
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste domingo, 16, às 16h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de conseguir uma vitória longe de casa e manter os 100% de aproveitamento sob o comando de Marquinhos Santos, o Verdão agora recebe o Alvinegro praiano para encaixar mais um triunfo e continuar a sua escalada na tabela do Brasileirão. Pela frente terá um instável Santos, que sofre com as convocações da seleção Brasileira, mas, dessa vez, confia em sua principal estrela para também tentar emendar uma sequência de resultados positivos para ainda tentar alcançar a até então distante quarta vaga na Libertadores da América
Verdão tenta a trinca para continuar subindo e respirar mais aliviado
Na última quarta-feira, 12, o Verdão foi até Goiânia para tentar encerrar um longo jejum de vitórias nas partidas longe de casa e conseguiu o seu objetivo. Mais maduro e consciente de sua superioridade, o Verdão ditou as ações da partida na maior parte do tempo e retornou com um fundamental triunfo. Mas, para isso, a equipe de Marquinhos Santos teve que lutar bastante. Embora tenha saído na frente do placar com menos de um minuto de jogo, o Alviverde sofreu o empate em uma destenção geral da defesa e foi para o intervalo com a igualdade no placar. Entretanto, mais ligado e ofensivo no 2º tempo, o Verdão sufocou o Atlético-GO no início e chegou ao gol da vitória com Deivid, que outra vez se portou bem no gramado. Apesar de perder outras raras oportunidades de ampliar o marcador, o Coritiba segurou a importante vitória e avançou na classificação.
Agora o Alviverde retorna ao Couto Pereira e tem um grande desafio pela frente: superar o Santos de Neymar, que foi ainda mais badalado pela mídia brasileira após fazer um bonito gol sobre o Flamengo, na vitória por 2x0 pela última rodada. Sabendo da qualidade deste jogador e dos diferenciais que possui em campo, Marquinhos Santos e seus comandados sabem dos obstáculos que irão encarar. Entretanto, a possibilidade da terceira vitória consecutiva motiva o elenco. Um novo triunfo afastaria, definitivamente, o Coritiba de perto da linha da ZR e faria, inclusive, que o time trocasse de posição com o próprio Santos na tabela. Por todos estes fatores, a equipe deve demonstrar determinação, raça e vontade durante os 90 minutos da partida.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca que, visivelmente, vem alterando a maneira da equipe atuar e modificando a postura de seus jogadores, novamente terá que conviver com desfalques. Na zaga, Emerson e Pereira seguem de fora, abrindo caminho para a manutenção de Demerson e Escudero. No meio, Rafinha ficará de fora por mais 15 dias e também desfalca o time. A tendência é que o meia continue sendo substituído por Robinho, mas Éverton Costa corre por fora e por aparecer no setor. A boa notícia fica por conta da volta de Lincoln. Após cumprir suspensão na última rodada, o veterano meia volta a fazer parte do onze titular e dividirá com Éverton Ribeiro a tarefa de criar as jogadas para alimentar Deivid, na referência. Nas demais posições, a equipe seguirá a mesma que vem atuando desde que Marquinhos Santos assumiu.
Com Neymar, Santos tenta se aproximar do bloco superior da classificação
O Santos faz um Campeonato Brasileiro bastante instável. Na 11ª colocação, a equipe sentiu muito a perda da Libertadores para o rival Corinthians e não parece ter se recuperado, ficando muito aquém daquilo que a diretoria santista havia projetado. Além disso, as seguidas e insistentes convocações de Neymar para os descartáveis amistosos da seleção Brasileira, como o último, diante da China, têm atrapalhado e muito o desempenho santista no Brasileirão. De qualquer forma, a intenção de Muricy Ramalho e de toda a sua comissão técnica ainda é tentar brigar por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Entretanto, com 12 pontos de desvantagem para o Vasco, o Santos tem uma árdua missão pela frente.
Para a montagem da equipe que encara o Coritiba, no Couto Pereira, Muricy Ramalho terá três importantes desfalques. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Durval e o meia Felipe Anderson estão impossibilitados de atuar. Apesar de fazer mistério e não confirmar os substitutos, a tendência é que David Braz forme a defesa com Bruno Rodrigo e Gerson Magrão ganhe uma vaga no setor de meio-campo. O jovem Bernardo corre por fora nesta briga. Na lateral-esquerda, o veterano Léo será poupado e abre lugar para a entrada de Juan. Envolvido em negociações com o São Paulo, o meia Paulo Henrique Ganso permanece de fora.
Panoramas da partida
O Coritiba tem em mãos uma boa oportunidade de avançar na tabela e se distanciar da perigosa zona do rebaixamento. Apesar de encarar uma equipe forte, com vocação ofensiva, o Alviverde tem totais condições de encarar o Santos de igual para igual e sair do Couto Pereira contabilizando mais três pontos. Para isso, é preciso demonstrar a mesma aplicação tática das últimas duas partidas e sufocar o time paulista já em seu próprio campo de defesa. Além disso, garra, determinação e vontade serão imprescindíveis para que o Coritiba vença mais uma partida e alivie ainda mais a sua condição no campeonato.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deverá apostar na troca de passes no meio-campo para confundir a defensiva santista. A velocidade está longe de ser uma das virtudes dos zagueiros adversários e o Coritiba precisa se aproveitar desta característica para impor o seu ritmo de jogo. Nesse sentido, Lincoln e Éverton Ribeiro devem ser dois dos principais jogadores Alviverdes na partida, tendo a incumbência de alimentar Deivid, na referência. O apoio de Ayrton e Eltinho, pelas laterais, também será de fundamental importância, assim como a atuação de Gil, que vem se destacando bastante nas últimas partidas do Coritiba.
Na parte defensiva, a principal preocupação Coxa-Branca é, sem dúvida alguma, o atacante Neymar. Com uma técnica muito superior ao nível do futebol brasileiro, o jovem artilheiro será preocupação constante para a zaga Coritibana e sempre deverá ter marcação dupla para que se evite ao máximo a sua aproximação ao gol de Vanderlei. Além dele, o Verdão também deve ter especial atenção na marcação de André, que parece ter reencontrado o seu bom futebol no Alvinegro praiano. Por fim, o Coritiba deve estar atento às jogadas de bola parada, nas descidas dos laterais (principalmente Juan), e nas aparições de Arouca no campo de ataque.
Apoio nas arquibancadas
Depois de dois expressivos resultados, sendo que um deles serviu para quebrar o jejum de vitórias longe de casa, certamente o Couto Pereira deve receber um bom público para a partida diante do Santos. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória para empurrar o Coritiba para cima do time de Neymar. Vamos empurrar os atletas para mais uma importantíssima vitória, o que deixaria o Coritiba em uma condição mais tranquila na tabela.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 25ª rodada
Coritiba x Santos
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 16/09/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho (Éverton Costa), Éverton Ribeiro e Lincoln; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Santos:
Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, David Braz e Juan; Adriano, Arouca, Gerson Magrão (Bernardo) e Patricio Rodriguez; Neymar e André.
Técnico: Muricy Ramalho
Árbitro: Ronan Marques da Rosa/SC
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)