
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, 9, às 22h, no Couto Pereira, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de conseguir uma excelente vitória em Florianópolis, diante do Avaí, e finalmente sair da Zona do Rebaixamento, o Coritiba agora tenta consolidar a sua reação e precisa de uma vitória diante do adversário carioca para não correr qualquer risco de retornar à zona perigosa. Pela frente, terá um Fluminense que vem de quatro derrotas consecutivas e que deixou momentaneamente a briga por um lugar no G4. Além disso, tem um treinador extremamente pressionado e problemas internos que abalam o bom clima do grupo
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Florianópolis para desafiar o Avaí e, além de conseguir uma importantíssima vitória longe de casa, finalmente conseguiu deixar a Zona de Rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O resultado veio com uma bela atuação da equipe no segundo tempo, quando o Verdão dominou o adversário catarinense e se impôs na Ressacada. E o grande responsável pelos três pontos foi o atacante Henrique Almeida que, na base da luta e da determinação, conseguiu fazer os dois gols da vitória Alviverde, consolidando-se como um dos principais personagens desta boa fase do Coritiba no campeonato e devolvendo a confiança para a torcida Coxa-Branca.
Em relação à equipe que enfrenta o Fluminense, o técnico Ney Franco terá que conviver com desfalques, principalmente em sua defesa. Walisson e Leandro Silva receberam o terceiro cartão amarelo e não podem atuar. Como Rafael Marques ainda segue no Departamento Médico, a solução é optar pela volta de Ivan à lateral-direita e pela entrada de Luccas Claro no miolo de zaga. Juninho e Carlinhos completam a linha defensiva. No meio, João Paulo cumpriu suspensão e tem retorno garantido. A outra vaga no setor de contenção está sendo disputada entre Alan Santos e Luís Cáceres. No meio, Ruy e Lúcio Flávio seguem como responsáveis pela criação. Por fim, fica a dúvida sobre o companheiro de Henrique Almeida no ataque. Marcos Aurélio parece ser o favorito para voltar ao time, mas ainda existe a possibilidade de Ney Franco lançar Thiago Galhardo na equipe, mudando um pouco o esquema. A confirmação deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O adversário
Depois de um ótimo começo de campeonato, o Fluminense vem despencando na tabela do Brasileirão nas últimas rodadas. A equipe comandada por Enderson Moreira vem de quatro derrotas consecutivas e deixou a briga no G4 para ocupar um modesto nono lugar. Além disso, boatos de problemas internos no grupo ameaçam o ambiente da equipe. Em relação ao time que enfrenta o Coritiba, o técnico do Fluminense não poderá contar com o volante Pierre e com o atacante Wellington Paulista, ambos suspensos. Além deles, alegando uma virose, Ronaldinho ficou no Rio de Janeiro e também desfalca a equipe. Outro que não joga é o meia Cícero, que apresenta fadiga muscular. A grande esperança é o retorno de Fred que esteve um longo tempo afastado e, embora não tenha condições físicas ideais, deve ir para o sacrifício. No restante, o Fluminense deve apostar em seus garotos para tentar afastar a crise.
O jogo
Apesar de não atravessar uma boa fase, o Fluminense deve ser um adversário difícil para o Coritiba na noite desta quarta-feira, 9. A equipe carioca está muito pressionada pela necessidade de reação e deve tentar utilizar esta partida para mostrar que pode voltar a brigar nas posições superiores. Justamente por isso, o Coritiba não pode se dar ao luxo de menosprezar o jogo e precisa demonstrar a mesma seriedade, raça e vontade que apresentou em Florianópolis para vencer o adversário carioca e seguir com a ótima recuperação no campeonato. Do lado de fora, a torcida precisa estar junto com os jogadores e apoiar durante os 90 minutos desta batalha.
Ofensivamente, o Coritiba deve concentrar as suas jogadas no meia Ruy e Lúcio Flávio para tentar ameaçar a meta de Diego Cavalieri com jogadas de frente. No comando de ataque, é preciso aproveitar a ótima fase de Henrique Almeida, que vem fazendo gols importantíssimos para o Verdão no campeonato. Seu companheiro, seja ele Marcos Aurélio ou Thiago Galhardo, precisará ter a responsabilidade de conferir velocidade à peça ofensiva. Por fim, será preciso utilizar o apoio dos laterais, Ivan e Carlinhos, e aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, as atenções deverão estar voltadas para o artilheiro Fred, caso ele realmente seja escolhido entre os onze titulares do jogo. Além dele, o rápido Marcos Júnior deverá ser muito bem vigiado, visto que sua velocidade incomoda qualquer defesa. No meio, a dupla formada por Gustavo Scarpa e Gerson também deverá ser contida, principalmente este último que teve uma excelente fase no campeonato antes de ter anunciada a sua venda para a equipe da Roma. Por fim, o Coritiba deve controlar as jogadas aéreas dos zagueiros Gum e Antônio Carlos, que apresentam bom aproveitamento neste tipo de lance.
A torcida
Apesar do mau tempo que insiste em permanecer em Curitiba nesta semana, a torcida Coxa-Branca certamente deverá comparecer em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira na noite desta quarta-feira para empurrar o Coritiba para cima do Fluminense e conquistar uma nova vitória na competição. Portanto, torcedor Alviverde, vista a camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 24ª Rodada
Coritiba x Fluminense
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 09/09/2015, quarta-feira
Horário: 22h
Coritiba:
Wilson; Ivan, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Luís Cáceres), Lúcio Flávio e Ruy; Marcos Aurélio (Thiago Galhardo) e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
Fluminense:
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Victor Oliveira; Douglas, Jean, Gustavo Scarpa e Gerson; Marcos Júnior e Fred (Michael).
Técnico: Enderson Moreira
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: José Eduardo Calza/RS
Assistente 2: Vanderson Antônio Zanotti/ES
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)