
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam neste domingo, 3, às 16h, no Couto Pereira, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Após encaixar duas boas vitórias, uma pelo Brasileirão e outra pela Copa do Brasil, o Verdão agora tenta mostrar que a má fase definitivamente ficou para trás diante de um forte adversário. Invicto desde a quinta rodada, o Corinthians vive grande fase e parece ser um dos únicos times capazes de fazer frente ao Cruzeiro. Para isso, tenta a vitória no Alto da Glória
Coxa quer usar a torcida para consolidar a recuperação
Na última quinta-feira, quando completava o 29º aniversário de sua maior conquista, o Coritiba recebeu o Paysandu, no Couto Pereira, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Mesmo poupando uma quantidade razoável de jogadores titulares, o Alviverde dominou a partida inteira e, aproveitando-se da fragilidade do adversário, abriu boa vantagem na luta por uma vaga nas oitavas-de-final. Zé Eduardo, no primeiro tempo, e Keirrison, no segundo, foram os responsáveis pelos importantes gols, que parecem demonstrar a recuperação dos centroavantes Alviverdes. Cabe ao Verdão consolidar a vaga daqui 10 dias, no Pará.
Mas agora o foco é total no Brasileiro e na verdadeira batalha que o Coritiba terá pela frente. O jogo contra o Corinthians poderá ser um divisor de águas para a equipe no campeonato, visto que uma vitória diante do vice-líder dará muita moral à equipe, além de provavelmente significar a fuga da zona do rebaixamento. Por isso, os atletas Alviverdes devem considerar esta partida como uma verdadeira decisão de campeonato e esbanjar luta, determinação e vontade.
Em relação à equipe, a tendência seria que Celso Roth voltasse a utilizar a formação que derrotou o Grêmio, na Arena, no último final de semana. Luccas Claro, Welinton, Germano e Alex, que foram poupados na partida diante do Paysandu, voltam a ficar à disposição do técnico Coxa-Branca. Entretanto, Robinho apresentou problemas musculares e desfalca a equipe. Em seu lugar, Roth pode manter Hélder, que fez uma boa partida diante do Paysandu ou, até mesmo, iniciar a partida com dois atacantes. Neste caso, Élber e Keirrison disputam a posição. No restante, a equipe deve ser a mesma que bateu o Tricolor gaúcho.
Único invicto fora de casa, Corinthians tenta manter a boa fase
Vice-líder da competição, o Corinthians vem atravessando uma ótima fase no Campeonato Brasileiro. Invicto desde a quinta rodada, quando perdeu para o Figueirense justamente na abertura oficial de sua Arena, o Alvinegro paulista ostenta também a condição de ser o único time que ainda não perdeu atuando fora de casa na competição e, após iniciar a rodada cinco pontos atrás do líder Cruzeiro, o Corinthians não quer deixar o time mineiro escapar. Para isso, vislumbra uma vitória no Couto Pereira.
Em relação à equipe que enfrenta o Coritiba, o técnico Mano Menezes tem uma boa e uma má notícia. Após ficar de fora da vitória diante do Palmeiras, no último final de semana, Jadson está de volta ao meio-campo. Com isso, Renato Augusto volta a ficar como opção no banco de reservas. Na frente, o desfalque é o peruano Paolo Guerrero, que se envolveu em uma confusão no clássico e recebeu o terceiro cartão amarelo. Seu substituto deverá ser Romarinho. No restante, a equipe deverá ser a mesma que vem atuando junta há algumas rodadas.
Panoramas da partida
A partida deste domingo será importantíssima para o Coritiba. Os 90 minutos diante do Corinthians servirão para consolidar a recuperação Alviverde no Brasileiro e uma vitória será fundamental nesta retomada. Portanto, os jogadores devem estar muito focados, prestando atenção na defesa durante todo o tempo, visto que um erro poderá ser fatal em uma partida como essa. Do lado de fora, a torcida servirá como combustível para que não falte garra, determinação e luta aos Guerreiros Alviverdes no gramado.
Ofensivamente, por ser um time que propõe o jogo e deixar o adversário jogar, a tendência é que Alex tenha um pouco mais de espaço para criar e comandar as jogadas ofensivas do Verdão. De qualquer forma, assim como na partida diante do Grêmio, Dudu precisa ser participativo e dividir as tarefas de construção de jogadas com o menino de ouro. Na frente, Zé Eduardo precisa aproveitar a boa fase e, quem sabe, fazer mais gols. Por fim, o apoio dos laterais e as jogadas de bola parada serão fundamentais.
Na parte defensiva, em primeiro lugar é preciso prestar atenção durante os 90 minutos do jogo e evitar tomar os gols bobos, que vinham acontecendo ultimamente. Na questão individual, a defensiva Coxa-Branca precisa ficar muito ligada na trinca de armadores do Timão, formada por Elias, Petros e Jadson. São eles que levam o Corinthians à frente e criam as jogadas para a conclusão de Romarinho e o paraguaio Ángel Romero, que vive ótima fase. Por fim, o Coritiba precisa tomar cuidado com as descidas dos laterais, especialmente Fágner e a conclusão dos zagueiros nas jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira estará completamente abarrotado de Guerreiros Alviverdes no jogo deste domingo. A torcida, empolgada pela aparente recuperação da equipe, lotará as arquibancadas e empurrará os jogadores durante os 90 minutos. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa, vá ao Alto da Glória e incentive o seu clube. Seu apoio será fundamental para a conquista destes três importantes pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 13ª rodada
Coritiba x Corinthians
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 03/08/2014, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Hélder (Keirrison), Alex e Dudu; Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Corinthians:
Cássio; Fágner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Romarinho e Ángel Romero.
Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: Marcelo Bertanha Barison/RS
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)