem de Marcelo Oliveira pelo clube cruzmaltino enterrou de vez qualquer chance de sucesso. Com duas vitórias (ironicamente contra os dois clubes já rebaixados) em dez jogos, o treinador foi demitido rapidamente, reforçando os seus péssimos números neste Brasileiro. Em relação à montagem do time, Gaúcho tem sérios problemas. Carlos Alberto, Carlos Tenorio, Dedé, Éder Luís e Alecsandro estão machucados. Já Felipe, Juninho Pernambucano e Douglas estão suspensos. Com todos estes problemas, o técnico cruzmaltino quebra a cabeça para montar o time, e deve dar chance a alguns jovens valores, como Marlone, Jhon Cley e Romário. A boa notícia é a volta de Nilton, que cumpriu suspensão e volta a ser relacionado.
Panoramas da partida
Embora seja difícil a preparação e principalmente a motivação para um jogo que vale muito pouca coisa em uma competição já definida, o Coritiba tem uma dívida a pagar com a sua torcida depois do vexame do Pacaembu e precisa demonstrar vontade de vencer a equipe carioca neste sábado. Por conta dos desfalques do adversário, o Verdão deve encarar uma equipe muito fechada, mas precisa ter bastante determinação, vontade e raça para superar este problema e conseguir mais três pontos neste Campeonato Brasileiro.
Ofensivamente, o Verdão precisará apostar nas atuações de Lincoln e Rafinha, principalmente, para chegar na frente e incomodar o gol de Fernando Prass. Como Vinícius foi o escolhido para substituir Éverton Ribeiro, a equipe não perde as suas características e deve aproveitar a velocidade para furar a lenta defesa vascaína. O apoio pelas laterais também será bastante importante, principalmente caso a partida se arraste com o placar de 0x0 por um bom tempo. As jogadas de bola parada e o oportunismo de Deivid serão grandes diferenciais para o jogo.
Na parte defensiva, certamente os inúmeros desfalques fazem com que o Vasco venha ao Couto Pereira com uma equipe bastante frágil. De qualquer forma, a defensiva Coxa-Branca deve prestar bastante atenção no trio de jovens valores do ataque do Vasco, formado por Marlone, Jhon Cley e Romário. Estes atletas, por não recebem chances consecutivas, devem entrar em campo querendo mostrar serviço e devem ser vigiados a todo momento. Além deles, os chutes de longa distância de Nilton e Fellipe Bastos e as jogadas de bola parada devem ser outras duas forças da equipe vascaína que devem ser neutralizadas pela zaga Coxa-Branca.
Apoio nas arquibancadas
Embora seja uma partida que não acrescente muito no campeonato, na metade de um feriado prolongado, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe em mais um desafio neste Brasileirão. Desta forma, Guerreiro Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória para acompanhar o time em seu antepenúltimo compromisso do ano em casa. O Verdão necessita de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 36ª rodada
Coritiba x Vasco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 17/11/2012, sábado
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero e Dênis; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Vinícius; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Vasco:
Fernando Press; Jonas, Renato Silva, Fabrício e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Wendell, Marlone e Jhon Cley; Romário.
Técnico: Gaúcho
Árbitro: Paulo César Oliveira/SP (FIFA)
Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho/SP
Assistente 2: Carlos A. Nogueira Júnior/SP
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)