
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Goiás se enfrentam nesta quarta-feira, 18, às 21h, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro 2013. Depois da verdadeira palhaçada a que a torcida foi submetida no final de semana, o Coritiba tem a obrigação de vencer o Goiás e dar uma resposta dentro de campo, porque, fora dele, o marasmo e a omissão imperam, assim como tem sido nos últimos meses. Pela frente, um perigoso Goiás, que conseguiu um grande resultado na última rodada e vem com caras conhecidas ao Couto Pereira para tentar dar sequência à boa fase
É preciso respeitar a camisa Coxa-Branca
O último final de semana marcou mais um capítulo vergonhoso da participação do Coritiba no Campeonato Brasileiro 2013. Apresentando um futebol de Série B, o Verdão conseguiu a igualdade diante de um adversário fraquíssimo apenas aos 46 minutos do segundo tempo com sua estrela solitária: Alex. Aliás, o gol de bicicleta do craque Alviverde foi a única coisa que se salvou da partida, porque, de resto, o que se viu em campo foi um verdadeiro bando que, sem tática alguma, era colocado na roda pelo limitado time baiano. As decisões vindas do banco de reservas eram reflexo do time dentro de campo: nervoso, sem objetividade e com sinais claros de que alguma coisa não está certa nos bastidores. O resultado disso foi um ambiente poucas vezes visto no Couto Pereira.
Mas engana-se quem coloca a culpa integralmente em Marquinhos Santos. Certo ou errado, pelo menos o treinador não peca por omissão e definitivamente não é o culpado por estar rodeado por um Departamento Médico e profissionais responsáveis pelo condicionamento físico de qualidade questionável. De novo, o Coritiba perdeu jogadores por lesão e tudo é tratado como obra do azar, como, ao final do jogo, o presidente afirmou, citando os casos de Deivid e Júnior Urso. Aliás, um recado. Não adianta ficar falando de dívidas. Atualmente, a maior dívida do Coritiba é com o próprio torcedor, que é obrigado a passar por situações humilhantes como foi a de domingo. Já o Superintendente de Futebol, responsável pela montagem do elenco, simplesmente não aparece para dar qualquer explicação.
O Coritiba está perdido, no caminho da Segunda Divisão e é no meio deste turbilhão que Marquinhos Santos precisa montar um time para encarar o Goiás. O treinador Alviverde contará com o retorno de Victor Ferraz à lateral-direita mas, por outro lado, perde Vítor Júnior, suspenso. No lugar do meia, a tendência é que Marquinhos Santos escale Janio que, nesse caso, faria a dupla de ataque com Júlio César. Também existe a possibilidade que Lincoln seja escalado no lugar do centroavante, que fez uma discreta partida diante do Bahia. Outra novidade é a presença de Abner pela primeira vez entre os profissionais. Escudero se machucou no treino e abre espaço para a estreia do garoto. Na meia cancha, Willian retorna de suspensão e substitui o machucado Uelliton.
Goiás aposta em Walter para tentar se aproximar do G4
Depois de iniciar o Brasileirão de maneira irregular, o Goiás reagiu, deixou as últimas colocações na tabela e atualmente ocupa a oitava posição com uma campanha muito similar à do Coritiba. A recuperação do Esmeraldino tem um principal personagem: Walter. O atacante, que chama a atenção dos torcedores por seu porte físico, lidera a equipe e, com gols e assistências, mudou o Goiás de patamar. Na última rodada, por exemplo, o Alviverde goiano foi até o Pacaembu, derrotou o Corinthians e começou, inclusive, a sonhar com uma vaga no G4.
Embora o técnico Enderson Moreira e os jogadores do Goiás ainda falem em fugir do rebaixamento, é nítida a empolgação pela aproximação ao G4. A continuidade do sonho depende de um bom resultado no Couto Pereira e, pensando neste objetivo, o time goiano vem a Curitiba. O treinador do Goiás terá dois desfalques. Suspenso, o zagueiro Rodrigo não joga e abre lugar para a entrada de Valmir Lucas. Na lateral, o problema é mais grave. William Matheus sentiu uma lesão na parte posterior da coxa e foi vetado. Como Eron e Mário Sérgio também estão no DM, a solução será improvisar o zagueiro Pedro Henrique na esquerda. No meio, a dúvida é entre Roni e Ramon (ex-Coritiba). No restante, a equipe será a mesma que bateu o Corinthians.
Panoramas da partida
Chega de discursos vazios ou promessas infundadas. A paciência acabou. É preciso vencer o Goiás de qualquer forma. O rebaixamento já começa a bater em nossa porta e é preciso acordar enquanto há tempo. Não só os jogadores dentro de campo precisam se empenhar mais, fora dele, a diretoria tem a obrigação de honrar os seus compromissos e dar tranquilidade ao elenco e, se realmente tudo estiver em dia, a cobrança deve vir forte. Chega de falas apaziguadoras ou panos quentes. É hora de agir. Por isso, o mínimo que a torcida espera é raça, determinação e comprometimento com as cores do Coritiba.
Ofensivamente, com o retorno de Victor Ferraz e a estreia de Abner, finalmente o Coritiba terá a oportunidade de construir jogadas pelas laterais, desafogando o meio-campo. Neste setor do gramado, a esperança novamente será depositada em Alex que, com sua enorme técnica e qualidade pode resolver o jogo a qualquer momento em favor do Verdão. Robinho e Gil precisam ser mais participativos e ajudar o meio. Na frente, em sua primeira oportunidade como titular, Janio, pelo menos, deve mostrar mais vontade e determinação que seus outros companheiros de posição e precisa aproveitar a sua chance.
Na parte defensiva, todos os olhares da zaga Coxa-Branca devem estar em Walter. Independentemente de seu estado físico, o centroavante goiano possui técnica diferenciada e também pode resolver a partida em um reduzido espaço do campo. Além dele, o Coritiba deve prestar atenção em Hugo e Renan Oliveira que, pouco aproveitado no Coritiba, encontrou o seu espaço no Goiás e vem apresentando um bom futebol, se tornando peça chave na equipe. O apoio dos laterais, principalmente Vítor, e as jogadas de bola parada também devem ser controlados.
Apoio nas arquibancadas
Outra vez, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas para oferecer a sua força e sua voz em prol do Coritiba. Entretanto, algumas atitudes abomináveis como aplaudir o gol adversário, como ocorreu diante do Bahia, devem ser evitadas. A torcida, obviamente, tem todo o direito de protestar, mas é peça fundamental em uma possível vitória na partida desta quarta-feira. Sendo assim, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. Sua presença, definitivamente, fará a diferença.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 3ª rodada - returno
Coritiba x Goiás
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 18/09/2013, quarta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Abner; Willian, Gil, Robinho e Alex; Júlio César (Lincoln) e Janio.
Técnico: Marquinhos Santos
Goiás:
Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Pedro Henrique; Amaral, David, Roni (Ramon), Renan Oliveira e Hugo; Walter.
Técnico: Enderson Moreira
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistente 1: Rogério Pablos Zanardo/SP
Assistente 2: José Eduardo Calza/RS
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)