
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, 22, às 21h, no Couto Pereira, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de fazer uma partida absolutamente ridícula em Florianópolis, especialmente no segundo tempo, e ter sido goleado por 4x0 pelo fraco time do Figueirense, o Coritiba volta à capital e precisa ganhar de qualquer maneira do rival carioca para seguir respirando no Brasileirão. Do outro lado, um adversário exatamente na mesma situação, que atravessa graves problemas financeiros, está no final da tabela e vê a partida contra o Coritiba como fundamental na briga contra a Série B em 2015
De qualquer jeito, é preciso vencer
No último final de semana, o Coritiba foi até Florianópolis e, quando todos esperavam um bom rendimento do time diante de um dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento, o que se viu foi um verdadeiro show de horror proporcionado pela equipe Alviverde. Após ter sido novamente prejudicado pela arbitragem, que anulou um gol legítimo de Robinho, Vanderlei fez pênalti como resultado de uma pixotada de Welinton e, a partir daí, o time simplesmente parou. Com um flagrante desânimo e sem poder de reação, o Coritiba assistiu o adversário jogar até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o panorama ficou ainda mais dramático, o time conseguiu jogar ainda pior e viu o Figueirense marcar o segundo, o terceiro e quarto gols em sequência. Um 4x0 humilhante e uma atuação abaixo da crítica de um time que atuou sem alma e comprometimento.
O resultado manteve o Coritiba na lanterna, entretanto, finalmente os resultados ajudaram e a diferença para o Vitória (o 16º colocado) permaneceu em dois pontos. Entretanto, o que assustou a torcida (que cobrou os jogadores na saída do jogo em Santa Catarina) foi a maneira como a equipe encarou essa partida tão decisiva. Independentemente do problema de salários, que teoricamente seria resolvido nesta semana, a torcida não engolirá humilhações como esta. É preciso mais comprometimento e dedicação em campo, pois as chances ainda existem. Para isso, uma vitória diante do Botafogo é absolutamente fundamental. Um novo tropeço poderia deixar a situação praticamente irreversível nas últimas rodadas do Brasileirão.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos ainda não poderá contar com o retorno de Hélder, que segue com problemas lombares. A boa notícia é que, à exceção deste jogador, o treinador Alviverde poderá contar com praticamente todo o elenco para a partida desta quarta. Assim, o time deverá ser praticamente o mesmo do último final de semana. A única provável e esperada alteração é a volta de Martinuccio ao time. Assim, ou Rosinei seria deslocado para primeiro volante, com Robinho e Alex completando o setor, ou Sérgio Manoel permaneceria na equipe. Independente de tudo, é fundamental e obrigatório que a equipe vença o Botafogo.
Também desesperado, Botafogo tenta vencer para sair do sufoco
A exemplo do Coritiba, o Botafogo vive situação delicadíssima no Campeonato Brasileiro. Entretanto, os problemas financeiros da equipe do Rio de Janeiro são ainda mais graves. Recentemente, o presidente Maurício Assumpção demitiu os jogadores Emerson, Júlio César, Bolívar e Edílson e deflagrou uma verdadeira guerra no clube, com trocas de acusações dos dois lados. Além disso, a acachapante derrota por 5x0 para o Santos, que tirou o clube da Copa do Brasil, e a discussão pública do goleiro Jefferson com o preparador Wilson Gottardo deixou o ambiente ainda mais carregado. É neste clima que o Botafogo vem a Curitiba e tenta desafiar o Verdão.
Em relação à equipe, o técnico Vágner Mancini deve repetir praticamente a mesma escalação que empatou com o Sport, em Volta Redonda, no último final de semana. A única alteração mesmo deverá ser o retorno do zagueiro André Bahia à zaga. O jogador treinou normalmente nesta terça-feira e manda Matheus Manezes de volta ao banco de reservas. A grande "atração" fica por conta da presença do atacante Jóbson, que recebe outra chance do clube que o projetou. Cheio de problemas, a exemplo do Coritiba, o Botafogo vem preparado para enfrentar uma verdadeira "guerra" no Couto Pereira.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira é de fundamental importância para o Coritiba. Não é exagero nenhum dizer que uma vitória mantém a equipe viva na luta contra o rebaixamento. Por outro lado, uma derrota faz com que a equipe praticamente perca todas as suas chances e seja obrigada a encarar o amargo gosto de encarar a Série B em 2015. Portanto, nem é preciso dizer que o Coritiba precisa pisar no gramado do Couto Pereira com raça, atitude e determinação em busca deste objetivo. A vitória precisa vir, de qualquer maneira e com qualquer placar. Dentro de campo, comprometimento. Fora dele, apoio integral.
Na parte ofensiva, caso Martinuccio seja confirmado no time titular, o Coritiba ganha em velocidade neste setor e proporá um jogo franco ao Botafogo. Com o argentino e com o camaronês Joel se revezando com Zé Eduardo nas costas dos laterais botafoguenses, o Coritiba tende a criar diversas jogadas de linha de fundo e pode incomodar muito o gol de Jefferson. No meio, Alex precisa voltar a aparecer mais para a partida e precisa ter o apoio de Robinho para criar jogadas e chegar com perigo à frente. Por fim, as jogadas de bola parada e o apoio de Norberto e Carlinhos, que simplesmente não atuaram em Florianópolis, precisam ser mais bem aproveitados.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar muito cuidado com a velocidade do ataque do Botafogo, formado por Rogério, Wallyson e Jóbson. Embora nenhum dos três esteja atravessando um grande momento, todos são perigosos e devem incomodar a meta de Vanderlei. Além deles, a defensiva Alviverde precisa ficar atenta às subidas de Gabriel e do peruano Luis Ramírez, que costumam arrematar em longa distância. Por fim, o Coritiba deve controlar as jogadas aéreas e não cometer os infantis erros individuais que vêm se somando rodada após rodada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Couto para empurrar o Verdão em mais este decisivo e fundamental confronto pela permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Este é, até aqui, o jogo mais importante do campeonato e uma vitória é fundamental para a equipe. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais uma vez, seremos o combustível dos jogadores em campo. Incentive sem parar durante os 90 minutos. O Coritiba precisa de você!
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 30ª rodada
Coritiba x Botafogo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 22/10/2014, quarta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Rosinei (Sérgio Manoel), Robinho e Alex; Alejandro Martinuccio, Joel e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Botafogo:
Jefferson; Régis Souza, Dankler, André Bahia e Júnior César; Aírton, Gabriel e Luis Ramírez; Jóbson, Rogério e Wallyson.
Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Anderson Daronco/RS (Asp. FIFA)
Assistente 1: José Antônio Chaves Franco Filho/RS
Assistente 2: José Javel Silveira/RS
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)