
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe do Palmeiras alcançou a liderança do campeonato brasileiro da série A, nesta última quinta-feira, chegando a 19 pontos ganhos, quando venceu o Botafogo por 4 x 0, numa jornada bastante positiva da equipe e especialmente dos jogadores Scarpa e Rony que foram determinantes na vitória por goleada.Agora o time paulista vem a capital paranaense para enfrentar o Coritiba no próximo domingo, dia 12/6/2022, tentando se manter na liderança.
O Palmeiras iniciou o campeonato da série A de 2022 perdendo para o Ceará, no Allianz Parque, e essa acabou sendo a única derrota da equipe, pois a partir daquele jogo não perdeu mais, com 5 vitórias e 4 empates, sendo ainda detentor do melhor ataque do campeonato com 17 gols marcados e a melhor defesa, com apenas 5 gols sofridos.
A temporada de 2022 tem sido perfeita para a equipe paulista, pois foi líder geral na fase de grupos da Libertadores, com a melhor campanha entre os 32 times que disputam a competição e está nas oitavas de final da Copa do Brasil onde vai enfrentar o rival São Paulo.
O Palmeiras é comandado pelo técnico português Abel Ferreira, 43 anos, que é um dos técnicos mais longevos dos que trabalham no Brasil, com dois anos de serviços prestados à equipe palestrina. Isso, segundo a mídia esportiva nacional, contribui muito para o bom futebol que o time vem apresentando, se tornando neste momento o maior favorito ao título máximo do campeonato brasileiro, título esse que ainda falta ao técnico português. Abel Ferreira tem uma filosofia de jogo de não abdicar da bola, e como ele mesmo diz, “defender para atacar e atacar para defender”.
A equipe paulista é uma equipe que perde muito pouco, visto que neste ano de 2022 perdeu apenas 3 partidas, foi derrotado pelo Ceará na primeira rodada do Brasileirão, perdeu a primeira partida da decisão do Paulistão para o São Paulo e perdeu para o Chelsea na decisão do Mundial de clubes da FIFA.
O plantel da equipe teve poucas mudanças em relação ao ano passado, pois a maioria do elenco foi mantida, destacando-se o Raphael Veiga, Zé Rafael, Gustavo Gomez, Weverton, Dudu, Gustavo Scarpa, além de jogadores formados na base como o caso dos meia atacantes Danilo, Wesley, Gabriel Menino e Gabriel Veron. Para a janela de transferências de julho o Palmeiras já acertou com mais dois atacantes, o argentino José Manuel López, de 21 anos e destaque do Lanús, a quem o Palmeiras desembolsou 10 milhões de dólares (mais impostos e taxas) para ter o atacante, e Miguel Merentiel, uruguaio de 26 anos, mas que era destaque da equipe argentina do Defensa y Justicia, que foi adquirido por 1,5 milhões de dólares. O principal destaque da equipe, o meia Raphael Veiga sofreu uma lesão na coxa durante o jogo com o A. Mineiro e não jogou contra o Botafogo e possivelmente não estará à disposição de Abel Ferreira para o jogo contra o Coritiba. O departamento médico do Palmeiras não divulgou qual o tempo aproximado que o jogador ficará afastado dos gramados.
A equipe que vai enfrentar o Coritiba deve ser a mesma que iniciou o jogo com o Botafogo, ainda com as ausências dos zagueiros Gustavo Gomez que está servindo a seleção do Paraguai e Kusevic que está com a seleção do Chile. Sendo assim, o Palmeiras deve ir a campo com: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Rony e Gabriel Veron.
O histórico dos confrontos entre Coritiba e Palmeiras no Couto Pereira aponta uma vantagem em favor da equipe Coxa-Branca, pois em 25 confrontos foram 12 vitórias do Coritiba, 8 empates e 5 derrotas. O último jogo entre as duas equipes realizado no Couto foi vencido pela equipe do Coxa por 1 x 0, pelo campeonato da série A de 2020. O gol foi marcado pelo lateral Jonathan.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)