
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Náutico se enfrentam neste domingo, 9, às 18h30, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de vencer o Fluminense e alcançar a liderança da competição pela primeira vez na era dos pontos corridos, o Verdão tenta retomar o seu posto para passar a Copa das Confederações no G4. Para isso, contará com casa cheia e muito apoio. Pela frente, terá o Náutico, que iniciou o campeonato de maneira claudicante, demitiu o técnico Silas, mas deu sinais de recuperação após vencer o Flamengo no meio de semana, deixando a ZR
Empolgação e confiança para vencer mais uma e seguir na ponta
Na última quinta-feira, 6, o Coritiba recebeu o Fluminense, no Couto Pereira e, se não foi brilhante, foi extremamente eficiente, corajoso e batalhador. Diante de uma equipe muito técnica e entrosada, o Coritiba fez um ótimo início de jogo e chegou ao gol com Robinho. Após isso, cedeu terreno ao Tricolor carioca, levou o gol de empate e foi encurralado em seu campo. Na segunda etapa, porém, mostrando uma coragem que há muito não se via no Alto da Glória, Marquinhos Santos tirou seus dois volantes, ficou exposto aos contra-ataques, mas agrediu o Fluminense e foi merecidamente premiado com uma verdadeira pintura de Alex, a 400ª de sua brilhante carreira, que merece um parágrafo à parte.
O gol do menino de ouro Alviverde foi carregado de significados. Apenas por ter sido no final da partida, já carregava o peso de ser decisivo. Além disso, foi o responsável por deixar o Verdão como líder isolado do Brasileirão pela primeira vez desde o início da era dos pontos corridos. Por fim, foi o 400º da carreira do craque, que compartilhou toda a sua felicidade com a torcida, em um cenário perfeito. Mais uma vez, assim como já havia sido na partida diante do Galo, o Coritiba demonstrou muita vontade e determinação e mereceu os três pontos. Resta transferir todas essas características também às partidas disputadas longe do Couto Pereira.
Sem ter muitos motivos para alterar a sua escalação, Marquinhos Santos deverá repetir o time que derrotou o Fluminense, muito embora jogadores como Júnior Urso e Robinho não tenham feito um grande jogo. Na esquerda, se não foi brilhante, Diogo Goiano não comprometeu em sua estreia e segue como titular. O mesmo acontece com Deivid, que precisa melhorar o seu rendimento na frente para segurar mais a bola no ataque e dar mais opções para a aproximação dos meias. No banco, embora também não tenha entrado muito bem contra o Flu, Bottinelli será mais uma boa opção.
Náutico tenta seguir com sua recuperação e deixar de vez a parte de baixo da tabela
Depois de passar por grandes dificuldades no início do campeonato, quando teve resultados ruins e demitiu o técnico Silas, o Náutico conseguiu a sua primeira vitória da competição na última rodada e deixou a zona do rebaixamento. Jogando com bem mais consistência defensiva, o Timbu basicamente apostou nos contra-ataques e aproveitou o desespero do Flamengo para conseguir o seu gol já ao final da partida e somar três pontos justamente na reestreia do técnico interino Levi Gomes.
Sem maiores problemas, a tendência é que o treinador Alvirrubro repita a mesma escalação da última quarta-feira. A grande dúvida é sobre o aproveitamento do meia Martinez, que saiu do jogo diante do Flamengo com dores no quadril e será reavaliado antes da partida. O volante Josa deve continuar improvisado na lateral-esquerda, revezando a posição com Auremir, que formará a dupla de volantes com Rodrigo Souto, ex-A. Paranaense. Na frente, a esperança de gols é Rogério.
Panoramas da partida
O Verdão terá uma partida completamente diferente das duas anteriores na noite deste domingo, no Couto Pereira. Ao contrário de Atlético-MG e Fluminense, o Náutico não deverá sair para o jogo e, a exemplo da partida diante do Flamengo, tende a armar um verdadeiro ferrolho defensivo para tentar neutralizar as jogadas Alviverdes. Em função disso, o Coritiba terá que demonstrar muita paciência e, principalmente, atenção para evitar os contra-ataques do Timbu. Além disso, raça, determinação e vontade não poderão faltar.
Ofensivamente, como a tendência é que Alex receba marcação individual da equipe do Náutico, Robinho e Rafinha precisarão chamar a responsabilidade pela criação de jogadas para conduzir o Coritiba à frente. Rafinha, inclusive, deverá utilizar a sua velocidade para cair pelos lados do campo e abrir mais espaços no meio para que Alex fuja da marcação e Robinho apareça como elemento surpresa. Na frente, Deivid precisa estar mais ligado, visto que o Coritiba também depende de sua grande técnica. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também serão importantes e podem resolver um jogo complicado.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com a dupla de ataque do Timbu, formada por Rogério e Jones Carioca, que se destacou pelo Bahia no Brasileirão do ano passado. Além deles, a defensiva Coxa-Branca precisará conter os avanços de Maranhão, que teve passagem recente pelo Coritiba e costuma apoiar muito o ataque. Por fim, o Verdão também deverá prestar atenção em Martinez, que possui boa técnica e excelente aproveitamento nas jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Contando com a possibilidade de retomar a liderança da competição, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em excelente número às arquibancadas do Alto da Glória e colorir o Couto Pereira de verde e branco. Será a última partida antes da parada para a Copa das Confederações e a equipe tentará fazer esta breve despedida da torcida com mais uma importante vitória. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória, o Verdão necessita, novamente, de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 5ª rodada
Coritiba x Náutico
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 09/06/2013, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho, Alex e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Náutico:
Gideão; Maranhão, João Filipe, William Alves e Josa; Auremir, Martinez (Dadá), Rodrigo Souto e Marcos Vinícius; Rogério e Jones Carioca.
Técnico: Levi Gomes
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro/RN
Assistente 1: Vicente Romano Neto/SP
Assistente 2: Marrubson Melo Freitas/DF
4º Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)