
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam neste sábado, 12, às 18h30, no estádio do Barradão, pela 9ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro 2013. E nesta data tão especial para a torcida Alviverde, certamente os jogadores estarão comprometidos em dar um presente à enorme Nação Coxa-Branca. Uma vitória no Nordeste seria importantíssima para o futuro do Coritiba na competição e é neste intuito que os jogadores devem pisar no gramado do estádio adversário. Pela frente, um perigoso Vitória, que reagiu sob o comando de Ney Franco, mas acumula duas derrotas seguidas e quer a recuperação para não ter problemas com a zona do rebaixamento
Força, Coritiba!
Na última quarta-feira, 9, o Coritiba recebeu o Santos, no Couto Pereira e, em uma partida difícil e extremamente nervosa, conseguiu superar o Alvinegro paulista pelo placar mínimo. Na realidade, o que menos interessa, a partir de agora, é a maneira que a equipe vai atuar. Estamos em um momento em que a vitória é a única coisa que realmente importa. Sendo assim, é preciso valorizar o gol de Júlio César que, além de decidir a partida a favor do Verdão, teve boa atuação, correu muito e foi premiado por sua perseverança. Além dele, cabe destacar, também, a ótima atuação da zaga. Luccas Claro e Leandro Almeida foram dois gigantes e mostraram que devem formar a dupla titular da defensiva Coxa-Branca daqui para frente.
Coletivamente, embora timidamente, o Coritiba apresentou certa evolução. Mais forte na marcação, o time Alviverde ainda não tem criado várias chances de gol, mas pelo menos tem passado menos sustos, tanto que Vanderlei não fez nenhuma grande defesa na partida diante do Santos. Vale ressaltar, também, a mudança de postura. Nenhum jogador Alviverde demonstrou falta de vontade ou comprometimento e, embora tivessem sido atrapalhados por um nervosismo natural, não se omitiram do jogo. A torcida Coxa-Branca espera que esta atitude seja demonstrada, também, longe de casa, ainda mais nesta data tão especial, em que o maior clube do Estado completa 104 anos de existência. Jogadores: mesmo longe de casa, joguem por nós! Esta vitória terá um peso fundamental em nossa batalha.
Em relação ao time, Péricles Chamusca ganha mais opções. Chico (que volta após cumprir suspensão), Germano e Bill (relacionados por opção do treinador) voltam a compor a delegação mas devem ficar apenas como opção no banco de reservas. No meio, a única mudança do treinador Coxa-Branca. Uelliton se machucou no último coletivo, já na Bahia, e como Júnior Urso entrou na partida diante do Santos e recuperou parte do ritmo de jogo, será o titular. Willian foi convocado às pressas e compõe o banco de reservas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Peixe e que busca a segunda vitória consecutiva.
Ainda sonhando com a Libertadores, Vitória quer voltar a ganhar
O Vitória talvez seja um dos times mais imprevisíveis deste Campeonato Brasileiro. Ainda sob o comando de Caio Júnior, o Leão fez um belo início de competição e chegou a estar no G4 por diversas rodadas. Depois, o time foi constantemente perdendo o rendimento, mandou o técnico paranaense embora e flertou com a ZR. Após a contratação de Ney Franco, o Vitória novamente se animou, ganhou jogos brilhantes (como o 5x3 diante do A. Paranaense) e voltou a sonhar. Porém, as duas últimas derrotas (3x2 para o São Paulo e 2x0 para o Bahia) voltaram a jogar um balde de água fria na torcida.
Sendo assim, a meta do Vitória é buscar um equilíbrio para ainda tentar uma vaga no torneio continental e, obviamente, tudo passa por um bom resultado diante do Coritiba. Para tentar alcançar este objetivo, o técnico Ney Franco terá a volta do lateral-direito Ayrton (ex-Coritiba), que esteve suspenso do Ba-Vi, mas volta a ocupar a sua posição no onze titular. Por outro lado, o treinador do time rubro-negro não poderá contar com o habilidoso meia argentino Damián Escudero, que sente uma lesão na coxa e está fora. Outros desfalques são o argentino Maxi Biancucchi, que se destacou no início do campeonato, e o volante Luís Alberto.
Panoramas da partida
Uma vitória no jogo deste sábado, em Salvador, será fundamental para que o elenco Alviverde resgate um pouco mais da confiança e atinja mais tranquilidade no Campeonato Brasileiro. É importante lembrar que, até aqui, o Verdão conquistou apenas um triunfo longe do Couto Pereira e, chegar à segunda vitória longe de casa nesta altura do campeonato cairia como uma luva nas pretensões Alviverdes na competição. Por este motivo, os jogadores devem demonstrar a mesma vontade e vibração que apresentaram no meio de semana, no Couto Pereira. É preciso marcar forte e sair em velocidade nos contra-ataques para incomodar do gol de Wilson.
Ofensivamente, o Coritiba novamente deve se apoiar na atuação de seus meias para criar jogadas e chegar ao campo de ataque. Nesse sentido, Alex e Robinho terão papel fundamental, pois devem ser espertos para ligar os contra-ataques e para aparecer na área adversária com chances de arremate a gol. Além deles, Geraldo precisa estar mais ligado e não desperdiçar bolas bobas. Muito provavelmente o angolano será peça fundamental nos esquemas de contra-ataque de Péricles Chamusca e necessita aproveitar a sua chance. As jogadas pelas laterais e as jogadas de bola parada também serão importantes armas.
Na parte defensiva, certamente a ausência de Escudero será benéfica ao Verdão, pois o meia argentino é quem dita o ritmo das jogadas do Vitória e conduz a sua equipe ao ataque. De qualquer forma, a defensiva Alviverde deve ficar muito ligada na dupla de ataque do adversário, formada por Marquinhos e Dinei. Enquanto o primeiro se destaca pela velocidade, o segundo prima pelo oportunismo. Ambos devem ser bem marcados. Além deles, Renato Cajá, no meio, é outro que merece atenção especial. Por fim, o Verdão deve cuidar das descidas dos laterais, Juan e Ayrton. Este último, como sabemos, também é muito perigoso nas bolas paradas e, por isso, a defensiva Alviverde deve evitar faltas próximas à área.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Barradão para empurrar os jogadores rumo à mais uma importantíssima vitória na competição. Os três pontos serão fundamentais para que o Coritiba continue vivo nesta batalha. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, os Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas em busca de mais um resultado que servirá de presente à enorme torcida Coxa-Branca espalhada pelo mundo.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2013 - 9ª rodada - returno
Vitória x Coritiba
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data: 12/10/2013, sábado
Horário: 18h30
Vitória:
Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Luiz Gustavo, Luis Cáceres e Renato Cajá; Marquinhos e Dinei.
Técnico: Ney Franco
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Júlio César.
Técnico: Péricles Chamusca
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho/CE
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE
Assistente 2: Carlos Jorge Titara da Rocha/AL
4º árbitro: Gleidson Santos Oliveira/BA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)