
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, 4, às 19h30, no Couto Pereira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de fazer um excelente jogo diante do Fluminense e de ganhar uma folga de 10 dias sem jogos, o Verdão retorna ao Brasileirão para definir a sua condição e eliminar de vez qualquer risco matemático de rebaixamento. Pela frente, terá o Atlético-MG, que embora esteja oito pontos distante da liderança, ainda sonha com o título e joga uma de suas últimas fichas para continuar a perseguição ao Fluminense
Time quer vitória para confirmar o bom momento e chutar para longe o assunto rebaixamento
O Coritiba foi até o Rio de Janeiro, ainda na semana passada, e desafiou de igual para igual o líder do campeonato no Engenhão. Jogando uma partida solta e determinada, o Verdão já tinha equilibrado as ações da partida e neutralizado a pressão do Tricolor carioca quando um passe errado de Deivid deixou Wellington Nem livre para abrir o placar. Após o intervalo, ainda mais incisivo, o Coritiba dominava a partida até que uma nova jogada de Wellington Nem foi suficiente para deixar Thiago Neves livre para fazer 2x0. A partir daí, o que se viu foi um show de ousadia de Marquinhos Santos, que tirou os laterais, colocou mais homens de frente e, literalmente, amassou o líder em seu campo de defesa. Premiado pela postura em campo, o Verdão descontou e buscou o empate, mas faltou tempo e a partida terminou mesmo em 2x1.
Embora o resultado tivesse sido negativo, a torcida Coxa-Branca se mostrou, em sua grande maioria, bastante satisfeita com o rendimento diante da melhor equipe da competição até aqui. Os 90 minutos do Engenhão serviram para mostrar, definitivamente, a mudança de mentalidade técnica e tática do Coritiba que, independentemente do adversário, joga para vencer, tanto dentro como fora de casa. É justamente essa postura que a torcida, a comissão técnica e os próprios jogadores esperam rever neste domingo, diante do Atlético-MG. Embora remota, a chance de queda ainda existe e, quanto mais cedo o Verdão atingir os 45 pontos (número que, segundo os matemáticos, garante os clubes na série A), melhor.
Diferentemente das últimas rodadas, desta vez o técnico Marquinhos Santos não tem qualquer problema para escalar a equipe e poderá repetir a mesma formação que atuou nas última rodada diante do Fluminense. Inocentado em um julgamento "inventado" pelo STJD no meio da semana, o zagueiro Luccas Claro forma dupla com Escudero que, embora poupado de alguns treinamentos, não preocupa e atua normalmente. Outros dois jogadores que acusaram desconfortos musculares, mas também vão para o jogo são Denis e Deivid. O artilheiro, inclusive, passou a sua primeira partida desde a estreia sem marcar gols e espera "descontar o atraso" em cima do Galo.
Insistindo no sonho, Atlético-MG sabe que só pode pensar na vitória
Depois de algumas temporadas apenas brigando contra o rebaixamento, o Atlético-MG vai vivendo um ótimo 2012. O Alvinegro de Belo Horizonte conquistou o título mineiro com sobras e, com um alto investimento, formou uma equipe bastante competitiva para o Campeonato Brasileiro. Sem sair das posições superiores desde o início do campeonato, a equipe do técnico Cuca é a principal perseguidora do Fluminense e, mesmo com a distância na casa dos oito pontos de diferença, ainda não desiste do sonho de reconquistar a competição nacional, algo que aconteceu apenas em 1971.
O empate contra o Flamengo, na última rodada, tirou um pouco da animação dos jogadores e da torcida, visto que, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, o Galo não conseguiu virar a partida e reduzir a diferença para o Fluminense. De qualquer maneira, todos no clube ainda acreditam no título, mas sabem que uma vitória no Couto Pereira é de fundamental importância. Em relação à equipe, o técnico Cuca terá o desfalque do volante Pierre, que levou o terceiro amarelo. Serginho é o mais cotado para entrar em seu lugar, recuando Leandro Donizete para a posição de primeiro volante. Por outro lado, quem está de volta após ficar de fora contra o Flamengo é o lateral Júnior César. Com isso, Richarlyson volta ao banco de reservas. Por fim, para reforçar a marcação no meio, Cuca deve lançar o jovem volante Fillipe Soutto. Assim, Guilherme perde a sua condição de titular e Jô passa a ser o único atacante.
Panoramas da partida
Certamente será outra partida bastante complicada para o Coritiba. Não por acaso, o Atlético-MG ocupa a vice-liderança do Brasileirão e, mais do que isso, sabe que necessita da vitória para alimentar alguma chance de título. Por isso, deverá vir a Curitiba com a proposta de um jogo franco. Cabe ao Coritiba demonstrar, agora dentro de casa e diante do segundo melhor time do campeonato, a mesma postura do jogo contra o Fluminense e encarar o adversário de igual para igual, jogando para frente, em busca da vitória.
Ofensivamente, o Verdão deverá continuar a explorar a velocidade no meio-campo, especialmente com Rafinha e Éverton Ribeiro, que vêm se destacando nas últimas partidas na criação de jogadas. Lincoln, que voltou a apresentar um bom futebol na rodada anterior, também deverá ser peça chave no esquema de Marquinhos Santos, chegando ao ataque. Na frente, a esperança de gols é Deivid que, apesar de não ter feito boa partida no Engenhão, tem muito crédito e o apoio total da torcida Alviverde. O apoio dos laterais Denis e Victor Ferraz e o aproveitamento nas jogadas de bola parada também serão boas alternativas.
Na parte defensiva, as principais preocupações do Coritiba estão no setor criativo do Galo. Ronaldinho e Bernard se entenderam muito bem desde o primeiro momento que atuaram juntos e vêm sendo os responsáveis por manter o Galo na luta pelo título. Com ótimas jogadas e grande movimentação eles alimentam, com muita qualidade, o atacante Jô, que, neste final de semana, deve jogar isolado na frente. Além deles, a defensiva Coxa-Branca deverá conter o constante apoio dos laterais Júnior César e Marcos Rocha, que aparecem bastante na linha de fundo, produzindo boas jogadas. Por fim, é preciso ter um cuidado especial com as bolas paradas, tanto nas batidas diretas a gol de Ronaldinho, quanto no cruzamento para os zagueiros Réver e Leonardo Silva.
Apoio nas arquibancadas
Certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória neste importante e complicado desafio diante do Atlético-MG. Sendo assim, torcedor Alviverde, nem pense duas vezes na hora de pegar e vestir a sua camisa rumo ao Alto da Glória. O Verdão necessita de seu apoio e energia para vencer mais esta batalha e eliminar, de vez, qualquer risco de queda.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 34ª rodada
Coritiba x Atlético-MG
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 04/11/2012, domingo
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero e Dênis; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Atlético-MG:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Leandro Donizete, Fillipe Soutto, Serginho, Bernard e Ronaldinho; Jô.
Técnico: Cuca
Árbitro: Wagner Reway/MT (Asp. FIFA)
Assistente 1: Lilian da Silva Fernandes Bruno/RJ (FIFA)
Assistente 2: Marcelo Bertanha Barison/RS
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)