
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, 19, no Couto Pereira, pela partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil 2015. Depois de duas vitórias consecutivas, que voltaram a trazer esperança para a torcida Alviverde no Campeonato Brasileiro, o Verdão tenta transferir a boa fase para a Copa do Brasil e busca uma vitória para sair na frente no confronto que vale vaga nas quartas-de-final da competição. Pela frente, terá um empolgado Grêmio, que vem de três vitórias consecutivas, luta diretamente pela vice-liderança do Brasileirão e também luta para buscar um resultado que lhe dê condições de ficar em uma boa situação para definir o confronto em Porto Alegre.
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até o Maracanã para desafiar o Vasco em um verdadeiro "confronto dos desesperados" e, apesar de não ter feito uma boa partida, saiu com uma vitória fundamental do Rio de Janeiro. O gol que quebrou o jejum de triunfos em partidas longe do Couto Pereira foi marcado por Evandro, já aos 47 do segundo tempo, em mais uma amostra real de que o jovem atacante Coxa-Branca realmente tem muita estrela. O resultado não foi suficiente para tirar o Coritiba da Zona do Rebaixamento, mas aproximou o Verdão do grupo dos times que atualmente estão se mantendo na Série A do campeonato nacional e, principalmente, trouxe a confiança de volta aos jogadores.
Mas agora é hora de dar um tempo na recuperação no Brasileiro e focar na Copa do Brasil. Até porque um bom resultado diante do Grêmio seria um estímulo a mais para a equipe. O técnico Ney Franco terá alguns desfalques para o jogo. Por já terem atuado por outras equipes na competição, Wilson, Lúcio Flávio, Esquerdinha, Henrique Almeida, Paulinho e Marcos Aurélio estão impossibilitados de atuar. Assim, a tendência é que Vaná, Ruy e Evandro retornem à equipe titular, muito embora ainda exista a possibilidade de Negueba aparecer na escalação. Por fim, outra possível mudança pode ser a entrada de Cáceres no meio-campo. Com isso, Misael retornaria ao banco de reservas. No restante, a equipe deverá ser a mesma que bateu o Vasco na última rodada do Brasileirão.
O adversário
Após a vitória por sonoros 5x0 diante de seu maior rival Internacional, o Grêmio se tornou a grande sensação do futebol brasileiro nos últimos dias. A equipe gaúcha vem de uma boa sequência de três vitórias, se fixou no G4 do Brasileirão e vem mostrando um futebol vistoso sob o comando de Roger Machado. Aliás, o técnico do Tricolor gaúcho já sabe que terá dois desfalques para a partida diante do Verdão. Por ter sido expulso na partida diante do Criciúma, o volante Walace cumpre suspensão automática e não poderá atuar. Edinho será o seu substituto. Além dele, o garoto Luan, uma das grandes revelações do Grêmio na temporada, contraiu uma amigdalite e foi vetado pelo Departamento Médico. Em seu lugar, Bobô deverá iniciar a partida. Sem poupar ninguém, o time gaúcho vem com o que tem de melhor a Curitiba.
O jogo
A partida desta quarta-feira será um grande desafio para que o Coritiba realmente prove que evoluiu na temporada. Vivendo uma excelente fase, o Grêmio deverá exigir muito do time Alviverde e tende a explorar a velocidade de seus jogadores para incomodar a defensiva Coxa-Branca. Justamente por isso e também por fazer a primeira partida do confronto no Couto Pereira, os jogadores do Verdão devem entrar muito ligados na partida, evitando as jogadas de perigo e controlando as ações do time gremista. Raça, determinação e vontade não poderão faltar em um minuto sequer.
Na parte ofensiva, a possível entrada de Ruy no lugar de Lúcio Flávio fará com que o Verdão mude um pouco a sua característica. A cadência proporcionada pelo veterano meia será substituída pela velocidade. Na frente, caso Negueba realmente atue, ele precisará cair pelos lados do campo e, em dupla com Juan, também ajudar nesta tarefa de conferir mais dinamismo à equipe. Se o escolhido for Thiago Galhardo, o meia precisará estar ligado no jogo e atuar coletivamente. Por fim, o Coritiba precisa voltar a aproveitar os lances de bola parada e os cruzamentos na área, visto que faz tempo que não leva perigo a seus adversários neste tipo de jogada.
Defensivamente, a ausência de Luan certamente é uma boa notícia para o Coritiba, visto que Bobô muda um pouco as características do time por ser um centroavante de referência. De qualquer forma, os zagueiros do Verdão precisam ficar ligados neste jogador. Além dele, a dupla de meias do Grêmio também atravessa excelente fase. Giuliano e Douglas são dois dos principais responsáveis pela recuperação do time gaúcho na temporada e merecem atenção total. Por fim, o Verdão também precisa controlar as jogadas de bola parada de Galhardo e as subidas dos zagueiros em cruzamentos na área.
A torcida
Empolgada pelos recentes sucessos da equipe, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba nesta primeira partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Um bom resultado, além de encaminhar a classificação, traria ainda mais motivação para a equipe. Portanto, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais uma vez, o Verdão necessita de sua energia e vibração.
Vai pra cima deles, Verdão!
Copa do Brasil 2015 - Oitavas-de-Final - Partida de Ida
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 19/08/2015, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vaná; Ivan, Leandro Silva, Rafael Marques e Juan; João Paulo, Misael (Luis Cáceres), Ruy e Thiago Galhardo (Negueba); Evandro e Rafhael Lucas.
Técnico: Ney Franco
Grêmio:
Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Frickson Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Douglas e Giuliano; Pedro Rocha e Bobô.
Técnico: Roger Machado
Árbitro: Sandro Meira Ricci/SC (FIFA)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Rogério Pablos Zanardo/SP (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)