
Brasileirão
Coritiba e Internacional se enfrentam nesta quinta, 23, às 21:30hs, no estádio Couto Pereira, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Após perder para o América, o Coritiba busca uma vitória para não entrar na zona de rebaixamento. Do outro lado, terá o Internacional, em ótima fase, mas que precisa voltar a vencer para lutar pela liderança.
O time
A situação do Coritiba é crítica neste início de Brasileirão.
Sem conseguir manter uma regularidade em suas atuações, o time Alviverde está apenas uma posição da zona do rebaixamento.
Se o ataque tem funcionado, já marcou treze gols, a defesa não tem colaborado, sofrendo dezessete gols em nove jogos, uma média de quase dois gols sofridos por partida, o que deixa o Coritiba como o time mais vazado da competição ao lado do América/MG.
Os números negativos do Coritiba não param por aí, e o time já sofreu quatro viradas, Santos, Chapecoense, Corinthians e América/MG, além de sofrer o gol de empate do São Paulo após abrir o placar.
Esta deficiência defensiva pode ser colocada como o principal motivo para a fraca campanha da equipe até o momento.
A maioria dos gols que o Coritiba tem tomado se origina de falhas individuais, e todos os defensores, somando-se a eles o goleiro Wilson, já cometeram erros que resultaram em gols dos adversários.
Para o jogo contra o Inter o setor defensivo mais uma vez será testado, e deverá ter dificuldades com a ausência de Juninho, principal zagueiro do time, mas que assim como seus companheiros de setor, não passa por uma boa fase.
Com as ausências do zagueiro Juninho e do volante João Paulo que levaram o terceiro cartão amarelo contra o América, Pachequinho aproveitou no último treino antes da partida para radicalizar o sistema defensivo da equipe.
Wallison Maia voltou a equipe como zagueiro pelo lado direito, com Dodô sendo deslocado para a meia-cancha, deixando Edinho como único volante. Nery Bareiro ganhou a posição de Rafael Marques e atuará ao lado de Luccas Claro no miolo de zaga.
Estas prováveis mudanças apontam para um Coritiba com três zagueiros. Assim, Dodô e Carlinhos terão total liberdade para atacar pelos lados.
Além de João Paulo e Juninho, continuam de fora os laterais Ceará e Benitez, o volante Alan Santos e o meia Cezar Gonzalez.
A novidade é a presença do meia-atacante Iago, recém-contratado, entre os relacionados para o jogo.
O adversário
O Internacional começou bem a temporada sagrando-se campeão gaúcho.
O técnico Argel Fucks, bastante criticado na temporada passada, achou um estilo de jogar para o elenco que tem a disposição e transformou o Inter em um time difícil a ser batido.
Líder até a oitava rodada, o time gaúcho perdeu a liderança após a derrota para o Figueirense na última rodada.
O confronto contra o Coritiba é encarado de forma decisiva pelo grupo colorado para continuar na luta pelo primeiro lugar contra o Palmeiras.
O grande destaque atualmente do Internacional é a eficiência de seu setor ofensivo. Sem um jogador fixo como referência, o ataque colorado se notabiliza pela constante movimentação.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico Argel terá alguns desfalques como o zagueiro Paulão, o volante Rodrigo Dourado e o meia Valdivia, com problemas físicos.
O treinador optou ainda por poupar o lateral esquerdo Artur e o meia Alex. Em seus lugares, voltam ao time o lateral Gefferson e o meia Anderson.
O grande destaque do time colorado é o atacante Vitinho, que marcou 10 gols nesta temporada.
Outros jogadores que vem tendo destaque neste início de Brasileirão, são o goleiro Danilo Fernandes, o lateral-direito William, e o atacante Eduardo Sasha.
O Inter tem em seu elenco com alguns jogadores com passagem pelo Coritiba, como o zagueiro Leandro Almeida e o atacante argentino Ariel Nahuelpan, recém contratados.
O jogo
Esta partida será mais uma que irá testar a paciência do torcedor Alviverde com o seu time.
Tradicionalmente os jogos contra o Internacional são confrontos difíceis.
O time gaúcho costuma jogar fechado fora de seus domínios, explorando os contra-ataques. E não deverá mudar sua postura para esta partida.
Mesmo precisando da vitória para continuar na briga pela liderança, o Inter não deverá mudar o seu jeito de jogar. Com isso o Coritiba deverá ter muitas dificuldades para chegar a área adversária.
A meia-cancha deverá ser o ponto central desta partida. O time gaúcho possui um meio de muita qualidade, com jogadores que sabem marcar e sair bem para o jogo, principalmente Fernando Bob e Anderson. Gustavo Ferrareis atua mais solto e costuma chegar constantemente à área adversária.
A provável escalação de três zagueiros deverá fazer com que o Coritiba atue muito pelas alas, mas o time gaúcho costuma marcar bem pelos lados, fixando os laterais na linha de quatro zagueiros. Porém, o miolo de zaga é lento, e as infiltrações serão importantes.
Por isso, para que Kleber não fique isolado no ataque, será importante que Ruy e Juan tentem chegar com mais frequência na área adversária.
O time Alviverde não poderá dar espaços ao meia Anderson, principal articulador das jogadas de ataque do Internacional.
A partida será extremamente difícil, principalmente pela fase em que os clubes se encontram, mas a vitória torna-se fundamental para o Coritiba se recuperar no campeonato.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
16º Colocação com 8 pontos
9 jogos, 2v, 2e, 5d
13 gols pró, 17 gols contra
Artilheiro: Kleber, 4 gols
Internacional
2º colocação com 19 pontos
9 jogos, 6v, 1e, 2d
12 gols pró, 6 gols contra
Artilheiro: Vitinho, 4 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Décima Rodada
Coritiba x Internacional
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 23/06/2016, quinta-feira
Horário: 21:30hs
Coritiba:
Wilson, Wallison Maia, Luccas Claro,Nery Bareiro e Carlinhos; Edinho, Dodô, Juan, Ruy e Felipe Amorim; Kleber
Técnico: Pachequinho
Internacional:
Danilo Fernandes, William, Ernando, Alan Costa e Gefferson; Fabinho, Fernando Bob, Gustavo Ferrareis e Anderson; Vitinho e Eduardo Sasha
Técnico: Argel Fucks
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão/GO (ASP-FIFA)
Assistente 1: Christian Passos Sorence/GO
Assistente 2: Daniel Henrique da Silva Andrade/DF
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)