
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Palmeiras é o virtual campeão brasileiro de 2022 pois, segundo matemáticos, as chances de título após a vitória contra o time do Botafogo no Rio de Janeiro subiram para 96,6%, visto que a diferença para o segundo colocado na tabela de classificação é de 10 pontos. A equipe paulista tem 63 pontos enquanto o segundo colocado, Internacional de Porto Alegre tem 53 pontos, uma diferença expressiva se levarmos em conta que faltam apenas nove rodadas para o término do campeonato. O Palmeiras é também a equipe que tem menos derrotas até agora na série A, apenas duas derrotas que aconteceram no Allianz Parque, porém, jogando fora de seus domínios o time não perdeu ainda nesta série A.
Na última rodada o Palmeiras foi ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 3/10 para enfrentar o Botafogo e venceu se impondo perante os cariocas, que até saíram na frente com gol de Tiquinho Soares, mas depois veio a virada com gols de Gustavo Scarpa (pênalti), Mayke e Dudu. Neste jogo o meia Zé Rafael foi expulso e não joga contra o Coritiba, mas talvez o desfalque maior esteja no banco de reservas, pois o técnico Abel Ferreira recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso, o auxiliar João Martins deverá comandar o time dentro de campo. Para o lugar de Zé Rafael a opção pode ser o jogador Gabriel Menino. Quem também está de fora da equipe alviverde paulista é Raphael Veiga, grande destaque do time em 2022, mas que foi submetido a uma artroscopia no tornozelo direito e não joga mais nesta temporada, assim como o volante Jailson que rompeu os ligamentos do joelho direito e passou por cirurgia.
O zagueiro Murilo, que não atuou contra o Botafogo por conta de uma virose, voltou a treinar e estará à disposição para o jogo desta quinta. Murilo vem formando a zaga titular juntamente com o paraguaio Gustavo Gomez, zaga essa que é a menos vazada da série A com apenas 20 gols sofridos, além de ser uma zaga artilheira com 19 gols marcados, recorde na história do clube, gols marcados por Gustavo Gomez (9), Luan (1) e Murilo (9). Essa artilharia da zaga palmeirense se deve muito ao aproveitamento das bolas paradas através do meia Gustavo Scarpa.
Quem também deve compor o banco de reservas da equipe contra o Coxa é o jovem atacante Endrick de 16 anos, grande destaque das categorias de base e que aos poucos vai integrando o time titular, embora ainda não tenha feito sua estreia na equipe principal.
A expectativa de público para o jogo contra o Coritiba, nesta quinta-feira, é de aproximadamente 40 mil pessoas pois no domingo, dia 2/10 já haviam sido confirmados 32 mil ingressos, portanto lotação quase total no Allianz Parque.
O provável time que vai a campo enfrentar o Coritiba deve ser: Weverton, Marcos Rocha, Luan (Murilo), Gustavo Gomez e Piquerez; Danilo, Gabriel Menino, Mayke e Gustavo Scarpa; Dudu e Ronny.
O histórico deste confronto, em jogos disputados na cidade de São Paulo revela uma superioridade do Palmeiras, pois em 26 jogos disputados o Coritiba venceu apenas 6, com 5 empates e 15 vitórias dos paulistas. Mas no último jogo pela série A em 2020, a equipe Coxa-Branca venceu por 3 x 1 com gols de Robson (2) e Giovani Augusto.
No jogo válido pelo 1º turno da Série A de 2022, disputado no Couto Pereira, a vitória foi do Palmeiras por 2 x 0, com Dudu e Ronny marcando para a equipe paulista.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)