
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Náutico se enfrentam nesta quarta-feira, 17, às 19h30, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de derrotar o Bahia e alcançar a terceira vitória consecutiva na competição, abrindo vantagem para a ZR, o Verdão quer manter o embalo e encerrar com chave de ouro a série de confrontos diretos para ficar ainda mais tranquilo na luta contra o rebaixamento e embalar para as próximas rodadas, quando irá enfrentar os três líderes do campeonato. Pela frente, o Náutico, que faz bela campanha em seu retorno à série A e luta pelos mesmos objetivos do Coritiba para encerrar a temporada de maneira sossegada
Apesar da vantagem, time sabe que nada está garantido e busca nova vitória
Após a heroica vitória diante do Palmeiras, o Coritiba recebeu o Bahia no último domingo, 14, no Couto Pereira, para encaixar a terceira vitória seguida e abrir ainda mais vantagem na luta contra o rebaixamento. E foi exatamente isso o que aconteceu. Após um primeiro tempo morno, em que o time pareceu sentir o desgaste da batalha em Araraquara, o Verdão foi para cima do time nordestino na segunda parte do jogo e martelou a defesa do Bahia até Deivid subir de cabeça após cruzamento de Gil e desempatar a partida. Foi o quinto gol em seis jogos do atacante Alviverde, responsável direto pela arrancada do time nas últimas rodadas e por dar um pouco mais de tranquilidade à torcida Coxa-Branca.
Os 2x1 diante do Bahia foram suficientes para que o Coritiba abrisse 11 pontos de vantagem para a zona do rebaixamento e respirasse um pouco mais aliviado. Entretanto, ainda restam oito partidas e todo o cuidado é pouco. É preciso vencer o Náutico e encerrar a série de confrontos diretos em grande estilo, até porque o Verdão desafiará os três líderes do Brasileirão nas próximas rodadas, enfrentando as dificuldades naturais para somar pontos. Sabendo disso, Marquinhos Santos e seus jogadores deverão manter o ritmo para conquistar mais um triunfo e avançar ainda mais na tabela de classificação, visando ocupar posições entre os dez primeiros colocados.
Em relação ao time, Marquinhos Santos ganha um reforço para a partida. Retornando de suspensão, o volante Willian volta a ocupar a sua posição no meio-campo, mandando Júnior Urso para o banco de reservas. Surpresa na escalação da última rodada, Luccas Claro foi muito bem no jogo diante do Bahia, fez o seu primeiro gol com a camisa profissional do Coritiba e será mantido na defesa, ao lado de Escudero. No meio, embora Thiago Primão tenha entrado muito bem na última rodada, Lincoln está confirmado na equipe titular e dividirá as funções de criação com Éverton Ribeiro e Rafinha. Na frente, Deivid é a esperança de gols e quer manter a sua ótima média.
Tranquilo, Náutico quer voltar a vencer longe de casa
Certamente o Náutico é uma das surpresas positivas do Campeonato Brasieiro 2012. Em sua volta à elite da competição nacional, o Timbu faz uma campanha muito melhor que a do seu rival, Sport, e deve se manter na série A para a próxima temporada com relativa tranquilidade. A força da equipe Alvirrubra em seu estádio é um dos fatores que permite esta condição. O Náutico perdeu apenas para Fluminense e Coritiba em seus domínios e somou a grande maioria de seus atuais 40 pontos dentro de casa. Por outro lado, o rendimento é fraco longe do Recife. A vitória sobre o Atlético-GO, na 8ª rodada, foi a única até o momento, e o Timbu luta para reencontrar os triunfos "na estrada".
Para montar a sua equipe, o técnico Alexandre Gallo vive uma situação curiosa. Por um lado, o treinador Alvirrubro conta com os retornos de Souza e Patric, que cumpriram suspensão na vitória por 1x0 diante do Palmeiras, e do zagueiro Alemão, recuperado de uma entorse no tornozelo. Por outro, Gallo terá que administrar os desfalques de Douglas Santos e Martinez, que receberam o terceiro amarelo na última rodada e estão suspensos. A tendência é que João Paulo assuma a vaga na esquerda, enquanto que Souza retorna naturalmente ao meio-campo e substitui Martinez. Com isso, Rhayner deverá ter um pouco mais de liberdade para apoiar o ataque e alimentar a dupla Araújo e Kieza. Nas demais posições, a equipe deve ser a mesma da última partida.
Panoramas da partida
Mais uma vez o Coritiba deve entrar em campo disposto a vencer o seu adversário a qualquer custo e obter mais três pontos na tabela de classificação. O jogo contra o Náutico fecha a série de confrontos diretos e, por isso, os jogadores devem deixar tudo dentro de campo para obter outro resultado positivo, ultrapassar o adversário e ficar ainda mais tranquilo na luta contra o rebaixamento. Assim como nas últimas partidas no Couto Pereira, o Verdão deve encarar um rival disposto a aproveitar os contra-ataques. Em virtude disso, os atletas Alviverdes devem demonstrar muita atenção, determinação, raça e vontade. Somente assim será possível vencer mais uma e avançar na tabela.
Ofensivamente, o Verdão deve continuar a explorar as características de velocidade no meio-campo, abusando das trocas de passes. Rafinha (que foi um dos melhores na partida diante do Bahia), Éverton Ribeiro e Lincoln devem conduzir a equipe à frente e criar as oportunidades para a conclusão de Deivid, na referência. As ultrapassagens dos laterais, Victor Ferraz e Dênis, e as chegadas de Gil ao ataque também serão importantíssimas nesta partida, principalmente porque o Náutico, ainda mais que Bahia e Ponte Preta, deve congestionar o meio-campo. As jogadas de bola parada também serão boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com o ataque do Timbu. Araújo e o goleador Kieza são dois jogadores muito perigosos, que criam várias chances de gol e, por conta disso, devem ser bastante vigiados. Além deles, o Verdão deve conter as chegadas de Souza e seus perigosos chutes de longa distância. Ainda no meio, Rhayner é outro jogador que subiu bastante de produção ao longo do campeonato e deve ser contido. Por fim, é preciso prestar atenção em Patric, que costuma apoiar constantemente o ataque, produzindo jogadas de linha de fundo.
Apoio nas arquibancadas
A torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão rumo à quarta vitória consecutiva e praticamente assegurar a permanência na série A do Campeonato Brasileiro. Torcedor Alviverde, nesta quarta-feira, o seu lugar é no Alto da Glória. Definitivamente, esta é a partida da manutenção do Coritiba na elite do futebol brasileiro. Prepare a sua garganta e cante durante os 90 minutos. O Coritiba necessita de seu apoio e de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 31ª rodada
Coritiba x Náutico
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 17/10/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero e Dênis; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Náutico:
Felipe; Patric, Jean Rolt, Alemão e João Paulo; Elicarlos, Souza, Rogério (Josa) e Rhayner; Araújo e Kieza.
Técnico: Alexandre Gallo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: Márcio Luiz Augusto/SP
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)