
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste sábado, 28, às 18h30, no Couto Pereira, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de conseguir reencontrar a vitória em um jogo emocionante, diante do Náutico, no meio de semana, o Verdão agora tenta embalar e desafia o Grêmio, no Alto da Glória. Para isso, conta com o apoio de sua torcida, que espera se ver representada por jogadores comprometidos com os três pontos dentro de campo. Pela frente, terá o bom e embalado Grêmio, bastante forte fora de seus domínios e que busca a quinta vitória seguida para se consolidar entre os melhores times da competição e se aproximar da ponta da tabela de classificação
Com ou sem sofrimento, o importante é vencer de novo e se afastar da ZR
Foi difícil, suado e extremamente brigado o reencontro do Coritiba com a vitória. Depois de oito jogos consecutivos (contando a final da Copa do Brasil), o Verdão finalmente voltou a sorrir e comemorou um resultado positivo ao final de uma partida. Na base da superação dos erros individuais que ainda são evidentes, os atletas Alviverdes buscaram a virada nos Aflitos. O placar de 4x3 recompensou um time que, dessa vez, se ainda esteve muito longe do ideal, compensou com determinação e garra, além de aproveitar boa parte das chances que apareceram na frente. O destaque do jogo foi Leonardo que, em sua primeira aparição como titular após o retorno do futebol chinês, superou um início lento para, com dois gols, contribuir decisivamente na construção do resultado.
Aliás, Leonardo foi uma das surpresas na escalação de Marcelo Oliveira. Tentando resolver o crônico problema defensivo de seu time, o comandante Alviverde escalou três volantes (Willian, Júnior Urso e Sérgio Manoel), mas nem assim a marcação Coxa-Branca se acertou e, com menos de 20 minutos, o Coritiba já tinha levado dois gols do Náutico. Os marcadores batiam cabeça e se perdiam em campo, dando espaços para que a equipe pernambucana criasse livremente as suas jogadas. No segundo tempo, Marcelo Oliveira sacou Júnior Urso e lançou Lincoln. A mexida melhorou todos os setores da equipe e permitiu que Éverton Costa e Leonardo pudessem criar sucessivas chances na frente. Ponto para o treinador que, assim como na lateral-direita, visto que Ayrton voltou à titularidade, percebeu o seu erro a tempo de corrigi-lo e saiu com o resultado positivo.
Em relação ao time, a tendência é que Marcelo Oliveira monte uma escalação mais parecisa possível com aquela que foi bem no segundo tempo nos Aflitos. Após cumprir suspensão, Emerson volta normalmente à zaga, mandando Demerson para o banco e formando o setor com Pereira. No meio, quem está fora é Júnior Urso. O volante recebeu o terceiro amarelo e deve abrir espaço para o retorno de Lincoln no setor. Assim, Sérgio Manoel seria recuado à posição de segundo volante e o veterano meia dividiria a tarefa de criação com Robinho. Na frente, Éverton Costa e Leonardo se entenderam bem e devem seguir como titulares. A única dúvida fica sobre o aproveitamento de Ayrton, que saiu se queixando de dores no ombro no confronto diante do Náutico e será reavaliado.
Em nítida evolução, Grêmio quer confirmar sua perseguição aos líderes
Neste Campeonato Brasileiro, o Grêmio vem cumprindo à risca a tese que muitos teóricos do futebol brasileiro definem como ideal para uma competição por pontos corridos. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo assume os riscos e simplesmente não empata. Após 12 jogos, o Grêmio ganhou oito partidas e perdeu quatro, números suficientes para manter o Tricolor gaúcho sempre próximo ao G4, seguindo de perto os líderes da competição. Além desta particular característica, a equipe de Porto Alegre também chama atenção pelo altíssimo investimento na montagem de seu elenco. Jogadores considerados caros como Elano, Zé Roberto, Kléber e Marcelo Moreno estão reunidos na equipe, conferindo experiência e, acima de tudo, qualidade ao time gremista, que busca se reencontrar com um título nacional de grande porte após um longo tempo.
Em relação à equipe que encara o Coritiba, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá alguns problemas, provocados pela péssima arbitragem de Wilton Pereira de Sampaio (o mesmo do primeiro jogo da final da Copa do Brasil) na vitória por 1x0 diante do Fluminense, no Olímpico, pela última rodada. O volante Souza recebeu o terceiro amarelo e o atacante Kléber foi expulso. Ambos cumprem suspensão e estão impossibilitados de atuar. No meio, a tendência é que Vanderlei adiante Gilberto Silva à posição de volante, promovendo a volta de Vilson na zaga. Mas também não está descartada a simples entrada de Léo Gago. Na frente, quem aparece é André Lima, visto que o garoto Leandro, que seria o substituto natural de Kléber, segue vetado pelo DM. Nas demais posições, a equipe é a mesma que vem atuando junta há algumas rodadas.
Panoramas da partida
Agora é preciso lutar para confirmar a recuperação. Depois de quebrar o jejum de maus resultados, o Coritiba precisa concentrar todas as forças nesta partida diante do Grêmio para encaixar a segunda vitória consecutiva, se livrar das últimas posições da tabela e encher o grupo de moral para os próximos e difíceis desafios que a tabela do Campeonato Brasileiro reserva. Em virtude disso, os atletas Alviverdes precisarão demonstrar muita vontade e garra em busca do resultado. Além disso, é fundamental que o Verdão tenha atenção máxima durante os 90 minutos de partida, visto que o time gaúcho possui jogadores de qualidade individual inquestionável, que podem resolver o jogo em apenas um único lance.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deve aproveitar um maior poderio ofensivo, agora com dois atacantes de ofício, um deles Leonardo que, enfim, passa a ser a referência no ataque Alviverde. Além disso, é preciso aproveitar o bom momento de Robinho, que fez uma boa partida em Recife, e a experiência de Lincoln, que tende a ser o grande articulador das jogadas ofensivas do time, chamando a responsabilidade e encostando na frente para arrematar em gol. As descidas e as bolas paradas de Ayrton (caso realmente atue) também são boas opções, assim como a força da dupla de zaga Pereira e Emerson nos cruzamentos para a área adversária.
Na parte defensiva, o Verdão precisa tomar muito cuidado com a dupla de articuladores do Grêmio. Além de possuírem excelente qualidade no passe, Zé Roberto e Elano são muito fortes na bola parada e estão treinados para aproveitar a boa estatura dos homens de frente, André Lima e Marcelo Moreno. Em virtude disso, a marcação Coxa-Branca na meia-cancha deve ser forte, mas é preciso cuidado para não extrapolar nas faltas próximas à área. As descidas dos laterais Edílson e Pará também devem ser controladas, visto que o time de Vanderlei Luxemburgo costuma abusar das jogadas de linha de fundo.
Apoio nas arquibancadas
De ânimo renovado, a torcida Coxa-Branca certamente comparecerá nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o time rumo a mais uma vitória na competição, o que seria bastante importante para melhorar, definitivamente, o ambiente no clube e afastar o Coritiba da perigosa zona da degola. Sendo assim, torcedor Alviverde, não pense duas vezes em colocar a sua camisa e ir até o Alto da Glória para prestigiar o seu clube em mais esse desafio. Os jogadores precisam de sua força e energia para acumular mais três pontos e fazer com que o Coritiba continue subindo na classificação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 13ª rodada
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 28/07/2012, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Robinho e Lincoln (Gil); Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio:
Marcelo Grohe; Edílson, Vilson (Léo Gago), Werley e Pará; Gilberto Silva, Fernando, Elano e Zé Roberto; André Lima (Rondinelly) e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Cristhian Passos Sorence/GO (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)