Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Botafogo de Ribeirão Preto vive um momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro. Após 29 rodadas, o Pantera ocupa a 18ª colocação com apenas 29 pontos conquistados, fruto de uma má campanha: sete vitórias, oito empates e 14 derrotas. O time balançou as redes 25 vezes, mas sofreu 44 gols, o que o coloca, ao lado do Amazonas, como a defesa mais vazada da competição. O cenário piora com a fase recente: nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas e apenas um empate.
O aproveitamento fora de casa também preocupa. Em 14 partidas como visitante, o Botafogo somou apenas 11 pontos, com três vitórias, dois empates e nove derrotas, um rendimento de 29%. Com o desempenho atual, as projeções indicam risco superior a 80% de rebaixamento para a Série C. O técnico Alan Aal, pressionado no cargo, amarga sua pior sequência no comando do clube. Ainda assim, o treinador tenta manter a confiança do elenco e afirma acreditar na permanência.
Após a derrota por 2 a 1 para a Ferroviária, no estádio Santa Cruz, Alan cobrou maior efetividade dos atacantes de lado e sinalizou mudanças táticas. Entre as possibilidades, estão o deslocamento de Marquinho para atuar aberto e a entrada de Leandro Maciel como armador, como ocorreu na etapa final contra a Locomotiva. No setor direito, a instabilidade de Gabriel Barros, Cafu e Robinho é motivo de preocupação, e o comandante busca alternativas rápidas para evitar que a crise se agrave.
O provável time que enfrentará o Coritiba no Couto Pereira nesta sexta-feira deve formar com: Victor Souza; Jeferson, Edson, Vilar e Gabriel Risso; Bispo, Matheus Barbosa (Leandro Maciel), Alejo e Marquinho; Robinho (Guilherme Queiróz), Léo Gamalho e Jefferson Nem.
Em todos os confrontos entre Coritiba e Botafogo (SP) nota-se um certo equilíbrio. Foram disputados 13 jogos entre as duas equipes, com quatro vitórias do Coritiba, seis empates e três vitórias do Botafogo-SP.
Jogando no Couto Pereira, foram disputados sete jogos entre as duas equipes, com duas vitórias para cada lado e três empates. O último jogo realizado no Couto, pela série B de 2024, deu Pantera que venceu por 3 a 1. A última vitória do Coritiba jogando no Couto Pereira foi pela série B de 2019, Coritiba 3 a 2, gols de Sabino, Robson e Juan Alano para o time Alviverde.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)