
ARBITRAGEM
A equipe dos administradores do site Coxan@utas encaminhou ao Ouvidor da Série A do Campeonato Brasileiro, o senhor Francisco Horta, algumas sugestões para a ampliação da transparência no processo de sorteio dos árbitros para os jogos do Campeonato Brasileiro.
A idéia surgiu após a troca de mensagens eletrônicas entre alguns dos administradores do site e o Ouvidor da Série A questionarem o critério da Confederação para levar a sorteio em mais de alguns jogos da última rodada, três dos dezenoves árbitros selecionados para o sorteio da CBF.
Confira as mensagens:
"Prezado Luiz,
Encaminhei a sua sugestão, quanto aos sorteios dos árbitros, à Comissão de Árbitros da CBF, a frente o Dr. Edson Rezende de Oliveira.
Confesso-lhe que a minha preocupação com as arbitragens extrapola, inclusive, o sorteio,que entendo ser correto e transparente.
A minha insatisfação está no que tange aos aspectos técnico e psicológico das arbitragens, de uma maneira geral, nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O nível delas foi baixo e preocupante. Muitos jogos tiveram a interferência de erros de incompetência dos árbitros no resultado, o que é inaceitável.
A respeito, precisaremos melhorar, e bastante, para a próxima temporada de 2006.
Saudações tricolores".
Francisco Horta
-----Mensagem original-----
De: Luiz
Enviada em: segunda-feira, 28 de novembro de 2005 13:20
Para: horta.ouvidor@cbffutebol.com.br
Assunto: Sorteio dos árbitros
"Senhor Ouvidor:
recebi de um amigo, a sua resposta (na verdade não respondeu a pergunta dele...) sobre o sorteio dos árbitros promovidos pela CBF.
Não estou questionando a lisura do processo que o senhor abaixo descreveu, até porque não posso viajar até o Rio para acompanha isto e acredito no seu testemunho por escrito. Mas fica a sugestão dos senhores gravarem a mesma e divulgarem em media player no site oficial da Confederação.
Também poderiam ser divulgadas as atas (em arquivo de imagem), como os nomes e documento de identificação dos presentes no sorteio. Creio que para um sistema de sorteio, ao qual o senhor afirma não haver marmelada, não
haveria problema em divulgar isto. Fica a sugestão.
A pergunta que fica é: porque na 41ª rodada, dos 19 árbitros que participaram do sorteio das 11 partidas, apenas 3 deles participaram do sorteio em dois jogos? Qual o critério da Comissão de Arbitragem da CBF para definir que aqueles 3 árbitros (e apenas eles três) iriam para o sorteio mais de uma vez? Por que não tiveram duas chances para serem sorteados TODOS os árbitros que foram para o sorteio da 41ª rodada?
Saudações Alviverdes,"
Luiz Carlos Betenheuser Júnior
"Prezado Alan Roger,
Em sessões públicas e sempre testemunhadas por jornalistas e desportistas de clubes,são feitos os sorteios pela comissão de Árbitros da CBF,à frente o Dr.Edson Rezende de Oliveira, com 72 horas de antecedência, para a realização dos jogos.
Obviamente, no momento em que o trio é sorteado, ele é substituido por um outro previamente selecionado.
O modus faciendi é igual aos sorteios promovidos pela Caixa Econômica Federal: um grande globo prateado, com bolas numeradas correspondentes aos números dos jogos da rodada.
Não há manipulação humana. Não há marmelada. A respeito, até atas são feitas e assinadas pelos presentes aos sorteios.
Saudações tricolores".
Francisco Horta-Ouvidor
-----Mensagem original-----
De: Alan Roger
Enviada em: sábado, 26 de novembro de 2005 14:44
Para: horta.ouvidor@cbffutebol.com.br
Assunto: Sorteio dos árbitros
"Olá Dr. Horta,
Gostaria de saber como funciona o sorteio dos árbitros para as partidas.
Fiquei um pouco confuso ao ver que o mesmo árbitro participa do sorteio de dois jogos. E se ele for sorteado para as duas partidas?
sds alviverdes"
Alan Roger
Curitiba-PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)