
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Náutico se enfrentam neste sábado, 28, às 18h30, na Arena Pernambuco, pela 5ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro 2013. Após fazer a torcida passar por mais um verdadeiro vexame na última terça-feira, quando o Alviverde foi derrotado, dentro do Couto Pereira, pelo Itagüi da Colômbia, o Coritiba, sem Felipe Ximenes e Marquinhos Santos, parte para uma nova fase e tenta se reerguer e encontrar novamente o caminho das vitórias. Pela frente, terá o Náutico, que está afundado na lanterna do Brasileirão e, virtualmente rebaixado, joga por sua dignidade, já projetando a temporada do ano que vem
Coritiba tenta juntar os cacos e voltar a sorrir
Na última terça-feira, o Coritiba recebeu o Itagüi da Colômbia, no Couto Pereira, para fazer a primeira partida das oitavas de final da Copa Sulamericana e, em outra atuação ridícula, foi derrotado pelo time estrangeiro pelo placar mínimo. A diferença nas arquibancadas foi que, desta vez, a paciência acabou definitivamente. Logo após o gol adversário, a torcida já dava mostras do que queria e que não iria mais tolerar o marasmo e a falta de atitude. Gritos pedindo a saída de Marquinhos Santos e Felipe Ximenes ecoaram por todo o estádio e, ao final do jogo, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade demitiu os dois profissionais, indicando novos ares no Alto da Glória.
Resta ao Coritiba, agora, juntar os cacos e iniciar uma nova fase. Nitidamente o time, dentro de campo, não apresentava mais evolução, enquanto que, fora dele, Felipe Ximenes era bastante contestado por grande parte dos torcedores por suas contratações que pouco acrescentaram na parte técnica. Sendo assim, uma medida para sacudir as estruturas era mais do que necessária. Ainda na busca por um novo treinador, o Verdão partiu para o Nordeste sob o comando do auxiliar Marcelo Serrano, que necessita resgatar a confiança dos atletas em pouco tempo, visto que uma vitória sobre o Náutico terá um efeito bastante positivo para o grupo.
O grande problema do treinador interino é a falta de tempo para os treinamentos. Sendo assim, a tendência é que a estrutura que vinha sendo adotada por Marquinhos Santos seja mantida, com leves alterações. No gol, Vanderlei está suspenso e Vaná naturalmente assume o seu lugar. Na frente, Jânio nem viajou a Recife. Recuperado de lesão, Bill deve aparecer no comando de ataque, com Júlio César correndo por fora. Apesar de não ter produzido absolutamente nada na última partida, Lincoln deve ser mantido entre os titulares. Da mesma forma, Chico, que vem falhando consecutivamente, reaparece como titular na defesa, ao lado de Rafael Bonfim. De qualquer forma, a confirmação deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Sem muito mais a fazer, Náutico tenta encerrar o Brasileiro de forma digna
Afundado na lanterna do Brasileirão desde o início do campeonato, o Náutico é o primeiro clube virtualmente rebaixado da competição. Com apenas 11 pontos conquistados e sem vencer há nada mais, nada menos, que 14 jogos, o Timbu, inclusive, já começa a pensar na temporada de 2014. A recente contratação do técnico Marcelo Martelotte é um exemplo disso. Ciente de que é praticamente impossível salvar a equipe pernambucana do rebaixamento, o treinador aceitou a proposta do Alvirrubro já com a intenção de formar a base da equipe para o próximo ano.
O primeiro resultado do novo comandante foi encorajador. Jogando bem, o Náutico arrancou um empate diante do Santos, na Vila Belmiro. O Alvinegro paulista conseguiu o gol de empate somente os 39 minutos do segundo tempo e, por pouco, não viu o Náutico quebrar o seu jejum. Para a partida diante do Coritiba, Martelotte faz diversas mudanças. Suspensos, o volante Derley e zagueiro Leandro Amaro estão fora. Eles serão substituídos por Dadá e William Alves, respectivamente. Na frente, o atacante Rogério sentiu uma lesão e foi vetado pelo DM. A tendência é que o treinador lance o garoto João Paulo, de apenas 17 anos. Entretanto, o uruguaio Juan Olivera também corre por fora. Por fim, a última alteração é na lateral-esquerda. Por opção técnica, Luiz Eduardo cede lugar a Bruno Collaço.
Panoramas da partida
Embora o Náutico atravesse um péssimo momento, o Coritiba precisa entrar muito ligado e respeitar a equipe adversária. Sem mais absolutamente nada a perder no campeonato, o Timbu tende a jogar bastante solto, sem muito compromisso com o resultado, o que reforça a responsabilidade Alviverde na partida. Uma vitória virá apenas com dedicação, aplicação e vontade, e o Coritiba terá que apresentar todas estas características em uma provavelmente vazia Arena Pernambuco para sair com os três importantíssimos pontos.
Ofensivamente, o Coritiba precisará apresentar muito mais do que foi visto na última terça-feira. Talvez atingidos pela falta de confiança, muitos jogadores se esconderam do jogo e não produziram absolutamente nada. Logicamente, um bom desempenho ofensivo passa por uma atuação contundente de Alex, mas o craque necessita de apoio no meio, principalmente de Robinho, Lincoln e Vítor Júnior, que pouco produziram diante do Itagüi. Além disso, o apoio pelas laterais também será importante, assim como as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar bastante atenção na dupla de ataque do Timbu, especialmente em Maykon Leite. Este jogador possui grande velocidade e, em forma, é muito perigoso. No meio, Martinez é quem comanda as ações e leva o Alvirrubro à frente. Ele tem a companhia de Tiago Real, formado na base do Coritiba e que também deve receber atenção especial. Na direita, outro atleta que já passou pelo Verdão. Maranhão costuma apoiar muito o ataque e é outro que deve ter a sua atuação contida.
Certamente, a torcida Alviverde estará representada nas arquibancadas da Arena Pernambuco para tentar empurrar o Verdão rumo a um bom resultado, o que faria o clube iniciar com o pé direito esta nova era. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória. Raça e determinação, Coritiba!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 5ª rodada - returno
Náutico x Coritiba
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 28/09/2013, sábado
Horário: 18h30
Náutico:
Gideão; Maranhão, João Filipe, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Dadá, Martinez e Tiago Real; João Paulo (Juan Olivera) e Maykon Leite.
Técnico: Marcelo Martelotte
Coritiba:
Vaná; Victor Ferraz, Rafael Bonfim, Chico e Sergio Escudero; Gil, Robinho, Lincoln, Alex e Vítor Júnior; Bill.
Técnico: Marcelo Serrano
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva/SE
Assistente 1: Ailton Farias da Silva/SE
Assistente 2: Esdras Mariano de Lima Albuquerque/AL
4º Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior/PE
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)