
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, 24, às 19h30, no Couto Pereira, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de perder um jogo que não se apresentava difícil em Recife e de voltar à zona do rebaixamento, o Coritiba agora tenta dar uma resposta diante do líder Cruzeiro para voltar a ficar de fora da zona perigosa e respirar um pouco mais aliviado. Pela frente, terá um time mordido, que perdeu uma partida para seu maior rival no último final de semana e não quer deixar que os concorrentes diretos pelo título voltem a se aproximar
Alex e Zé Eduardo retornam para tentar reconduzir o Coritiba às vitórias
No último final de semana, o Coritiba foi até Recife para desafiar o Sport e, quando todos esperavam que o time mantivesse o padrão de jogo demonstrado na partida diante do São Paulo, o que se viu na Ilha do Retiro foi um time apático e que claramente jogou pelo empate. Sem muita criatividade no meio-campo, o Alviverde até teve algumas chances para abrir o marcador no primeiro tempo. Entretanto, as oportunidades não foram convertidas e o Verdão acabou sendo castigado com o gol de Felipe Azevedo na etapa complementar, o que foi suficiente para a equipe nordestina somar mais três pontos na competição.
Como havia sido dito antes da partida, o resultado recolocou o Coritiba na zona do rebaixamento, visto que a rodada anterior era repleta de confrontos diretos. É preciso que o time se conscientize da importância de somar pontos fora de casa, caso contrário, além de jogar mais pressionado no Couto Pereira, ficará sempre neste entra e sai da ZR. Justamente por este motivo, o jogo contra o Cruzeiro ganha ares de decisão, já que o Alviverde precisa vencer para passar outra rodada longe da zona do rebaixamento. Para isso, é fundamental que o time apresente luta, disposição e vontade em busca de seu objetivo.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos terá desfalques, mas conta com o retorno de importantes jogadores. Ainda machucado, Welinton está vetado e não atua. O mesmo acontece com Robinho (que levou o terceiro amarelo) e Élber que, por força contratual, está impossibilitado de participar do jogo. Por outro lado, Alex e Zé Eduardo, que cumpriram suspensão diante do Sport, estão liberados e confirmados no onze titular. As outras voltas são dos estrangeiros Martinuccio e Geraldo. Entretanto, ambos devem ficar apenas como opções no banco de reservas.
Cruzeiro quer ir à forra em Curitiba e manter a distância aos concorrentes
Depois de uma longa série invicta, o Cruzeiro conheceu a sua primeira derrota no Mineirão em partidas do Campeonato Brasileiro no último final de semana e o adversário não poderia ser pior: o arquirrival Atlético-MG. O Alvinegro de Belo Horizonte fez o gol da vitória já aos 45 minutos do segundo tempo e interrompeu uma sequência de dez jogos em que o Cruzeiro apenas vencia no maior estádio de Minas Gerais. Entretanto, com sorte, o time celeste viu o São Paulo, seu principal concorrente pelo título, também perder, o que não alterou sua vantagem na tabela de classificação, que permanece em sete pontos.
De qualquer maneira, o sinal amarelo foi ligado na Toca da Raposa, visto que são duas derrotas em três jogos, algo nada normal para o time comandado por Marcelo Oliveira. O treinador do clube mineiro não possui problemas com cartões em seu elenco, entretanto, para o jogo diante do Coritiba, ele não poderá contar com o jovem e habilidoso meia Alisson, que sentiu uma lesão ainda no clássico e não se recuperou a tempo. Para o seu lugar, Marcelo Oliveira deve lançar Dagoberto, mas Willian corre por fora. Lucas Silva e Marcelo Moreno foram poupados do último treinamento da equipe, mas devem atuar normalmente. Nas demais posições, a equipe será a mesma do último final de semana.
Panoramas da partida
Não existe desafio maior do que encarar o líder de uma competição. Portanto, a partida desta quarta-feira será extremamente difícil para o Coritiba. Entretanto, os jogadores devem demonstrar o mesmo empenho que foi visto no jogo contra o São Paulo e, sem medo, partir para cima do Cruzeiro. Raça, determinação e vontade serão ingredientes que não poderão faltar nesta partida, visto que, como também precisa do resultado, o Cruzeiro tende a partir para cima e deixar alguns espaços no campo.
Ofensivamente, a volta de Alex trará muito mais qualidade no meio-campo. Além disso, o Verdão ganha um reforço fundamental nas jogadas de bola parada, que estavam sendo subaproveitadas. Outro que deve dar mais dinamismo à equipe é Zé Eduardo. Com sua movimentação incansável na frente, ele deve incomodar os zagueiros adversários e permitir as chegadas dos jogadores de trás para concluir em gol. Por fim, as jogadas de bola parada e o apoio dos laterais também serão importantes.
Na parte defensiva, nem é preciso dizer que o Verdão terá que ter extremo cuidado com o ataque do Cruzeiro. Os meias Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart atravessam excelentes fases e devem ser muito bem vigiados. O mesmo acontece na frente, com Dagoberto (ou Willian) e Marcelo Moreno, que reencontrou o seu bom futebol na Raposa e vem fazendo gols decisivos na grande maioria dos jogos. Por fim, o Verdão deve conter a ofensividade dos laterais e as jogadas de bola aérea, visto que Dedé tem um ótimo aproveitamento neste tipo de jogada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um excelente público na partida desta quarta-feira diante do líder do Brasileirão. Os três pontos são fundamentais e darão sobrevida para a permanência na Série A. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Uma vez mais, o Coritiba precisa de seu apoio e energia.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 24ª rodada
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 24/09/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Dudu (Gil) e Alex; Zé Eduardo e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto (Willian) e Marcelo Moreno.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Vinícius Furlan/SP
Assistente 1: Rogério Pablos Zanardo/SP (Asp. FIFA)
Assistente 2: Vicente Romano Neto (Especial)
4º Árbitro: Felipe Duarte Varejão/ES
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)