
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
O Coritiba estreia no Brasileirão 2022 neste domingo, 10, contra o Goiás, no Couto da Glória. A bola rola a partir das 11:00h.
Por conta dos rebaixamentos de 2017 e 2020, e principalmente por conta da pandemia da Covid–19, que fez com o que o Brasileirão 2021 fosse disputado sem a presença de torcida, a partida contra o Goiás marcará a oportunidade do torcedor Coxa-Branca estar presente novamente uma partida do Coritiba pela primeira divisão no Couto Pereira. A última vez que isso aconteceu foi em 26/11/2017, quando o time foi derrotado pelo São Paulo por 2x1.
Diferente de anos anteriores, a torcida Coxa entra motivada no Brasileirão, não só pela conquista do campeonato paranaense, mas principalmente pelo futebol consistente que a equipe de Gustavo Morínigo vem apresentando. A expectativa é uma campanha que garanta não só a permanência do clube na elite do futebol nacional, como também a conquista de uma vaga em um torneio sul-americano.
Sem nenhum jogador dos que vem atuando frequentemente com problemas físicos, a tendência é que o técnico Gustavo Morínigo repita o time que iniciou a partida contra o Maringá no último domingo, na partida que deu o título estadual ao Coritiba.
O volante Andrey, que era a única dúvida por conta de uma reação a vacina, treinou normalmente e não será problema para o treinador alviverde.
Os novos contratados, Matias Galarza e Fabrício Daniel, estão relacionados e ficam como opção no banco de reservas. O lateral-esquerdo Diego Porfirio, eleito melhor lateral esquerdo do campeonato gaúcho, não teve seu nome publicado no BID e fica de fora da estreia.
As únicas ausências continuam sendo o lateral-direito Natanael, ainda sem prazo para voltar, e o meia uruguaio Pablo Garcia, também entregue ao Departamento Médico.
A situação anda complicada pelo lado goiano. O clube que ainda não contratou um técnico e vem sendo treinado de forma interina por Glauber Ramos. Depois de uma sequência invicta de 13 partidas, o time vem de três derrotas seguidas, e a torcida começou a cobrar o time goiano.
Se não bastasse o momento ruim, o time vem bastante desfalcado para entrar o Coritiba. O prejuízo maior está no setor de ataque. Os três principais atacantes da equipe, Pedro Raul, Nicolas e Vinicius, além do experiente meia Luan, estão entregues ao Departamento Médico e não viajaram com a delegação. Outro desfalque é o zagueiro Caetano, também com problemas físicos.
Com tantos problemas, a tendência é que Glauber Ramos promova a estreia de alguns jogadores, dentre eles o experiente zagueiro Sidnei, que estava no futebol português, e o atacante Renato Junior, contratado junto ao Água Santa, que disputou a primeira divisão do futebol paulista.
Coritiba x Goiás
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 10/04/2022
Horário: 11h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Raphael Claus/SP - FIFA
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis/SP - FIFA e Neuza Ines Back/SP - FIFA
Coritiba: Alex Muralha, Warley, Henrique, Luciano Castan e Egídio; Willian Farias, Andrey e Thonny Anderson; Igor Paixão, Léo Gamalho e Alef Manga.
Técnico: Gustavo Morínigo
Goiás: Tadeu, Maguinho, Sidnei, Reynaldo e Danilo Barcelos; Auremir, Caio Vinícius, Fellipe Bastos e Élvis; Apodi (Dadá Belmonte) e Renato Júnior.
Técnico: Glauber Ramos
Confira abaixo a live de Pré-Jogo do COXAnautas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)